Mudança de ares

Olá a todos aqui do GUJ!

Já fazem algumas semanas que acompanho as discussões e tópicos daqui, mas só agora resolvi botar a cara a tapa e pedir aconselhamento.

Trabalho em um banco há 10 anos, mas é uma situação que já não me agrada mais. O cargo é gerencial, a remuneração é boa, mas não há satisfação no trabalho. E há um ano venho namorando a idéia de mudar de carreira pra TI, mais especificamente área de programação e desenvolvimento.

Sou formado em Comunicação Social, faço freelas na minha área principalmente no segundo semestre de cada ano, nunca passei perto de uma faculdade de TI, mas sempre fui o “garoto da informática” no trabalho e na família, já que sempre gostei muito do assunto e sou extramente curioso. Já fiz cursos de Visual Basic, HTML, quando tinha meus 12, 13 anos, mas não dei continuidade. Fui “webmaster” de dois blogs de notícias da NFL, então aprendi na raça a mexer em CSS, HTML, um pouquinho de PHP, mas só.

O grande dilema agora é: prestes a completar 30 anos, ainda é viável investir em uma faculdade de TI? Talvez Ciência da Computação ou um tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, algo do tipo?
Ou cursos avulsos (sim Alura, estou falando de você) e certificações técnicas já formariam um curriculum competitivo, mesmo sem experiência na área?

E mais: tenho acesso no meu atual emprego a uma bolsa de estudos para uma segunda graduação, e TI está entre as áreas autorizadas pelo banco. Logo, queria me aproveitar da bolsa (3400/semestre) para me preparar e futuramente deixar meu atual emprego, mas o curso que mais se aproxima dessa relação custo/benefício seria um tecnólogo EAD da Anhembi Morumbi. É uma boa escolha?

O que eu digo é que não compensa fazer faculdade principalmente se for Sistema de Informação a faculdade é broxante para quem gosta de desenvolvimento se você gosta de colocar a mão na massa o que eu digo faça um tecnólogo e invista em certificação, porque no curso de Sistemas de Informação digamos que a gente não aprende nada, mais teoria basicamente, e o curso de Ciências da Computação não fica muito atrás disso.

minha esposa assinou o Alura pra mudar de área também, dei uma olhada nos cursos e sinceramente: se a pessoa for autodidata diria que dá pra subistituir na boa muitos cursos e bacharelados de “TI” por aí

• Faça uma BOA graduação (4 anos, nada de tecnólogo) ou pós na área de exatas.
  • Aprenda a ler de maneira rápida e confortável em inglês.
  • Complemente sua formação acadêmica com cursos e estudos contínuos sobre tópicos relevantes em computação. O ponto anterior é essencial aqui, porque a maior parte dos materiais de qualidade sobre computação estão em inglês.
  • Só mude de área se você quiser MUITO e estiver disposto a abrir mão de alguns anos de lazer e tempo com família e amigos para se tornar um profissional excelente.
  • Se for para virar apenas mais um profissional medíocre de TI, competindo por salários de 2 mil reais, faça um favor a si mesmo e desista agora. Já tem muita gente fazendo isso.

Meter a mão na massa é tarefa do padeiro. A principal atividade de um desenvolvedor/analista/arquiteto de software é pensar.

2 curtidas

Olha ja vi os cursos da Alura, e acho o preço caro… Compensa compra um livro e aprender na unha, pois livros são melhores dependendo do assunto. Mas vai de cada um … sobre mudar de área, acho que deve-se ter em mente, se esta insatisfeito com a área ou o salário, pois, somente uma graduação não garante um bom emprego e sim cursos, especialização e também um intercambio pra da up numa segunda língua.

Sabendo inglês bem o bastante para ver um vídeo com legendas em inglês e entender de maneira confortável sem ter que parar a cada 10 segundos, você tem acesso a Udacity (grátis), Coursera (grátis) e praticamente todas as aulas do curso de graduação em Ciência da Computação do MIT (grátis). Isso mesmo, cada aula de cada matéria gravada em vídeo e disponível de graça na Internet.

Por que pagar caro por cursos inferiores a outros disponíveis gratuitamente na Internet?

Invista esse dinheiro no inglês.

Valeu @esmiralha!

Será que a formação desses cursos é bem aceita no mercado? Fico sempre naquela dúvida, adquiro uma formação online e como usar isso como diferencial em um processo de seleção para uma vaga?

O inglês tá em dia sim, vou dar uma procurada no MIT e nas suas sugestões da Udacity e Coursera.

Leia meus comentários anteriores. A graduação ou uma pós em exatas é indispensável hoje em dia. Há 15 anos atrás, eu te falaria outra coisa.

A única coisa que substitui um diploma para o mercado é a larga experiência em uma área que a empresa necessita muito e tem dificuldade de suprir. Vamos dizer que o banco quer migrar o conta corrente de COBOL para Java. Se você sabe bem COBOL, trabalhou com isso por 10 anos e também conhece muito de Java, provavelmente tem grandes chances de ser contratado mesmo que tenha se formado na Pestalozzi. Mesmo assim, a falta do diploma marcará você como um profissional limitado àquela área de atuação.

“Ah, mas o Bill Gates não tinha diploma…” Não tinha mesmo, mas você não é o Bill Gates. Se fosse, não estaria num fórum de TI pedindo ajuda a estranhos para direcionar sua vida. :slight_smile:

@esmiralha Tecnólogo em ADS mais alguma pós na área de TI não agregaria tanto quanto uma graduação, além da possibilidade dele mudar de área com maior antecedência? Até porque ele tem outra graduação, no entanto fora da área de TI.
Tenho o mesmo dilema, com tecnólogo de ADS o custo é menor e o tempo de formação para mudar de área também. O temor é se essa escolha comprometer a qualidade da formação e a empregabilidade.
O que acaba pesando é a idade, estamos já na casa do 30. Se eu estivesse com 20 com certeza optaria por Engenharia da Computação com seus 5 anos de curso.

Discordo do pessoal referente a faculdade. Uma faculdade é totalmente válida sim, te ensina a base, que é o importante pra qualquer tecnologia que você vai estudar. Uma faculdade não é pra te ensinar a programar em Java, ou em AngularJS. Você não sai pronto pro mercado de trabalho apenas com a faculdade, mas é ela que vai te manter um profissional qualificado por muitos e muitos anos (claro, dependendo também de como você anda se atualizando e se preparando).

Cursos superiores, seja tecnólogo, ou bacharel, é muito válido e pesa muito no mercado de trabalho. Dificilmente hoje em dias, as empresas contratam alguém que não tenha um curso superior, ao menos que seja daqueles que já têm vários anos de experiência no mercado.

Hoje em dia não está muito fácil conseguir emprego, como a 8/9 anos atrás, quando comecei. Temos que ser muito persistente em conseguir uma vaga, estar bem preparado e aceitar salários baixos (moderados dependendo com salários de outras áreas) no começo.

Se é isso que você gosta, e se você tem condições de fazer uma faculdade, e aceitar salários de 2k / 3k no começo, te indicaria a mudar de área. Não tem nada melhor do que a gente fazer o que a gente gosta. Além disso, a área de TI cresce cada vez mais, e existe milhares de oportunidades no exterior, pagando 65k de dolares por ano pra um Junior no Canada e EUA, 85k / ano pra um intermediate, e 100k+ pra um senior. Ainda podemos conseguir um emprego remoto, trabalhando aqui do Brasil, ganhando em dólar, tanto como full-time, quanto como freelancer.

É uma das poucas áreas também que te da a esperança de ficar rico em médio prazo, com pouco investimento, criando um aplicativo de sucesso, criando um produto altamente vendável, ou criando um site de sucesso.

3 curtidas