Mudança de área

[quote=cgomesnet] Sou formado em Ciências Contábeis e em 2007 me formei em Análise de Sistemas, o intuito inicial era trabalhar com uma ferramenta de BI concorrente do SAP (Cognos) mas por motivos de força maior eu tive que sair da empresa que estava e não deu para trabalhar nessa área. Passou 2008 fiquei ouvindo promessas de mudança na empresa onde estou e nada aconteceu em relação a trabalhar na área de TI (não tenho experiência, programo pouco em VB e Delphi e isso não serve já que usam PHP e Java por lá). Bom, hoje pedi demissão da escola onde leciono a noite pra poder ter tempo livre pra estudare tentar definitivamente entrar nesse mercado até o final de 2009, farei projetos pessoais aproveitando meu conhecimento de negócio na área de contabilidade e colocarei no curriculo e quando me sentir apto para ajudar no desenvolvimento de um programa por mais simples que seja colocarei meu curriculo na web e qualquer R$ 1.000,00 me tira do atual emprego pois sei que 2 anos depois se me esforçar e com experiência serei muito melhor remunerado e feliz comigo mesmo por estar atuando no que gosta.

Sei que esse mercado é foda, sei que vou sofrer, mas eu sei que em todo emprego vc é cobrado, se é isso em todo emprego, que seja ganhando bem e na área de TI. Pra encerrar o que mais me assusta é a idade, tenho 32 anos e penso que ficarei apto somente aos 34 ~ 35 (se tiver sorte de arrumar um emprego aos 33 nem que seja trabalhando de graça).

Vamos ver o que acontece, pedir demissão de um emprego pra sobrar tempo eu já fiz.[/quote]

Acho que vc deveria esquecer a idéia da idade e principalmente a questão de trabalhar de graça. O mundo é muito grande, tem muitas coisas acontecendo, nem tudo é sofrimento. A vida no trabalho acaba sendo mais tranquila para os que se esforça mais no sentido de se tornar melhor tanto no aspecto técnico como no humano.

flws

O mercado de TI é pessimo… não aconselho jamais sair do seu mercado para entrar neste… vc vai dar com os burros na agua… se quizer mesmo se dar bem em TI esqueça java… foque em SAP… para aqueles que não gostam de programar e o que gostam realmente e de um bom $$$$ e querem ter seu $$$$ na area de TI a coisa é SAP… porem o foda é entrar neste mercado que é meio como digamos: “uma sociedade secreta” se vc não tiver um QI vc não entra…

Infelizmente parece que quem tem QI se dá melhor do que quem tem experiência, preparo e competência. :wink:

Discordo dele.

Se quiser se dar bem em TI, o que você tem que fazer é simples: Investir na sua qualificação e capacitação.
Isso pode significar fazer faculdade, fazer um curso técnico, um curso específico sobre uma linguagem, qualquer coisa assim. Não precisa ser SAP, java ou qualquer coisa. Você é quem escolhe.

Mas, nessa área é preciso muita dedicação, e a maioria acaba desistindo pelo caminho. Uma coisa que você pode fazer é descolar algum projeto simples (cadastro de clientes da padaria, calculadora, jogo da velha, algum cadastro contábil bem simples) e começar com isso. Com o tempo, a medida que você for se acostumando e melhorando, vai pegando projetos maiores e mais complexos. Se você não desistir e não parar, dentro de alguma coisa entre 2 a 4 anos, você estará no mercado.

EDIT: Em especial, jogos simples casuais, considero como uma boa forma de adquirir conhecimento e experiência para programação. Afinal, você estará criando algo ao seu gosto, do jeito que você quiser, que pode ser divertido, sem ter que se preocupar se o cliente vai gostar, se vai pagar mais ou menos, se vai vir encher o saco pedindo mudanças depois ou se tiver algum bug desastroso que comprometa o sistema inteiro.

Boa sorte, e bons estudos.

Se voce quer mudar para TI porque gosta, porque descobriu que essa é a sua área mesmo e acha que vai ter satisfação trabalhando com isso. Vai fundo, entra de cabeça porque voce vai se dar bem.

Agora se voce quer fazer essa mudanca porque ouviu dizer que nessa area voce ganha bem, tem mais chances de crescimento, blablablablabla, voce vai quebrar a cara com certeza se tentar mudar.

É uma profissao rentavel sim, menos saturada que a de contador o que faz com que o salario medio seja maior (mas nao o teto). Mas se voce nao tem vocacao, nao gosta, voce nao vai conseguir suportar e nao vai conseguir se tornar um profissional sequer razoavel e nao vai chegar nem a um salario medio na area.

Antes de saber se deve mudar pergunte o porque da mudança.

Quem tem experiência, preparo e competência DEVE ter sempre alguém QuemIndica.

A minha preocupação é que eu não tenho um raciocinio tão rápido quanto as pessoas que vejo na área de TI possuirem, mas eu creio que isso se deve ao fato dessas pessoas estarem acostumadas a resolver grandes algoritimos pois na minha ferramenta de trabalho o Excel eu consigo rapidamente resolver fórmulas grandes (e outras soluções criativas) para situações em que vejo outras pessoas arrancarem os cabelos (até mesmo pessoas da área de TI) para resolver e me pedir arrego e perguntar.

Eu imagino que o maior problema também seja a falta de experiência e o fato de ter que se sujeitar a salários menores para entrar nessa área e ter que aturar muleques que já sabem tem dominio tirando onda da sua cara e te menosprezando.

Taí uma coisa que, na minha opinião, não vai acontecer, conheço bastante gente na faixa etária dos 20 aos 26 anos e não presenciei este tipo de comportamento, ao contrario, quando eles percebem alguém com maior diferença de idade que está se esforçando para aprender eles dão o maior apoio.

O menosprezo e a arrogancia é independente da idade e de várias outras coisas, isso é da pessoa. É claro que existem os carinhas que são arrogantes, apelidados por alguns de “Estrelas”; mas o grupo e o líder percebendo isso já arruma logo uma maneira de ajustar isso (o cara entra no eixo, ou sai), porque a onda é trabalhar em grupo um ajudando o outro. A pessoa pode ser um execelente técnico mas se não souber trabalhar em grupo de forma harmonica não irá ser visto como uma pessoa realmente especializada.

flws.

Pode crer, tem pessoas de TI com o raciocínio bemm mais ou menos hehe

O negócio é se interessar, tendo interesse e vontade o raciocínio vem naturalmente…

Mas não tem melhor receita para ter raciocínio de programação do que programar a solução problemas, desde os mais pequenos (Fibonacci por exemplo) até uns mais complicados(Caixeiro Viajante por exemplo).

Em algum momento, é necessário reavaliar a área na qual você está atuando. Um bom termômetro para tal avaliação, seria a quantidade de oportunidades ou a demanda por profissionais desta área. :wink:

Gente deixa eu esclarecer uma coisa…Eu fiz processamento de dados, cheguei a fazer um sistema mas em VB. Não estou indo pra uma área de alegre sabe. Claro q VB é diferente de Java…VB é orientado a eventos e Java a objetos, mas isso não significa q não possa aprender outra linguagem. Estou matriculada na GlobalCode em Academia de Java. Se eu me esforçar eu vou aprender legal…Mas a minha pergunta é como funciona o mercado de trabalho para quem fez um técnico em processamento de dados e um curso de Java?? Claro q é pouco, eu pretendo continuar estudando, fazer facul etc…Mas eu me refiro para começar, entendem?

Discordo dele.

Se quiser se dar bem em TI, o que você tem que fazer é simples: Investir na sua qualificação e capacitação.
Isso pode significar fazer faculdade, fazer um curso técnico, um curso específico sobre uma linguagem, qualquer coisa assim. Não precisa ser SAP, java ou qualquer coisa. Você é quem escolhe.

Mas, nessa área é preciso muita dedicação, e a maioria acaba desistindo pelo caminho. Uma coisa que você pode fazer é descolar algum projeto simples (cadastro de clientes da padaria, calculadora, jogo da velha, algum cadastro contábil bem simples) e começar com isso. Com o tempo, a medida que você for se acostumando e melhorando, vai pegando projetos maiores e mais complexos. Se você não desistir e não parar, dentro de alguma coisa entre 2 a 4 anos, você estará no mercado.

EDIT: Em especial, jogos simples casuais, considero como uma boa forma de adquirir conhecimento e experiência para programação. Afinal, você estará criando algo ao seu gosto, do jeito que você quiser, que pode ser divertido, sem ter que se preocupar se o cliente vai gostar, se vai pagar mais ou menos, se vai vir encher o saco pedindo mudanças depois ou se tiver algum bug desastroso que comprometa o sistema inteiro.

Boa sorte, e bons estudos.[/quote]

Sem duvida dedicação é a principal coisa… mas não me referi a dedicação e esforço isso tera em qualquer linguagem qualquer tecnologia… me referi a tecnologia que da mais $$$ atualmente… que é SAP… nunca vi outra tecnologia que chegam a pagar 300 conto a hora para um consultor a não ser SAP… mas o problema é entrar neste mercado… mesmo que vc tenha qualificação e tecnologia dificilmente entra sem ter um QI…
mas depois de entrar para não sair tera que ter muita qualificação e dedicação senão ja era… isto é indiferente a qualquer coisa em TI… nunca vi nenhuma outra area que exigisse mais dedicação e estudos como TI… TI vc não so estuda e para depois que nem diversas areas… seu ritimo de estudo e qulificações tenque ser constante senão vem um neguinho melhor que vc e te engole no mercado…

É um bom começo! A lógica de programação você provavelmente saiba, talvez tenha que estudar ou revisar alguns conceitos relacionados ao Java, mas nada que vai te impedir de seguir em frente.

Eu já fui programador Delphi e não me sentia satisfeito com a profissão, quando vim há mais de dois anos para Java comecei a me sentir melhor no trabalho… :smiley:

mas ponha uma coisa na sua cabeça… não é so java que tera que aprender… é java junto com a sopa de letrinhas de tecnologias que o envolve… e não são poucas… alem é claro de terque manjar muito de tecnologias como exemplo: jsp, servlets, jsf, strus 2, webwork, vraptor, ejb, jpa, spring, hibernate, tomcat, glasfish, jboss, weblogic, portlets, applets, java FX, swing, reflection, SAX… e porai vai mais uma lista enorme… bem grande de coisas alem disso tenque saber coisas não tão “presas” a tecnologia java como: banco de dados, sql, pl-sql, html, xhtml, xml, css, javascript, vbscript, dom, x-path, x-query, x-pointer, rmi, webservices, desing patterns, uml, analise orientada a objetos, refatoração e porai vai mais uma salada caprichada de coisas… se não souber um minimo destas coisas não te pegam nem para fazer um sistema da padaria do seu ze…

Quer ter a profissão que tenha o maior ganho por hora? Neste caso você deveria tentar ser um desses jogadores de futebol que ganham milhões. Outra alternativa seria ser uma top-model e posar na playboy, mas eu duvido que você vá ter muito sucesso nisso.

Mas se for na área de tecnologia, então mande o teu currículo para a NASA.

Na minha opinião (e eu sei que muita gente vai discordar), o negócio do SAP é o vendor lock-in. E acredito ser algo que não vai durar mais do que uns 7 ou 8 anos. Depois disso programador SAP, programador COBOL e programador Clipper estarão todos na mesma categoria (possivelmente junto com os programadores java).

Quanto ao QI, eu acho que se você se esforçar, trabalhar bem, e se aperfeiçoar constantemente, o QI acaba vindo de brinde, e é exatamente desta forma que o QI deveria vir. O problema é quando o QI é obtido por meios mais escusos.

Nisso eu concordo em quase tudo. Mas existem sim profissões por aí que exigem mais dedicação do que TI. Médico, por exemplo. Médicos medíocres que apenas medem a pulsação e a pressão com um aparelho que faz isso sozinho e assinam receitas médicas para gripe e resfriado tem aos montes. Médicos verdadeiramente competentes e capazes de feitos incríveis são poucos.

NASA ou o google são uma boa… mas infelizmente se vc não for um chuck norris superdotado vc não entra nem para limpar o chão…

Olha eu naum estou ofendendo ninguem e nem agredindo, então já q vcs se acham tão bons profissionais acho q no mínimo deveriam ter respeito na hora de responder as perguntas…

Na boa, eu não vi nenhuma falta de respeito e nem te ofenderem, o que eles falaram ali sobre tantas coisas que precisa aprender não me intimida nem um pouco pois todos cagam e peidam fedido do mesmo jeito, a questão é dedicação (e isso quem domina tanta tecnologia realmente tem) e tentar ser humilde (digo tentar pois você está começando do zero, sua XP em outra área não vale muito aqui) e aprender com quem sabe muito mais que você.

E outra coisa, tem que ser político pra lidar com situações de convivio na equipe e saber aguentar as situações que virão por você ser um novato, engolir sapo e pensar que um dia você chega lá.

Mira no melhor da equipe e se espelha no lado bom dele, na pior da hipóteses depois de um tempo você deixará de ser o menos capaz da equipe.

Hoje mesmo eu estava falando com meus colegas na empresa onde eu trabalho, havia um guru de linux, que sabia tudo dessa área, mas ele não tinha o mínimo respeito e humildade.

Isso me fez concluir novamente uma coisa:
Não adianta ser o melhor dos melhores em uma área se não consegue se relacionar com as pessoas, assim se perde o valor.