Tenho 26 anos. Trabalho em um banco há seis anos, em uma função que nada tem a ver com TI. Eu já andava frustrado com meu trabalho há alguns anos, mas por receio de trocar o certo pelo duvidoso, fui adiando a decisão começar uma nova faculdade e mudar de profissão. Esse ano finalmente aceitei que as coisas não poderiam continuar do jeito que estavam e tomei uma atitude. Procurando por uma profissão mais “técnica”, que exigisse raciocínio lógico e criatividade, cheguei à conclusão de que ser programador era algo que eu provavelmente iria gostar de fazer e assim ingressei no curso de Ciência da Computação no segundo semestre desse ano.
Embora eu goste de computadores, não tenho experiência com programação ou desenvolvimente web. E isso meio que me intimidou no início da faculdade. A maioria dos meus colegas tem bons conhecimentos e até mesmo experiência no ramo. Fora isso, a maioria está na faixa dos 18-20 anos, não trabalha ou apenas estagia e tem muito tempo livre pra estudar. Eu, ao contrário, trabalho durante o dia e tenho pouco livre pra estudar.
Dito isso, tenho algumas pergunas pra fazer:
-
É possível alguém, na minha idade e na minha situação, concorrer com esses caras mais novos e ser bem-sucedido na carreira de TI? Eu não estou disposto a desistir tão fácil, mas eu estou sendo realista?
-
A linguagem de programação que está sendo ensinada na faculdade é Java. Eu deveria me dedicar a estudar essa linguagem ou alguma outra? Vale mais a pena me dedicar a aprender profundamente uma linguagem ou superficialmente várias?
-
Qual seria a melhor maneira de aprender? Cursos, livros, certificações?
-
Meu tempo livre é curto. Logo devo escolher muito bem o que estudar. Noto que tem várias disciplinas de matemática, que provavelmente vão ser pouco úteis na minha profissão. Então a que tipo de conteúdos eu deveria realmente me dedicar a estudar e quais eu deveria estudar “só pra passar”?
-