Mudança dos Servidores NF-e, Java para .Net?

Pessoal, boa tarde !

Talvez esse topico não possa ser discutido aqui, mas isso vem me intrigando, algumas pessoas aqui devem participar de projetos de Nota Fiscal Eletronica, um projeto do Governo Federal, em que cada Estado tem um servidor que recebe informações vindas dos contribuintes do Estado, no inicio tinhamos alguns servidores rodando em Java, mas com o passar do tempo os Estados que utilizavam essa tecnologia, estão migrando para o outro lado, para mim não muda muito pois a comunicação e feita via web service.

• Mas queria saber, será que eles estão recebendo algum incentivo da M$ para usar outra tecnologia ?
  • Será que estão tendo muito problema para trabalhar com certificados e web services em Java ?

Fiquei intrigado com isso e gostaria de ver a opinião de vocês, não quero gerar nenhum tipo de atrito, só acho isso estranho.

E ai icefox, beleza ?
Olha vou dar minha opnião.

Se pesquisarmos um pouco, veremos que a plataforma java é cara quando o assunto é profissional. O que adianta ter produtos free e open source mas ter que pagar caro para ter pessoas que mexam com JBOSS, Spring, Struts, EJB, Hibernate e principalmente Linux.

Não é a toa que o Bill Gates visitou o nosso querido presidente um pouco antes de consolidar o projeto!

Na minha opinião, a decisão é política e não técnica.
Hummmm :lol:

Então, também acho que foi politica e também rolou uma verba ai para mudar, não acho que profissional Java é tão mais caro que um profissional .Net, posso estar enganado, mas acho estranho pois é assim acho que fica uma visão ruim para a Plataforma, não que isso va acarrentar em algo, mas você liga em uma das Secretarias que mudou e a pessoa fala, mudamos pois estavamos tento problemas com o servidor Java, tá tem problemas, mas não pode ser que o profissional dele não estava capacitado para trabalhar com isso ? Será que o projeto foi bem desenvolvido, bom tem N fatores né !

Queria ver se alguém que participou do desenvolvimento em java de alguma secretaria sabe porque, mas eu fico ainda com a questar de retorno financeiro e politica também !

Vou ser sincero, pra mim, não muda nada. Porém, sei que, a plataforma Windows, qdo muito exigida, apresenta mais problemas que uma plataforma Unix/Linux. Então, não sei se o barato ficaria caro.
Além do mais, acho o .Net com muita coisa melhor que java. Se o “tio” Gates desse uma força pra plataforma ficar 100% independente de SO, seria ótimo. Eu acho que jamais teria aprendido Java.

PS: Conheço o MONO tá gente, que num é compatível com a plataforma .Net 100% (acho que nem 80%:lol: ) .

Agora, uma coisa não entendo, essa alegação.

Tenho projeto em .net e em java.
o .net vive dando suporte, principalmente quando tem publicação :smiley:

Minha experiencia diz que java, bem desenvolvido e configurado, não dá suporte de jeito maneira…

Pena!

[quote=gustavo.moda]
Agora, uma coisa não entendo, essa alegação.

Tenho projeto em .net e em java.
o .net vive dando suporte, principalmente quando tem publicação :smiley:

Minha experiencia diz que java, bem desenvolvido e configurado, não dá suporte de jeito maneira…

Pena! [/quote]

O que mata no .Net, são as mudanças bruscas. Um projeto que use uma certa característica do dia pra noite fica depreciada. Pra mim. tinha que rodar bem no Linux, 100% compatível. Só isso já tornaria a plataforma muito superior a atual. O sistema operacional Windows pra mim é o maior problema que deve ser superado.

Ok, é uma opnião sua, ninguem pode muda-la, mas acho que as duas plataformas tem seus prós e contras e se equilibram, não estou querendo gerar nenhuma discusão sobre ahhh Java é melhor que .Net, eu desenvolvo nas duas, mas sempre existe uma preferencia a minha é Java. Mas sempre tento ver o que a nas outras plataformas também.

A questão aqui é só para dividir com vocês minhas duvida, queria saber se alguem que participa de projetos de NF-e também viu isso, e se teve alguma explicação das secretarias falando o porque, não que elas nos devam, pois o intuito delas é só disponbilizar o web service não importando a tecnologia. Apenas fiquei intrigado.

Bom eu nao to sabendo disso, sei que desde o principio ja tinha algumas secretarias usando .NET, e outras Java, se alguma ou outra mudou, foram casos isolados.

Politica?? Nao, alem do que o Governo Federal nao pode interferir nas estaduais, cada uma faz na tecnologia que lhe interessar. Outra coisa, a ordem do governo é o opensource, logo Java.

Eu trabalhava em uma secretaria quando o projeto começou, aqui foi feito em java, sem gastar um centavo, seja com treinamento ou consultoria, esta rodando no glassfish, e é um dos estados com melhor nivel disponibilidade.

Não precisa rodar 100% daquilo que existe no windows, pois muita coisa do .NET é específica do SO. Assim como tem muita coisa do mono que não funciona no windows.

Assim como tem enormes partes do .NET que são irrelevantes para muitos projetos e não precisam de tanta atenção.

Um exemplo do que funciona muito bem no mono é a pilha de ASP.NET. Várias empresas desenvolvem no windows e fazem deployment no linux sem problema.

Em contra partida, winforms é um exemplo de uma parte que ainda não funciona tão bem.

O governo poderia simplesmente exigir que os sistemas .NET funcionassem com mono, pois está 100% ao alcance dele corrigir eventuais problemas.

Hã??? acho q isso tá errado pois o governo lula apoia o software livre como vão mecher com .net? :x

Na época que mexi com isso, algumas secretarias usavam .Net e algumas usavam java. Pelo que eu saiba elas são livres em optar.

Sei que estou desenterrando um morto, mas…

Politicagem sempre há, ate um tempo os softwares da receita federal por exemplo. Para apresentar o imposto de renda era preciso ter windows.
Automaticamente, voce teria que comprar um Windows para rodar as aplicacoes do governo. Caraca, sai caro apresentar um IRPF/J mesmo né.
Sem falar em diversos outros casos. Essa eh uma escolha do governo, mas… nao eh assim que se resolvem as coisas. Nao concordo em muitas coisas quanto a essas decisoes politicas (com outras intencoes).

Trabalhei com Java, trabalhei com .NET, trabalhei com Java, trabalhei com .NET, trabalhei com linux, trabalhei com Windows, trabalhei com Linux, trabalhei com Windows…

Meu, sobre esse assunto é muito simples.!

Java tem ainda algumas vantagens que o .NET nao tem, sem sombra de duvidas.!
Gosto muito o .NET, o framework da Microsoft realmente da conta do recado…mas ainda confio mais no Java!

Outro dia me disseram assim: Mas produtos MS a gente paga e tem suporte. Java nao. Cada um por si!!!
Mas nao eh bem assim e voces sabem disso, cansei de o grande suporte dizer (ah, na proxima versao tera isso, resolveremos isso, aquilo), mas os FREEs que sao criticados nao sei por que resolvem estas pendencias muito mais rapido e com melhor qualidade.! Pois buscam a qualidade e nao clientes apra encher sua carteira de dinheiro.!

Depende muito do que voce espera ao eleger uma linguagem/plataforma/… .

Mas falando em SO, o Windows eh muito bom, sem duvida, temos a mania de dizer ruindows, etc, mas cá entre nós, as vezes falamos como se fosse um pesadelo em nossas vidas e nao eh bem assim. Ahhhh falar de virus nao conta. kkkkkk

Mas para servidores, eh realmente uma briga injusta. Eu vi uns comparativos de performance, seguranca, etc em que o Windows era melhor.
Bom, o cara que fez esse teste nao tem muito os pinos no lugar.! Qualquer amador no assunto ja ve as diferencas!
Principalmente se falando em estabilidade.!

Trabalhei por 3 anos em uma e tinhamos diversos servidores de todos os tipos.
Os servidores que tinham maior numero de requisicoes e fluxo de informacoes eram linux, e os menos usados eram Windows (lembrando, todos servers).
Meu, os linux soh eram desligados para fazer limpeza mesmo, ou para mudar de lugar, nunca paravam! E qualquer manutencao dada era feita sem reiniciar o servidor.!

Agora o rui… crashhhhhhhhhhh

Ja vi micros com hardware inferior com linux somente texto instalado dar show em muito cara bao por ai.

O Governa Federal não interfere, mas o Estadual sim. Foi isso que, por exemplo, aconteceu na Sefaz SP. Há uma diretriz para adoção de .Net nos novos projetos, mas não sei se isso interferiu nos projetos já existentes como Sintegra/NF-e.