Não sei se eu vou conseguir explicar o que estou tentando mas vamos lá:
De um tempo pra cá venho tentado utilizar Hibernate para persistir dados em aplicações desktop mas todas as vezes isso me gerou mais trabalho e menos benefícios.
O banco de dados é relacional e a interface tb (pra cada formulário uma tabela principal, que mostra um registro da tabela de cada vez). Então eu crio componentes com mesmo “nome” dos campos no banco de dados e não preciso escrever os “campo.setText(meuResultSet.getString(0))” pra todos os campos do formulário. Por exemplo: uma agenda com nome e telefone.
2 campos no banco = 2 JTextField na tela (guardados em um hashmap cada um com sua chave igual ao nome do respectivo campo no banco);
Aí é só iterar sobre as campos ou os textFields e ir preenchendo usando um loop;
Isso economiza muito tempo. 
Se eu usar hibernate e meter um modelo orientado a objetos na história, como eu faço pra mostrar os dados na tela sem precisar ficar escrevendo os setText’s de todos os fields? Da mesma forma que o hibernate usa mapeamento entre os dados na memória e o banco, alguem conhece um mapeamento entre os dados na memória e a interface?