A locadora die Pirarora do Centro Oeste não tem Internet. Lá eles gerenciam um acervo de 500 itens e 5000 usuários 9só tem uma locadora em toda a região de Zubambeira do Sul).
Ela não precisa de Camadas Físicas nem de servidores, ele precisa de um CRUD.
Realmente este cara não precisa mais que 5-7 classes de domínio, meia dúzia de DAO e um JavaDB.
Se a aplicação for bem construída ele consegue escalar pegando todo o domínio e colocando num servidor, tornando chamadas locais remotas, hoje em dia isso é bem fácil.
Mas tem um ponto nisso aí. A arquitetura original do CRUD não é Cliente/Servidor, a base de dados e a parte lógica é local. Se houvesse um servidor de bases de dados, não faria sentido ter C/S clássico com ele.
–
Acho que o ponto é definir o que seria C/S. Vamos convencionar que estamos falando de aplicações onde existe lógica no cliente que acessa uma base de dados (apenas dados, se tem lógica no SGBD virou servidor de aplicações).
O cenário acima é injustificável? Acho que sim, não consigo pensar em algum meio disso não ser defasado.
A propósito, estou trabalhando num sistema atualmente de venda de passagens de ferrovias. Bom, temos estações em tudo quanto é lugar do norte do país e todas elas têm internet, mesmo que discada.