Motivos pelos quais o .Net nunca superará o Java EE

Não acho que isso seja uma vantagem do .NET. Neste caso eu prefiro muito mais o Java, onde eu tenho várias opções
de linguagem funcional a escolher para usar, do que ter uma linguagem “oficial”. Não precisa de uma linguagem oficial…

No demais, concordo com você.

deixa eu ver, ofensas diretas as pessoas ao invéz de argumentos, tópico de java x .net, flamewar… falta quanto ainda pra isso aqui ser bloqueado?

hehehe quantos posts…

Exemplos Daniel_MV ? vide C# 4.

Gabriel,

A sintaxe do java “lembra” C# 1.0 , agora com C# 4… me desculpe… acho que o cego nao sou eu :slight_smile:

O motivo pelo qual o .Net nunca superará o Java é o preço.
Quanto à legibilidade, ambas são um confuso emaranhado de palavras soltas e símbolos pouco usuais. Deve-se reconhecer, porém, que essa confusão é causada em parte pela OO.
Quer ver uma linguagem realmente legível por um ser humano? Abra um programa em COBOL.

djemacao ,

Linguagens dinamicas são cama de gatos em diversos projetos… cada um na sua :slight_smile:

O que é mais legivel… um codigo sem ou com closures ? Depende… mas para 90% da mão de obra disponivel… eu nao arrisco botar coisas do genero tão cedo nos projetos… ainda mais quando temos muitas pessoas envolvidas…

Legivel == não guardar armadilhas que levem a 6 horas de debug

Mauricio,

Scala nao eh funcional ?

Ta certo!

Olha esse gabriel que sequer civilizado é? chega falando que ninguem sabe nada só ele sabe, e o resto é tudo burro.

Sequer sabe interpretar um texto, citei exemplos claros de “NOVATOS”, “ACADEMICOS” e a galera preguiçosa, que adora um drag and drop e programação a eventos e eles sao MUITOS, isso NAO vale é claro pra muitos aqui deste forum, gente experiente e que conhece OO, e nao me venha dizer que é falacia de evangelista pq nao é!
Quer um exemplo claro? Acabei de fazer uma pós de desenvolvimento web e usaram .NET/C#, quando chegou o mes da disciplina .NET e tal para fazer webapps, fiquei todo alegre, pensei massa vou acrescentar uma linguagem ao meu curriculo, isso é bom, mas o professor(Mestre por sinal) ensinou do jeito que eu expliquei em cima, sem por nem tirar, e ainda teve 2 modulos, no fim das contas eu estaria mentindo se dissesse que digitei mais que 20 linhas de codigo, o que aprendi foi um monte de wizard e o drag and drop.
AGORA me diga sabixao quantos ali na sala, que nao são programadores experientes, que nao conhecem OO, vao programar .NET OO, tudo separadinho, MVC e tals?? De 50 eu nao chuto 10. Falacia isso?

Agora santo pai, eu nao to falando de .NET x Java como melhor linguagem/plataforma, to apenas dizendo a facilidade de se programar coisas impossiveis de se dar manutenção com o VisualStudio, e que é sim um dos grandes atrativos do .NET, a produtividade como tanto falam.

[quote=chun]Mauricio,

Scala nao eh funcional ?[/quote]

Nops, Scala tem características de linguagens funcionais, mas não é funcional, ela tanto tem estado como dados mutáveis, linguagens puramente funcionais não tem “estado” nem podem ter variáveis alteradas.

O preço sempre pesou muita na decisão de qual tecnologia adotar, mas se fosse fazer essa comparação soh pelo preço eu acho equivocada, muitas iniciativas java não teriam sido adotadas se fosse pelo preço, exemplo disso é so lembrar que não é nada barato desenvolver em Java utilizando tecnologia proprietárias como da bea, oracle e ibm, sem contar o custo dos profissionais que tambem são bem altos.

[quote=pinto]Quanto à legibilidade, ambas são um confuso emaranhado de palavras soltas e símbolos pouco usuais. Deve-se reconhecer, porém, que essa confusão é causada em parte pela OO.
Quer ver uma linguagem realmente legível por um ser humano? Abra um programa em COBOL.[/quote]

Eu concordo, vc tem razão, se pararmos pra pensar nós falamos sequencialmente, tirando o marcio duran.

Eu acho que java continuará perdendo mercado nas iniciativas de pequeno e medio porte que poderiam facilmente ter sido desenvolvidas em outras linguagens. Pelo jeito em aplicações de grande porte o legado java continuará firme e forte por anos e pelo que vi nas entrevistas q participei ultimamente vai crescer bastante.

.NET é uma plataforma muito bacana, aprendi um pouco de c# gostei bastante, mas nas empresas onde trabalhei não ouvi nenhum comentário sobre interesse em uma possivel adoção do .NET, estou sendo sincero.

Ta certo!

Olha esse gabriel que sequer civilizado é? chega falando que ninguem sabe nada só ele sabe, e o resto é tudo burro.

Sequer sabe interpretar um texto, citei exemplos claros de “NOVATOS”, “ACADEMICOS” e a galera preguiçosa, que adora um drag and drop e programação a eventos e eles sao MUITOS, isso NAO vale é claro pra muitos aqui deste forum, gente experiente e que conhece OO, e nao me venha dizer que é falacia de evangelista pq nao é!
Quer um exemplo claro? Acabei de fazer uma pós de desenvolvimento web e usaram .NET/C#, quando chegou o mes da disciplina .NET e tal para fazer webapps, fiquei todo alegre, pensei massa vou acrescentar uma linguagem ao meu curriculo, isso é bom, mas o professor(Mestre por sinal) ensinou do jeito que eu expliquei em cima, sem por nem tirar, e ainda teve 2 modulos, no fim das contas eu estaria mentindo se dissesse que digitei mais que 20 linhas de codigo, o que aprendi foi um monte de wizard e o drag and drop.
AGORA me diga sabixao quantos ali na sala, que nao são programadores experientes, que nao conhecem OO, vao programar .NET OO, tudo separadinho, MVC e tals?? De 50 eu nao chuto 10. Falacia isso?

Agora santo pai, eu nao to falando de .NET x Java como melhor linguagem/plataforma, to apenas dizendo a facilidade de se programar coisas impossiveis de se dar manutenção com o VisualStudio, e que é sim um dos grandes atrativos do .NET, a produtividade como tanto falam.[/quote]

Cara, antes de mais nada: eu não estou falando que eu sei de tudo e que todos são burros. Muito pelo contrário, sei muito pouco e tenho muito que aprender.
Só que a maioria dos comentários que li aqui aparentemente eram de pessoas que estavam falando sobre um assunto que tem pouco conhecimento ou nenhum.

Se você ler tutoriais da microsoft e certos cursos realmente você vai aprender a fazer coisas por wizards e outros meios.
Mas todas as pessoas que conheço que trabalham com .NET não trabalham dessa maneira, inclusive eu.
Nunca em um ambiente de trabalho eu utilizei wizards cara, e o tal do drag and drop também é bem pouco utilizado…

Geralmente bons programadores de .NET costumam usar bem o conceito de OO(acho que eu, pelo menos, utilizo) e se formos depender da microsoft realmente não temos muitos tutoriais e fontes de aprendizado realmente decentes. Uma referencia muito boa para o .net é o Codeproject(www.codeproject.com).

Acho que uma pessoa que poderia opinar bem sobre este assunto é um dos administradores aqui do GUJ, que é editor chefe da revista mundo .NET.

Ta certo!

Agora santo pai, eu nao to falando de .NET x Java como melhor linguagem/plataforma, to apenas dizendo a facilidade de se programar coisas impossiveis de se dar manutenção com o VisualStudio, e que é sim um dos grandes atrativos do .NET, a produtividade como tanto falam.[/quote]

Cara, antes de mais nada: eu não estou falando que eu sei de tudo e que todos são burros. Muito pelo contrário, sei muito pouco e tenho muito que aprender.
Só que a maioria dos comentários que li aqui aparentemente eram de pessoas que estavam falando sobre um assunto que tem pouco conhecimento ou nenhum.

Se você ler tutoriais da microsoft e certos cursos realmente você vai aprender a fazer coisas por wizards e outros meios.
Mas todas as pessoas que conheço que trabalham com .NET não trabalham dessa maneira, inclusive eu.
Nunca em um ambiente de trabalho eu utilizei wizards cara, e o tal do drag and drop também é bem pouco utilizado…

Geralmente bons programadores de .NET costumam usar bem o conceito de OO(acho que eu, pelo menos, utilizo) e se formos depender da microsoft realmente não temos muitos tutoriais e fontes de aprendizado realmente decentes. Uma referencia muito boa para o .net é o Codeproject(www.codeproject.com).

Acho que uma pessoa que poderia opinar bem sobre este assunto é um dos administradores aqui do GUJ, que é editor chefe da revista mundo .NET.[/quote]

A ta agora tamo nos intendendo, entao Gabriel, eu nao quis dizer que VisualStudio e .NET é tudo drag n drop, e muito menos que pessoas como voce e tantos outro assim o façam, eu quis dizer da facilidade de criar novos programadores com o velho conceito de eventos do Delphi, e como voce mesmo citou se formos depender da Microsoft e de algums professores de faculdades estamos enrolados, e o mundo vai se encher novamente de programadores de eventos fazendo POG.

Quem trabalha/trabalhar com coisas porduzidas pela M$ sempre será visto como “O carinha do drag and drop”, “O carinha que gosta das coisas ‘fáceis’ e imediatas”, “O sem noção”, “O wizard” ou um mais antigo e mais maldoso “Desconceituado”. Infelizmente é dificil de acabar com isso porque a própria M$ defende este tipo de coisa, ela (junto com algumas outras) sempre fêz coisas para gente leiga em assuntos profundos relacionados a computadores, ela tornou isso “possível” e fêz milhões. Antes dela pouca gente tinha condições de por a mãozinha em um computador.

Sobre o tópico minha opinião é que a idéia contida no mundo Java não é uma cópia de um produto concorrente e não foi feita para assuntos, vamos dizer assim, triviais. Foi feita para participar de um mundo gigantesco que subtamente dominou e que a M$ não participava ativamente e nem tinha interesse; outro ponto é que ela se tornou uma “coisa feita” para ficar na frente oferecendo soluções e ditando tendencias. Quem, no futuro disser que Java morreu ou acabou, dirá isto porque não terá percebido que na verdade ela se transformou e se adaptou a uma nova realidade.

É por estes motivos que eu acho que .Net nunca superará o Java EE.

P.S. Lembrei de mais um, C# sempre será lembrada como O JAVA DA M$; “Faz assim ó, é igual ao Java” ou “Vamos utilizar uma estrutura/solução/arquitetura igual a utilizada no Java, funciona eu já vi!”

flws

O que pode matar o java é a sua evolução a passo de lesma com freio de mão puxado, coisa que não ocorre no .NET.

A Microsoft quer enfiar novas tecnologias goela abaixo para sempre sair na frente. Enquanto isso, coisas novas no java demoram séculos para serem aprovadas e mesmo quando aprovadas, demoram milênios até entrarem no mercado. Boa parte da culpa vem da IBM, Oracle, Sun e BEA que impõem custos muito altos de migração para os seus produtos que tardam a serem atualizados. Outra coisa que me irrita é a Apache que adora criar projetos novos que já nascem legados porque eles ainda querem dar suporte para java 1.3 e 1.4.

Para quem acha que todo programador Java é melhor que programadores de outras tecnologias, matem o mito aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/30384.java

[quote=fredferrao][quote=Mauricio Linhares]O Java evolui mais rápido? Tipo, igual aos tipos genéricos que chegaram em Java dia desses? As closures que ainda não vieram? Ou o LINQ, que Java não está nem perto de ter?

Ah, F# também, não vamos esquecer, Java continua sem uma linguagem funcional “oficial”.

Não sei porque mas eu ainda consigo ficar abismado com a falta de informação e o comportamento de zealots pró-java que aparecem no mundo, até parece que esse pessoal ganha dinheiro pra “vender” java pro mundo.

Minha gente, vamos cair na real e aprender o máximo das tecnologias disponíveis, se hoje é Java, amanhã pode ser .Net, Ruby, PHP ou o escambau. Essa historinha de “minha tecnologia é melhor que a sua” é igual a “o meu pinto é maior que o seu”.[/quote]

Concordo mas nem tanto, do mesmo jeito que o cara foi zealot, voce tambem foi, citando apenas os pontos negativos que nao te agradam. Os positivos nem pensar :evil:

Agora sobre o .NET nao mexi muito com ele, apenas algumas fuçadas, mas ja se percebe que o grande chamariz é o VisualStudio(Delphi disfarçado) é claro, nao to dizendo que nao tem mais nada, mas acho que é o que faz muita gente correr pra ele, pelo menos a garotada mais jovem que adora um drag n drop. De funcionalidades mesmo nao sei se ha taaaanta coisa assim que nao haja no java.
Mas vamos aprender pra nao ficar desempregado 8)

Só acrescentando, e assim como o chun falou, tambem quero ver os codigos daqui uns anos, pq com esse negocio de drag n drop, vai ter muito nego fazendo igual no delphi, classes/units com 5mil linhas :lol: OO que é bom necureba.[/quote]

Molecada jovem? Eu tenho 31 anos e mudei pro .NET/C# simplesmente pelo fato que eh uma tecnologia atual e que vale a pena se dedicar. Segundo, eu to trabalhando com .NET quase 1 ano e NUNCA fiz um drag-and-drop.

O visual studio eh uma boa IDE, pra trabalhar em grupo com o microsoft team studio eh uma “mao na roda” ainda mais quando vc utiliza metodologia de projeto agil como SCRUM. O visual studio ainda tem a possibilidade de se instalar plugins, destaque pro Re-Shaper vc pode criar um arquivo de configuracao e todos os programadores do grupo tem que usar a mesma convencao de nomes de variaveis, etc etc (isso ajuda o codigo ficar mais limpo e de facil compreensao por todos).

Acho que vc nao sabe que ta falando quando afirma que o visual studio eh um delphi disfarcado, pra mim vc nao sabe o que eh delphi e muito menos .NET, quando vc afirma coisas sem nenhum argumento concreto da impressao que vc eh “a molecada jovem” (provavelmente eh) que vc mesmo critica. Totalmente sem sentido dizer que so porque .NET tem algumas features que nao existem no java a microsoft simplesmente “cuspiu” coisas no mercado que mais pra frente tudo vai explodir e o mundo vai acabar.

Eu ja trabalhei com Java e pessoalmente eu prefiro 1000 vezes trabalhar com Java (ja falei isso em outro topico) mas eh estupido nao aceitar que .NET eh uma otima plataforma de desenvolvimento, mais estupido ainda criticar sem conhecimento.

//Daniel

[quote=windsofhell][quote=fredferrao][quote=Mauricio Linhares]O Java evolui mais rápido? Tipo, igual aos tipos genéricos que chegaram em Java dia desses? As closures que ainda não vieram? Ou o LINQ, que Java não está nem perto de ter?

Ah, F# também, não vamos esquecer, Java continua sem uma linguagem funcional “oficial”.

Não sei porque mas eu ainda consigo ficar abismado com a falta de informação e o comportamento de zealots pró-java que aparecem no mundo, até parece que esse pessoal ganha dinheiro pra “vender” java pro mundo.

Minha gente, vamos cair na real e aprender o máximo das tecnologias disponíveis, se hoje é Java, amanhã pode ser .Net, Ruby, PHP ou o escambau. Essa historinha de “minha tecnologia é melhor que a sua” é igual a “o meu pinto é maior que o seu”.[/quote]

Concordo mas nem tanto, do mesmo jeito que o cara foi zealot, voce tambem foi, citando apenas os pontos negativos que nao te agradam. Os positivos nem pensar :evil:

Agora sobre o .NET nao mexi muito com ele, apenas algumas fuçadas, mas ja se percebe que o grande chamariz é o VisualStudio(Delphi disfarçado) é claro, nao to dizendo que nao tem mais nada, mas acho que é o que faz muita gente correr pra ele, pelo menos a garotada mais jovem que adora um drag n drop. De funcionalidades mesmo nao sei se ha taaaanta coisa assim que nao haja no java.
Mas vamos aprender pra nao ficar desempregado 8)

Só acrescentando, e assim como o chun falou, tambem quero ver os codigos daqui uns anos, pq com esse negocio de drag n drop, vai ter muito nego fazendo igual no delphi, classes/units com 5mil linhas :lol: OO que é bom necureba.[/quote]

Molecada jovem? Eu tenho 31 anos e mudei pro .NET/C# simplesmente pelo fato que eh uma tecnologia atual e que vale a pena se dedicar. Segundo, eu to trabalhando com .NET quase 1 ano e NUNCA fiz um drag-and-drop.

O visual studio eh uma boa IDE, pra trabalhar em grupo com o microsoft team studio eh uma “mao na roda” ainda mais quando vc utiliza metodologia de projeto agil como SCRUM. O visual studio ainda tem a possibilidade de se instalar plugins, destaque pro Re-Shaper vc pode criar um arquivo de configuracao e todos os programadores do grupo tem que usar a mesma convencao de nomes de variaveis, etc etc (isso ajuda o codigo ficar mais limpo e de facil compreensao por todos).

Acho que vc nao sabe que ta falando quando afirma que o visual studio eh um delphi disfarcado, pra mim vc nao sabe o que eh delphi e muito menos .NET, quando vc afirma coisas sem nenhum argumento concreto da impressao que vc eh “a molecada jovem” (provavelmente eh) que vc mesmo critica. Totalmente sem sentido dizer que so porque .NET tem algumas features que nao existem no java a microsoft simplesmente “cuspiu” coisas no mercado que mais pra frente tudo vai explodir e o mundo vai acabar.

Eu ja trabalhei com Java e pessoalmente eu prefiro 1000 vezes trabalhar com Java (ja falei isso em outro topico) mas eh estupido nao aceitar que .NET eh uma otima plataforma de desenvolvimento, mais estupido ainda criticar sem conhecimento.

//Daniel[/quote]

Santo Deus mas ta dificil entender em. Eu tenho 29, chamo de jovem quem ta entrando agora na area de programação.

Nunca disse que o visual é ruim. Disse que facilita o drag, e poderia dizer que até mesmo “prega” o drag, e assim como tinha milhares de gente no drag and event do delphi tambem vai ter no Visual, mas disse tambem(vou falar ja que tu nao leu tudo) ISSO NAO SE APLICA A TODOS, muito menos a voce, que por sinal veio do java, parece que tu nao leu as ultimas msg, deu quote na primeira que postei. Posso ate falar que com essa facilidade do .NET/Visual, vai facilitar sim, uma enchurrada de programadores delphi like. Mas tambem isso nao quer dizer que seja uma coisa ruim, estou apenas ponderando sobre algo BEM provavel de acontecer, e é claro que tambem vai ter N desenvolvedores bom que seguem os padroes.

Porque tem que pensar que to metendo o pau no .NET, estou apenas falando de uma coisa, que quer voce queira ou nao, vai encher o mundo de programadores drag mode and event mode, só isso nada mais, nao to dizendo que nao terão bons programadores.

Ahhh povo empolgado…

.Net jamais irá superar o Java… Java jamais vai ganhar do .Net… Mas os programadores… esse sim vão se matar…

Gente, eu não vou dizer pra vocês pararem com essa briga Java X .Net, ou Whatever X Fuckever… Cheguei à conclusão que nerd tem necessidade de brigar. Pela net, é claro. Nerde não briga cara a cara. Nessa hora, nerde corre. Deixa a briga pro pessoa do jiu-jitsu.

Nerd tem uma necessidade absurda de provar que alguém está errado. Mesmo quando o cara está certo. E se o assunto for polêmico, oooo delícia! Parece que o cara vai pegar mais mulher!

• Daí eu falei pra ele: Java é o melhor e ponto final!
  • Ahhh benzinho, você é tão másculo…

Nerd tem que ter um lado em tudo. Se um é preto, o outro tem que ser branco. Simples assim. Essa necessidade de disputar chega a ser comica às vezes, onde amigos brigam porque “um diagrama de classe não é um ER” e “Tem que fazer um ER pra depois fazer um diagrama”…

Gente, Java e .Net não vão superar uma a outra. Sinto muito pra quem espera isso, mas elas vão é colaborar. E galerinha “sou java até morrer”, abre o olho. Até a Sun já viu que ficar atrelado a uma tecnologia somente só traz prejuízos. Java é a tecnologia do momento. Ponto. E GRAÇAS A DEUS QUE VAI SE TORNAR OBSOLETA!!! SE NÕ FOSSE ASSIM, COMO IREMOS INOVAR? QUE LINGUAGEM NOVA VAMOS TER O PRAER DE APRENDER???

[quote=chun]O que eu abordei foi em questão a sintaxe mesmo… milhares de formas de fazer a mesma coisa… em java… temos frameworks que podem fazer milhares de coisas de milhares de formas…

Vejo o C# de outra forma… na PROPIA LINGUAGEM… podemos fazer o cara se embananar facil facil… acredito muito na premissa de que uma linguagem tem que ser legivel e sem armadilhas.
[/quote]

Aff, é foda, direto ouço as ofensas do pessoal do Java e .NET, aff Delphi tá morto, hii cara, você ainda meche com isso? foda né? Eu uso porque ainda tem demanda, e para web uso o PHP, só porque saiu ruby já vou largar? primeiro ganhe dinheiro com o que sabe e parem de ficar correndo pra lá e pra cá, porque o salário é bom, nunca terminam nada.