Movimento aleatorio de uma bola até acertar no destino

Boas pessoal…estou a fazer um programar que consiste em construir uma applet com determinada dimensao (um quadro ou rectangulo…consideremos 480*480por ex) e uma bola que tem de andar dentro do mesmo batendo aleatoriamente nas paredes…teremos tambem de retirar um pc do quadrado e quando a bola acertar nesse buraco a applet deve terminar…

o quadrado esta desenhado com o respectivo buraco, alguem pode ajudar a fazer o movimento aleatorio da bola e, quando ela acertar no buraco, o programa terminar?

Obgd desde ja

Isto foi o que consegui fazer

import java.awt.*;
import java.applet.*;
import java.math.*;

public class pong extends Applet {
  int x, y;
  int deltaX, deltaY;

public void init() {
    setSize(480, 480);
    x = this.getSize().width / 2;
    y = this.getSize().height / 2;
    deltaX = 5;
    deltaY = 5;
  }

public void paint(Graphics g) {
    g.drawRect(10, 10, 460, 460);
    g.clearRect(220,10,60,460);
    while (true) {
      x += deltaX;
      y += deltaY;
      g.clearRect(x - deltaX, y - deltaY, 25, 25);
      g.fillOval(x, y, 25, 25);
      try {
        Thread.sleep(10);
      }
      catch (Exception e) {
        System.err.println("[ERRO: a Thread terminou...]");
      }
      if ((x >= 445) || (x <= 15)){
        deltaX = -deltaX;
      }
      if ((y >= 445) || (y <= 15)){
        deltaY = -deltaY;
      }
    }
  }
}

Que resulta nisto

No entanto, o que eu pretendia era que ela fosse batendo aleatoriamente pelas paredes até ao momento em que passa-se pelo buraco e ai desaparecesse ou desse alguma mensagem…alguem me consegue ajudar?

coloca o codigo ai entre as tags code amigo

achei interresante esse projeto. mais tipo acho q nao pode ser completametealeatorio o movimento ele deve ir em uma direcao ate acertar uma parede. ai depois calcular o angula no qual acertou seu seno cosseno e talz e calcular uma nova direcao. E isto ai mesmo se for nao sera tao dificil

Cria uma classe Bola. que terá a velocidade, posição atual e direção da bola em questão. Acho que daí você precisa criar um loop que vai sempre atualizando a posição da bola…

Voce sabe como implementar essa classe no meu codigo?

Penso que nao sei fazer :frowning: