Mudança de carreira para área de TI

Tenho 26 anos. Trabalho em um banco há seis anos, em uma função que nada tem a ver com TI. Eu já andava frustrado com meu trabalho há alguns anos, mas por receio de trocar o certo pelo duvidoso, fui adiando a decisão começar uma nova faculdade e mudar de profissão. Esse ano finalmente aceitei que as coisas não poderiam continuar do jeito que estavam e tomei uma atitude. Procurando por uma profissão mais “técnica”, que exigisse raciocínio lógico e criatividade, cheguei à conclusão de que ser programador era algo que eu provavelmente iria gostar de fazer e assim ingressei no curso de Ciência da Computação no segundo semestre desse ano.

Embora eu goste de computadores, não tenho experiência com programação ou desenvolvimente web. E isso meio que me intimidou no início da faculdade. A maioria dos meus colegas tem bons conhecimentos e até mesmo experiência no ramo. Fora isso, a maioria está na faixa dos 18-20 anos, não trabalha ou apenas estagia e tem muito tempo livre pra estudar. Eu, ao contrário, trabalho durante o dia e tenho pouco livre pra estudar.

Dito isso, tenho algumas pergunas pra fazer:

1. É possível alguém, na minha idade e na minha situação, concorrer com esses caras mais novos e ser bem-sucedido na carreira de TI? Eu não estou disposto a desistir tão fácil, mas eu estou sendo realista?

2. A linguagem de programação que está sendo ensinada na faculdade é Java. Eu deveria me dedicar a estudar essa linguagem ou alguma outra? Vale mais a pena me dedicar a aprender profundamente uma linguagem ou superficialmente várias?

3. Qual seria a melhor maneira de aprender? Cursos, livros, certificações?

4. Meu tempo livre é curto. Logo devo escolher muito bem o que estudar. Noto que tem várias disciplinas de matemática, que provavelmente vão ser pouco úteis na minha profissão. Então a que tipo de conteúdos eu deveria realmente me dedicar a estudar e quais eu deveria estudar “só pra passar”?

5. Não tenho condições de largar o meu emprego agora e fazer um estágio pagando pouco. Minhas reservas financeiras acabariam antes do fim do curso. Só vou poder largar meu emprego e pegar um estágio depois da metade do curso. Até lá, como eu poderia adquirir experiência prática? Não teria problema nenhum em trabalhar de graça.

Outras sugestões, sobre assuntos que eu não abordei aqui, serão extremamente bem-vindas.

Obrigado.

É sim. Você tem experiência administrativa, algo que eles não tem. Muitos que se formam também são imaturos, vão desperdiçar o que poderiam ter aprendido em boa parte da faculdade e só vão começar a se tornar bons desenvolvedores vários anos mais tarde.

As faculdaes não se focam em uma linguagem de programação, mas a te ensinar os conceito de informática. O java tem sido uma escolha popular, assim como o C++ e o C#.

Uma faculdade de ensino tecnológico.

O quão curto?

Fazendo freela.

Fala grande,

Vc não deve se preocupar com o qto os outros caras sabem e sim que qdo vc sair da faculdade vc saberá o mesmo tanto que eles ou talvez até mais, isso deve ser o seu foco APRENDER, e só é possivel aprender programação metendo a mão na massa mesmo.

Já em fazer cursos é bom que é algo direcionado vc tem um professor para te ajudar.

Outra forma de aprender tambem é participando de grupos, hj em dia está tudo a distancia de um clique, não caia na disculpa de não ter $$$ para estudar, hj a internet tem um monte de conteudo e a maioria FREE.

Olha no youtube tem vários passo a passo de como fazer algo com java web e se, como disse antes tudo depende de vc.

Abraços.

Dependendo do teu grau de conhecimento técnico, e se achar a faculdade fraca para objetivo que queres alcançar, não há problema algum em largá-la, fazer algum curso e direto pro mercado. Conheço vários nomes famosos, ídolos da comunidade, e muitos outros desconhecidos que não tem diploma e são milhares de vezes melhores daqueles que acabaram de receber o canudo.

Outra, a internet e a web, nos seus primórdios, foram feitas para compartilhar o conhecimento da área da computação e tudo que é possível aprender na área está dentro dela, escondido em algum lugar. Caso você tiver o poder de ser auto-didata e entender profundamente sobre os programas que for produzir, você já estará acima da nível nacional dos programadores.

Há também os cursos online abertos da área, vários deles melhores que os melhores cursos que temos no Brasil. Mergulhe de cabeça nestes links:

Terceiro, exceto pela comunidade e networking, ignore qualquer coisa que fale português. Se não tem nível de leitura e escrita de inglês para chegar a este ponto, foque nisto primeiro. Inglês é a linguagem mãe da TI, o resto é apenas tradução, normalmente malfeita.

Por último, você falou que era bancário. É possível você pedir para ser reposicionado como analista de negócios no setor de TI?

[quote=Bruno Laturner]Dependendo do teu grau de conhecimento técnico, e se achar a faculdade fraca para objetivo que queres alcançar, não há problema algum em largá-la, fazer algum curso e direto pro mercado. Conheço vários nomes famosos, ídolos da comunidade, e muitos outros desconhecidos que não tem diploma e são milhares de vezes melhores daqueles que acabaram de receber o canudo.
[/quote]
Discordo desse ponto. A faculdade eh o melhor lugar pra se aprender, voce vai ter contato com gente que trabalha na area, vai ter acesso a vagas nas empresas, vai aumentar sua rede de contatos.

Sim, existe muita gente que é bom profissional mas não tem diploma, mas a grande maioria já está na estrada faz tempo. Ou seja, o diploma é substituido por experiencia. Pra quem está começando as coisas não são muito simples não para quem não é formado.

De resto concordo com o que o Bruno falou.

Além de que 26 anos é muuuuito novo, dá tempo de mudar o rumo da tua vida muitas vezes ainda. Então se você gosta va em frente.

Pois então Lucas, como vários já comentaram, 26 anos é novinho ainda, tens muita chance de crescer nessa área. Se é o que você gosta de verdade, pula de cabeça e estude, mas estude muito!

:lol:

E como comentaram acima também, será que depois de certo tempo de faculdade não tem como você pedir pra ser reposicionado pra área de TI do banco onde você trabalha? Geralmente é bastante satisfatório o serviço de TI em instituições bancárias, digo isso pois estou estagiando em uma empresa de TI que presta serviços e desenvolve soluções pra algumas instituições bancárias do país.

Infraestrutura de TI dos bancos brasileiros é uma coisa estupenda cara, desses bancos maiores mesmo é muita complexidade, é custoso mas dá prazer de trabalhar!

:wink:

Ora vejam, que baita coincidência!

Lucas, também sou de Porto Alegre e estive lidando com o mesmo dilema até pouco tempo atrás. Trabalhei durante quase 8 anos em um banco e, assim como tu, estava de saco cheio. Bom, a história é longa… mas tu ainda tá um pouco novo pra ficar se preocupando demais com isso. Ano que vem eu faço 30… saí do banco com 28 anos. Estou estagiando faz cerca de 6 meses e ganho esmola perto do que ganhava antes, mas estou bem mais feliz com o que faço e já não levanto da cama pensando na hora de deitar novamente. Sem falar que agora eu tenho uma coisa chamada PERSPECTIVA, que antes eu não tinha. É um sacrifício que vale a pena fazer, desde que tenha como fazer, obviamente. Creio que em no máximo 2 anos eu já esteja ganhando melhor do que nos tempos de banco e, de quebra, fazendo algo muito mais interessante e “cerebral”. Se tu não tem família pra sustentar, a hora é agora… depois, quando tu tiver 50 anos nas costas, vai olhar pra trás e se perguntar pq não tomou uma atitude enquanto podia. Don’t make this mistake.

Como foi dito ai, você ja é um profissional mais maduro, isso também conta, e ainda não é velho assim… é plenamente possível sim, depende do seu empenho.

Eu te indicaria alguma das linguagens que tem mais mercado, hoje são java e c#.

Curso seria bom, por que te facilita o aprendizado, considerando que você não tem tanto “tempo” disponível, mas é relativamente caro. Outra opção seria você comprar livros ou pegar tutoriais na internet (existem alguns excelentes, caelum, k19, jedi… é uma opção gratuita e eu aprendi dessa forma, então posso te falar que é possível, mas exige disciplina e insistência).

Disciplinas mas matemáticas são uteis em certos “nichos” dentro do mercado, desenvolvimento de games por exemplo usa bastante (a maioria do mercado é mesmo sistema de cadastro, não exige isso), fica a teu critério que rer aprender isso bem, é a diferença entre um profissional razoável/bom para um excelente.

Tente ir aprendendo por enquanto enquanto está no começo da faculdade, depois la pelo quarto, quinto semestre tente estar com a certificação tirada e algum conhecimento para já conseguir vaga como junior, talves ai mesmo onde trabalha hoje (QI conta muito, va fazendo seus contatos…rs).

Você é jovem companheiro. Tenho colegas de trabalho que começaram bem mais tarde do que você e já são bem sucedidos.
Sua bagagem de conhecimento administrativo é um grande salto em relação aos jovens que estão saindo hoje para o mercado.

Java é uma boa linguagem, por conta das padronizações e sua forte adoção no mercado. Dedique-se antes ao Java, e quando tiver bom domínio da linguagem, procure estudar outras tecnologias.
O foco é a base de tudo, mentalize o que você quer, realize e só então foque em um a nova perspectiva (linguagem).

A melhor forma de aprender é a prática acumulada com estudo intenso. Cursos ajudam lhe dando macetes, mas existem diversos vídeos de tutoriais na internet que poderão lhe dar uma boa base. Com o domínio dos famosos “quick-starts”, salte para livros mais diretos (Use a cabeça, Deitel…).
O caminho da certificação é mandatório, a maioria das empresas a pedem. Estudar para a certificação é um pouco pesado, é bom ter um certo domínio antes de adentrar a esse.

Matemática de longe é uma das disciplinas que você mais utilizará, principalmente no que concerne a funções, conjuntos, lógica aritmética. As demais especialidades da matemática que serão utilizadas irá depender da sua área de atividade principal.
O ideal é estudar para valer em todas as disciplinas, essa de “estudar para passar” poderá te prejudicar no futuro.

A maioria das empresas dispõe de empregos nas mais variadas categorias. Um emprego como Jr varia de R$ 1500 ~ R$ 3000, dependendo da região. Não é tão ruim para quem está começando. A partir do segundo semestre, se você for um camarada “desenrolado”, você consegue uma vaga de Jr, ou até mesmo pleno.

Entao, nao eh impossivel. Eu estou afastado da area de TI no Brasil um bom tempo, mas o que eu tenho visto eh que tem muita gente com idades 25+ trabalhando na area. A popularizacao da area de TI eh relativamente nova, teve um boom por volta do final dos anos 90 e comeco do ano 2000 entao o pessoa que esta na area nao eh tao novo mais.
Tem empresas que preferece contratar gente nova, mas eu nao acho que eh uma preferencia pela idade e sim pelo fato que eles podem contratar essas pessoas por um salario mais baixo, mas na real, eu me manteria afastado de empresas desse tipo.
Como voce nao tem experiencia, talvez seja um problema para comecar, proque provavelmente voce tera que comecar fazendo um estagio ou comecar como junior. Muita gente acha que ajudando em projetos Open Source eh uma boa, sim com certeza vai te dar experiencia, mas as empresas querem registro real de emprego. Talvez esse seja o seu maior desafio, largar um emprego que tenha um retorno legal por um estagio que talvez o retorno nao seja tao bom.

Java eh uma boa linguagem para aprender com certeza, paralelamente ao java, eu aconselho voce a dar uma estudada nos frameworks mais utilizados no mercado, porque Java sozinho, nao faz muita coisa. Seria legal tambem se vc tem interesse tentar aprender .NET e tambem javascript e algum framework, tipo JQuery.

A melhor maneira de aprender uma tecnologia eh acredito que eh meter a mao na massa! Hoje em dia voce nao precisa nem de livro, tem muita coisa na net, em blogs e foruns. Curso na real nao vai adiantar de nada, conhecimento adquirido em cursos nao serve para nada no mundo real, eles ensinam o basico do basico sempre. Ja fiz muitos cursos de programacao, ao final de cada curso achava que manjava muito mas quando comeca a trabalha via que nao sabia nada. Entao, eh uma boa idea estudar sozinho, pensa em algum projeto, escolha a tecnologia e maos a obra.

Nunca estude “soh para passar”, isso nao ajuda. Algumas materias na faculdade parecem ser inuteis mas pode ser que vc vai utilizar no futuro, area de TI nao eh somente saber programar, usar frameworks, isso eh facil. Dificil eh entender as regras de negocio do projeto que voce precisa desenvolver. Eu tive matematica financeira na faculdade, eu achava um saco, depois acabei indo trabalhar num banco (Lehman Brothers) e foi muito uitl algum conhecimento dessa materia.

Como eu disse, trabalhar em projetos open source, nao serve como unica experiencia na hora de procurar um emprego, mas serve como complemento, se vc nao tem condicoes de mudar agora, porque nao pegar um projeto desse para adquirir um pouco de experiencia de um projeto real?

//Daniel

lucasgvpoa,

Passei por uma situação um pouco parecida com a sua.

Apesar de ser bacharel em fisioterapia e mergulhar no ramo de TI, tive que dar uma volta de 360º, te garanto que não foi uma decisão fácil.

Minha opinião:

Acho que você deve permanecer no banco, dependendo do tipo de banco em que você trabalha, procure analisar as oportunidades de trabalho em Java no local em que trabalha. Em que áreas tem. Porque eu acredito é um ponto de partida que você pode se inserir muito bem dentro do setor bancário.

Eu penso assim, na minha cabeça.

Jamais desista,

abs.

:slight_smile: