Tenho 26 anos. Trabalho em um banco há seis anos, em uma função que nada tem a ver com TI. Eu já andava frustrado com meu trabalho há alguns anos, mas por receio de trocar o certo pelo duvidoso, fui adiando a decisão começar uma nova faculdade e mudar de profissão. Esse ano finalmente aceitei que as coisas não poderiam continuar do jeito que estavam e tomei uma atitude. Procurando por uma profissão mais “técnica”, que exigisse raciocínio lógico e criatividade, cheguei à conclusão de que ser programador era algo que eu provavelmente iria gostar de fazer e assim ingressei no curso de Ciência da Computação no segundo semestre desse ano.
Embora eu goste de computadores, não tenho experiência com programação ou desenvolvimente web. E isso meio que me intimidou no início da faculdade. A maioria dos meus colegas tem bons conhecimentos e até mesmo experiência no ramo. Fora isso, a maioria está na faixa dos 18-20 anos, não trabalha ou apenas estagia e tem muito tempo livre pra estudar. Eu, ao contrário, trabalho durante o dia e tenho pouco livre pra estudar.
Dito isso, tenho algumas pergunas pra fazer:
-
É possível alguém, na minha idade e na minha situação, concorrer com esses caras mais novos e ser bem-sucedido na carreira de TI? Eu não estou disposto a desistir tão fácil, mas eu estou sendo realista?
-
A linguagem de programação que está sendo ensinada na faculdade é Java. Eu deveria me dedicar a estudar essa linguagem ou alguma outra? Vale mais a pena me dedicar a aprender profundamente uma linguagem ou superficialmente várias?
-
Qual seria a melhor maneira de aprender? Cursos, livros, certificações?
-
Meu tempo livre é curto. Logo devo escolher muito bem o que estudar. Noto que tem várias disciplinas de matemática, que provavelmente vão ser pouco úteis na minha profissão. Então a que tipo de conteúdos eu deveria realmente me dedicar a estudar e quais eu deveria estudar “só pra passar”?
-
Não tenho condições de largar o meu emprego agora e fazer um estágio pagando pouco. Minhas reservas financeiras acabariam antes do fim do curso. Só vou poder largar meu emprego e pegar um estágio depois da metade do curso. Até lá, como eu poderia adquirir experiência prática? Não teria problema nenhum em trabalhar de graça.
Outras sugestões, sobre assuntos que eu não abordei aqui, serão extremamente bem-vindas.
Obrigado.