Vendo o topico do nosso amigo fiquei empolgado para tentar levantar algumas coisas pelas quais esta guerra já está vencida para o nosso lado. :twisted:
Multiplataforma (isso aqui é óbvio desde o principio, mesmo que criem gambis como o tal projeto mono o Java EE é multiplataforma desde a essencia e sem ter que recorrer a gambiarras).
Variedade de fornecedores (.Net que eu saiba tem apenas a Microsoft…)
Com a variedade de fornecedores e com o modelo opensource temos uma evolução muito mais rápida. Geralmente o JavaEE evolui muito mais rapido e depois só resta a microsoft correr atrás do prejuizo copiando tudo que temos de bom. :twisted:
Não criei o topico com o intuito de dizer que .Net não presta, ele tem pontos muito bons a seu afavor como a facilidade, a produtividade e outros pontos, porém ainda não sao suficientes para posicioná-lo a frente de IBM e Oracle em mercados como EAI e SOA. Mas isso nem de longe. Basta pegar qualquer empresa de grande porte e comparar quantos sistemas são em Java e quantos em .Net. Contra fatos não há argumentos.
Motivos existem um monte, mas quem ta se dando bem com .Net é quem esta mexendo com C#, alguns anúncios em sites, tão pagando até mais pra mexe com C#. Por ser mais fácil de programar e o Visual Studio ajuda muito… Apliccações comerciais com C# estão em alta.
Mas o que nao concordo é a fama do .net ser super simples e rápido de desenvolver por causa do visual studio.
Em projetos que participei programava usando visual studio mas nao usava quase nada de ferramentas visuais…acho q em projetos pequenos e válido mais multicamadas etc etc tem q fazer na mao igual… nem tudo da para ser arrastar e soltar…
sei lá alguem que trabalhou com .net concorda comigo?? :oops:
O Java evolui mais rápido? Tipo, igual aos tipos genéricos que chegaram em Java dia desses? As closures que ainda não vieram? Ou o LINQ, que Java não está nem perto de ter?
Ah, F# também, não vamos esquecer, Java continua sem uma linguagem funcional “oficial”.
Não sei porque mas eu ainda consigo ficar abismado com a falta de informação e o comportamento de zealots pró-java que aparecem no mundo, até parece que esse pessoal ganha dinheiro pra “vender” java pro mundo.
Minha gente, vamos cair na real e aprender o máximo das tecnologias disponíveis, se hoje é Java, amanhã pode ser .Net, Ruby, PHP ou o escambau. Essa historinha de “minha tecnologia é melhor que a sua” é igual a “o meu pinto é maior que o seu”.
Concordo com o Mauricio. É notória a tentativa do autor do tópico de afirmar o Java através de argumentos mentirosos, como a suposta evolução mais rápida do Java. Além disso, o que faz com que o Mono seja um projeto “gambiarrístico”? Ao meu ver ele é uma implementação multiplataforma totalmente válida do .NET.
Enfim, não há nada demais em gostar mais do Java do que de .NET, ou vice-versa, mas afirmar que um é melhor do que outro simplesmente não faz sentido, ainda mais sem apresentar um cenário específico, e usando argumentos tão tendenciosos.
O que assusta no .Net é essa velocidade em botar coisas “em producao” que ainda nem fundamentadas corretamente estão… ou estão “na moda” , o Azure eh um exemplo disso. As novidades são vomitadas e depois são “costuradas” , vide a resposta .Net para comunicaocao WEBSERVICES/SOAP que agora tem se mostrado infeliz…
Esse papo de que java nao tem isso nao tem aquilo não cola… vamos ver daqui uns 2 anos… quando for necessario dar manutencao em todo esse codigo C# com bilhares de features que classifico em sua maioria como “modistas”(vide C# 4). Quem viver verá…
[quote=Mauricio Linhares]O Java evolui mais rápido? Tipo, igual aos tipos genéricos que chegaram em Java dia desses? As closures que ainda não vieram? Ou o LINQ, que Java não está nem perto de ter?
Ah, F# também, não vamos esquecer, Java continua sem uma linguagem funcional “oficial”.
Não sei porque mas eu ainda consigo ficar abismado com a falta de informação e o comportamento de zealots pró-java que aparecem no mundo, até parece que esse pessoal ganha dinheiro pra “vender” java pro mundo.
Minha gente, vamos cair na real e aprender o máximo das tecnologias disponíveis, se hoje é Java, amanhã pode ser .Net, Ruby, PHP ou o escambau. Essa historinha de “minha tecnologia é melhor que a sua” é igual a “o meu pinto é maior que o seu”.[/quote]
Agreed.
É o que eu falo, um dia ou serei um “tiozão” do Java, ou serei alguém que migre facilmente para outra linguagem.
[quote=Mauricio Linhares]O Java evolui mais rápido? Tipo, igual aos tipos genéricos que chegaram em Java dia desses? As closures que ainda não vieram? Ou o LINQ, que Java não está nem perto de ter?
Minha gente, vamos cair na real e aprender o máximo das tecnologias disponíveis, se hoje é Java, amanhã pode ser .Net, Ruby, PHP ou o escambau. Essa historinha de “minha tecnologia é melhor que a sua” é igual a “o meu pinto é maior que o seu”.[/quote]
Concordo mas nem tanto, do mesmo jeito que o cara foi zealot, voce tambem foi, citando apenas os pontos negativos que nao te agradam. Os positivos nem pensar :evil:
Agora sobre o .NET nao mexi muito com ele, apenas algumas fuçadas, mas ja se percebe que o grande chamariz é o VisualStudio(Delphi disfarçado) é claro, nao to dizendo que nao tem mais nada, mas acho que é o que faz muita gente correr pra ele, pelo menos a garotada mais jovem que adora um drag n drop. De funcionalidades mesmo nao sei se ha taaaanta coisa assim que nao haja no java.
Mas vamos aprender pra nao ficar desempregado 8)
Só acrescentando, e assim como o chun falou, tambem quero ver os codigos daqui uns anos, pq com esse negocio de drag n drop, vai ter muito nego fazendo igual no delphi, classes/units com 5mil linhas :lol: OO que é bom necureba.
[quote=fredferrao]Agora sobre o .NET nao mexi muito com ele, apenas algumas fuçadas, mas ja se percebe que o grande chamariz é o VisualStudio(Delphi disfarçado) é claro, nao to dizendo que nao tem mais nada, mas acho que é o que faz muita gente correr pra ele, pelo menos a garotada mais jovem que adora um drag n drop. De funcionalidades mesmo nao sei se ha taaaanta coisa assim que nao haja no java.
Mas vamos aprender pra nao ficar desempregado 8) [/quote]
Bem, se você não “mexeu muito” (aparentemente não mexeu nada, mas deixemos isso pra lá), é melhor não tecer comentários sobre o que ele faz que ferramentas Java não fazem. Tanto o Visual Studio tem os seus méritos quanto as ferramentas Java tem os seus, mais uma vez, vamos evitar essa de “meu pinto é maior que o seu”, que já encheu o saco.
Oh, então em Java ninguém faz isso?
Tenha a santa paciência, até parece que porque o cara programa em Java ele é melhor do que os outros. Incompetência é uma característica que ignora nacionalidade, cor, time de futebol e linguagem de programação escolhida.
Os possíveis problemas de manutenção que alguns estão prevendo para daqui a alguns anos, está muito mais relacionado a modelagem e arquitetura errada do que facilidades como Drag N’ Drop.
Parece que desconhecem o MVC e outros padrões. Se a modelagem e a divisão de camadas for correta (desacoplada), é bem fácil dar manutenção na camada view (onde fica o tão falado Drag N’ Drop).
Problemas em camadas de negócio e persistência, são tão possíveis de acontecer em .NET quanto são em Java.
O que eu abordei foi em questão a sintaxe mesmo… milhares de formas de fazer a mesma coisa… em java… temos frameworks que podem fazer milhares de coisas de milhares de formas…
Vejo o C# de outra forma… na PROPIA LINGUAGEM… podemos fazer o cara se embananar facil facil… acredito muito na premissa de que uma linguagem tem que ser legivel e sem armadilhas.
[quote=Mauricio Linhares][quote=fredferrao]Agora sobre o .NET nao mexi muito com ele, apenas algumas fuçadas, mas ja se percebe que o grande chamariz é o VisualStudio(Delphi disfarçado) é claro, nao to dizendo que nao tem mais nada, mas acho que é o que faz muita gente correr pra ele, pelo menos a garotada mais jovem que adora um drag n drop. De funcionalidades mesmo nao sei se ha taaaanta coisa assim que nao haja no java.
Mas vamos aprender pra nao ficar desempregado 8) [/quote]
Bem, se você não “mexeu muito” (aparentemente não mexeu nada, mas deixemos isso pra lá), é melhor não tecer comentários sobre o que ele faz que ferramentas Java não fazem. Tanto o Visual Studio tem os seus méritos quanto as ferramentas Java tem os seus, mais uma vez, vamos evitar essa de “meu pinto é maior que o seu”, que já encheu o saco.
[/quote]
Eu nao estou puxando pra lado nenhum, mas o comentario é valido SIM, sobre ele fazer mais coisa ou nao que java. E sobre o pinto maior, foi voce que chegou metendo o pau no autor falando que era FLAxFLU, mas usou o mesmo artificio dele, foi isso que eu disse.
Claro que faz, mas eu diria que no java nao tem esse chamariz de programação orientada a evento.
Posso ate ver um professor ensinando .NET na faculdade:
“Ok, hoje vamo fazer um cadastro em .NET, vai la, File > New form, agora arrasta 10 edit e 10 label pra dentro e mais 4 botoes;
blz agora vamos fazer o codigo, da 2 clique no botão incluir e vamos la, mas antes arraste um SQLDataSet pro form, pra gente conectar no banco…”
Sacou, ele te incita a fazer isso. Nao to dizendo que todo programador va fazer isso, maass os novatos…
Igual no Delphi, programei muito tempo em delphi-evento, ficava o dia todo no forum clube delphi, sabe quando foi que vi alguem programando orientado a OO com classes e tal?? NUNCA!!
Quer ouvir algo engraçado que pode acontecer? Sabe quem vai programar bonitinho, organizado com OO e tudo mais no .NET? A galera que veio do JAVA :lol:
[quote]
Tenha a santa paciência, até parece que porque o cara programa em Java ele é melhor do que os outros. Incompetência é uma característica que ignora nacionalidade, cor, time de futebol e linguagem de programação escolhida.[/quote]
Como ja disse pode parecer mas nao to defendo ninguem nao, eu ate vou aprender .NET e Ruby, a unica coisa que nao gosto é a santa euforia que fazem em cima de uma nova linguagem/plataforma, coisa do tipo, Java acabou agora é .NET, ou java acabou agora é Ruby.
Produtividade bem maior em .net? Em aplicativos pequenos é muito verdade, a maioria das pessoas em seus estudos faz apps pequenos e faz disso uma comparação.
Em apps médios ou maiores a produtividade é a mesma.
[quote=chun]O que eu abordei foi em questão a sintaxe mesmo… milhares de formas de fazer a mesma coisa… em java… temos frameworks que podem fazer milhares de coisas de milhares de formas…
Vejo o C# de outra forma… na PROPIA LINGUAGEM… podemos fazer o cara se embananar facil facil… acredito muito na premissa de que uma linguagem tem que ser legivel e sem armadilhas.
[/quote]
Chun, se for assim, linguagens dinâmicas são verdadeiras “camas de gato”. Acredito que o pessoal tem que se conscientizar, não é Java que torna melhor o programador, não é C#, VB.Net, Ruby e por ai vai, e sim a forma como se desenvolve.
E eu apoio a evolução do .Net, acho Java extremamente burocrática na evolução e tremendamente lenta. No fim, demoram tanto que ficam imitando o que nas outras já está sendo usado. Porém, também concordo que isso não chega a ser um problema, devido aos “zilhões” de frameworks criados.
[quote=fredferrao][quote=Mauricio Linhares]O Java evolui mais rápido? Tipo, igual aos tipos genéricos que chegaram em Java dia desses? As closures que ainda não vieram? Ou o LINQ, que Java não está nem perto de ter?
Concordo mas nem tanto, do mesmo jeito que o cara foi zealot, voce tambem foi, citando apenas os pontos negativos que nao te agradam. Os positivos nem pensar :evil:
Agora sobre o .NET nao mexi muito com ele, apenas algumas fuçadas, mas ja se percebe que o grande chamariz é o VisualStudio(Delphi disfarçado) é claro, nao to dizendo que nao tem mais nada, mas acho que é o que faz muita gente correr pra ele, pelo menos a garotada mais jovem que adora um drag n drop. De funcionalidades mesmo nao sei se ha taaaanta coisa assim que nao haja no java.
Mas vamos aprender pra nao ficar desempregado 8)
Só acrescentando, e assim como o chun falou, tambem quero ver os codigos daqui uns anos, pq com esse negocio de drag n drop, vai ter muito nego fazendo igual no delphi, classes/units com 5mil linhas :lol: OO que é bom necureba.[/quote]
Amigão, eu já trabalhei com Java e hoje em dia trabalho com .NET já fazem dois anos.
Essa conversa de “ah mas no visual studio é tudo drag and drop programador burro blablabla” é conversa dos “evangelistas” java que falam do que não sabem.
Vê-se que você não sabe absolutamente nada do que está falando e fica ai defecando pelos dedos baseando-se em opiniões que algum amiguinho seu falou ou algo que algum ubber nerd escreveu na rede e você leu.
Saiba sobre o que você está falando antes de falar do que não sabe.
Cara, se você programa em Java e se confunde com a sintaxe do C#, diz que é ilegível e tal me desculpe, mas ou você é muito burro ou é só mais um que opina sobre algo que desconhece.
A sintaxe do C# é quase igual à do Java campeão.
Onde é ilegível e tem armadilhas?
Cara, eu nem vou fazer muitos comentários a respeito disso que você falou porque você realmente não tem nem idéia do que está falando.
Pelo nível dos seus comentários qualquer coisa que eu disser aqui não te ajudará a sair da bolha e ir se informar sobre o que diz, então deixa pra lá.