Oi gente, sou contadora e decidi agregar algo mais na minha carreira. Como funciona o mercado para uma pessoa q se formou em outra área sem ser informática e fez um curso de java?
Olá!
Muito estudo, muita leitura, muita paciência e persistência como em tudo na vida.
Sugiro a você estudar lógica de programacão, estrutura de dados e sistemas operacionais.
Domine orientação a objetos.
Estude profundamente uma linguagem como Java ou Ruby.
Tenha paixão pelo que faz e procure sempre se atualizar.
Abraços.
Antes de fazer Ciências Contábeis fiz técnico em processamento de dados…mas na hora do vamos ver achei melhor fazer outra coisa e hj me arrependo. Porém não quero perder 4 anos de faculdade.
Fazer apenas um curso de Java não vai te deixar um profissional completo, seria bom um curso técnico ou um curso extensivo de programação. E você vai ter que começar provavelmente em um estágio e ir crescendo com a experiência.
Tente aliar os dois perfis… Por exemplo, consegui um trabalho com Java na área de Contábeis…
Se eu fosse vc não iria para java, iria para o mercado de ERP, com SAP de preferência. Nesta Área pouco adianta se o cara é fera na aplicação, tem que manjar mesmo é do negócio. E trabalhar com SAP é fácil… Vc consegue chegar mais facilmente à salários mais altos…
Pena que os cursos para SAP custam a alma
1 - Não precisa DEPENDER de cursos;
2 - Não custa tão caro assim, se vc é parceiro SAP.
[quote=Tecnoage]1 - Não precisa DEPENDER de cursos;
2 - Não custa tão caro assim, se vc é parceiro SAP.[/quote]
1 - Sem curso fica dificil você conhecer a ferramenta, mesmo conhecendo o negócio você deve saber o que a ferramente te fornece.
2 - Alguém que está mudando de área e quer entrar nesse mundo não pode ser parceiro SAP.
Pois digo, custa a alma.
Se vc consegue resolver problemas computacionais, ou problemas do mundo real com a linguagem que domina, vai se dar bem em qualquer área da computação
Esta é, na minha opinião, a melhor idéia que você vai encontrar. Eles (SAP) tem um grupo de pessoas que constumam chamar de funcional se não me engano, parece que estas pessoas não programam, conhecem os processos e definem como a “coisa tem que acontecer”. Ao meu ver são bem remunerados; não sei quanto custa pra entrar nesse mundo mas acho que será mais barato comparando com os montes de cursos em java e sistemas que vc fatalmente irá fazer.
O que vc conhece de contabilidade não será perdido, basta procurar projetos que utilizam este tipo de conhecimento. Desenvolvimento de sistemas envolve muito mais coisas do que código.
Fora isso, vc poderia fazer uma pós graduação em sistemas, fazer cursos específicos de programação/desenvolvimento (CAELUM,GLOBALCODE) e ESTUDAR BASTANTE POR CONTA PRÓPRIA.
flws
[quote=BlackDog][quote=Tecnoage]1 - Não precisa DEPENDER de cursos;
2 - Não custa tão caro assim, se vc é parceiro SAP.[/quote]
1 - Sem curso fica dificil você conhecer a ferramenta, mesmo conhecendo o negócio você deve saber o que a ferramente te fornece.
2 - Alguém que está mudando de área e quer entrar nesse mundo não pode ser parceiro SAP.
Pois digo, custa a alma.[/quote]
Conheço o mercado de SAP, digamos que é o mundo que anda paralelo ao meu mundo hj… Empresas não procuram especialistas SAP, vide os anúncios de vagas. Procuram especialistas SAP com expertise em alguma área específica. É muito mais barato para um parceiro SAP treinar contadores, administradores, consultores fiscais em sua ferramenta que fazer o contrário… Mais ou menos o que as multinacionais fazer com qqer carinha que fale inglês bem. Os treinam no que querem.
Conheço consultores em ERP em geral ruins (prá burro), medianos e muito bons (temos aqui an empresa um desses MUITO BONS). Pra vc ter uma idéia, a maioria desses “ruins pra burro, que quase pastam” conheço poucos que ganham menos de R$10.000 por mês. E isso não é só SAP. Trabalhei muito tempo com integração de sistemas, e depois com SOA, quando a coisa mudou de figura, e hj, pelo menos 40% dos meus projetos são relacionados à integrações com os mais diversos ERPs. Como disse, o mercado é assim para a amioria dos ERPs grandes. A mesma coisa acontece com CRM, principalmente SIEBEL, mas neste caso, foi cagada feia da Oracle.
Minha dica é: Faça um universidade.
Já estou farto de ver gente sempre perguntando e falando a mesma coisa: “Fiz um curso de 10 horas de java e quero ser desenvolvedor e receber 5000 por mês. Como entro nessa mamata de vcs?”
As pessoas tem essa noção deturpada de nós, nem sonham q estudamos centenas de milhares de horas.
Deixe que pensem assim… Menos concorrência… kkk
se você fizer como o mauro80 disse você consegue um bom salário.
dica: pegue o material de alguém que está fazendo faculdade na área para começar seus estudos.
abraço.
Isso n é menos concorrência, pelo contrário, são essas pessoas desqualificadas q rebaixam a categoria toda e nos puxam pra baixo.
Aislim:
A pergunta é: o que vc pode agregar, na sua experiência como contadora, que um desenvolvedor
com um perfil diferente não teria ?
Esse conhecimento de domínio é valioso, sim, e vc pode aproveitá-lo para fazer uma ponte com
o desenvolvimento propriamente dito. Se tiver a boa fortuna de cair numa organização
antenada em metodologias do século XXI, seu conhecimento pode ser aproveitado dentro da
própria equipe de várias maneiras.
Em empresas mais tradicionais, os cargos são mais especializados, a comunicação flui menos,
e a velocidade de aprendizado é menor: o mais próximo de uma ponte entre o negócio e o
desenvolvimento é um Analista de Negócios.
Sou suspeito para falar, porque gosto disso, mas a área de teste de software também é
interessante para quem conhece um domínio especializado.
E sobre ser necessário ou não cursar uma faculdade, não tome isso como pré-requisito: o
importante é a vontade de aprender. Ao contrário de medicina, por exemplo, na nossa área é
possível aprender “on the job” a partir de conhecimentos básicos.
Cursos ajudam, leitura ajuda, participar de eventos ajuda. A tecnologia da informação é
apaixonante, e tem muitas pessoas que começaram em outras áreas. Eu, por exemplo.
[]s
Jorge Diz
Eu diria que você esta muito mais proxima de Java do que muita gente, já de cara você é uma analista de desenvolvimento (segmento de financeiro, contábil ou até mesmo para entender um modulo FI SAP, e se mandar bem em Java conseguir até trabalhar com ABAP.)
Veja esse tópico Tecnologia pela tecnologia e você se torna um asno
Sou formado em Desenho Industrial / Programação Visual, e atuo em desenvolvimento web. Nos ultimos meses tenho investido em aprender novas tecnologias no intuito de ampliar meu leque de opções.
Sou formado em Ciências Contábeis e em 2007 me formei em Análise de Sistemas, o intuito inicial era trabalhar com uma ferramenta de BI concorrente do SAP (Cognos) mas por motivos de força maior eu tive que sair da empresa que estava e não deu para trabalhar nessa área. Passou 2008 fiquei ouvindo promessas de mudança na empresa onde estou e nada aconteceu em relação a trabalhar na área de TI (não tenho experiência, programo pouco em VB e Delphi e isso não serve já que usam PHP e Java por lá). Bom, hoje pedi demissão da escola onde leciono a noite pra poder ter tempo livre pra estudare tentar definitivamente entrar nesse mercado até o final de 2009, farei projetos pessoais aproveitando meu conhecimento de negócio na área de contabilidade e colocarei no curriculo e quando me sentir apto para ajudar no desenvolvimento de um programa por mais simples que seja colocarei meu curriculo na web e qualquer R$ 1.000,00 me tira do atual emprego pois sei que 2 anos depois se me esforçar e com experiência serei muito melhor remunerado e feliz comigo mesmo por estar atuando no que gosta.
Sei que esse mercado é foda, sei que vou sofrer, mas eu sei que em todo emprego vc é cobrado, se é isso em todo emprego, que seja ganhando bem e na área de TI. Pra encerrar o que mais me assusta é a idade, tenho 32 anos e penso que ficarei apto somente aos 34 ~ 35 (se tiver sorte de arrumar um emprego aos 33 nem que seja trabalhando de graça).
Vamos ver o que acontece, pedir demissão de um emprego pra sobrar tempo eu já fiz.