Mudança de Carreira | Desenvolvimento de Software

Bom dia comunidade, tudo bem ?

Estou muito pensativo por esses dias (há um pouco mais de 1 mês), quando fui desligado do meu último emprego.

Eu tenho mais de 9 anos de experiência na área de TI, sempre trabalhei na área, como Suporte Técnico de sistemas ERP, Desenvolvimento de Querys SQL utilizando o BD PostgresSQL, MySQL e Analista de Sistemas. Já participei de vários projetos de implantação de sistemas para diversos nichos.

Porém, nunca trabalhei na área de Desenvolvimento de Software.

Pois bem, após receber a demissão do meu último emprego, me decidi. Quero migrar de carreira, dentro da área de TI e de uma vez por toda, trabalhar como dev.

Para isso, precisei escolher uma linguagem para seguir e me desenvolver, essa foi Java. Não sou tão leigo no assunto, apesar de tudo, eu estudo Java há algum tempo.

Mas, percebo agora, olhando para o Mercado de Trabalho que está bem difícil de conseguir uma oportunidade na área de dev Java.

Hoje tenho 29 anos de idade e vou completar 30 no próximo mês. (Não sei se é uma boa idade para migrar de carreira)

O processo de Recrutamento e Seleção, principalmente no Brasil é horrível na minha opinião. Além da demora no processo, muitas vezes não temos o retorno quando obtemos um NÃO. Como também, 99,9% das vagas não divulgam o salário ofertado.

Já me candidatei em diversas vagas, mas até o momento não tive nenhum sucesso para uma oportunidade como Dev Java.

As vezes penso em desistir, tentar outra coisa e sair da área de TI. Pois, fala-se muito por ai que o mercado está aquecido e etc. Mas aquecido pra quem ? rsrsrs

Vocês tem alguma dica ou opinião que possa me ajudar ? Ao menos entender como é ou o que fazer pra conseguir uma oportunidade.

Segue meu linkedin: https://www.linkedin.com/in/adrianoangeli/

Obrigado !

Também sou de tecnologia nunca tive em empresa aprendi algumas coisas sozinho como wordpress uma pequena noção de criação de sites mas dei um tempo e eu estou focando em concursos públicos.

1 curtida

O que vc tem estudado recentemente? Uma dica é focar em tecnologias mais utilizadas no mercado, como o spring-boot, por exemplo.

Em relação ao mercado, realmente, para que está iniciando, pode ser meio cruel as vezes. Uma opção é abrir o leque para contratações PJ tb, que está bastante comum.

Talvez dá um passo para trás no início, como aceitar um salário menor, pode ser uma estratégia para poder conseguir experiência. Com o tempo, as coisas melhoram (digo por experiência própria).

Ter projetos pessoais no github pode ser útil tb. No brasil, pessoal não avalia muito bem esse aspecto, mas sempre tem um ou outra empresa que presta atenção.

É verdade mas estou mesmo focado concursos publicos e estou me divertido apenas com programação para distrair … estou tentando desenvolver uma calculadora genética para criação de calopsitas com arvore genética mas fazer as coisas sozinho é fogo já tem essa calculadora e alguém já começou a fazer uma em portuguès me parece usando phyton.