[quote=rafitas]Outra coisa que as vezes me pergunto é se eu realmente tenho o perfil de programador. Muitas vezes vejo que quando o programador é bom é aquele que abre o registro do windows, altera tudo, sabe mecher em linux, sabe tudo de TI, servidores, etc…
E lembro que eu adorava programar mas o que eu sabia até entao era apenas usar o framework e fazer a coisa funcionar(com o servidor todo funcionando pra mim já) e quando eu via que eu não me interessava tanto por aprender a configurar o servidor, etc eu pensava que eu não tinha o perfil sabe?[/quote]
Citei só essa parte do seu texto.
O que você acha de rever esse seu pensamento de “perfil de programador”?
Essa história do “nerdão” que fuça em tudo e prefere escrever 10 linhas de comando ao invés de clicar em um botão é passado. O “saber tudo de TI” é conversa. Toda empresa bem estruturada, que presta um serviço de qualidade tem os profissionais que das especificações funcionais, arquitetos, programadores, pessoal de infra-estrutura, etc.
Você não é obrigado a saber tudo, nenhuma empresa vai te contratar pra ser programador Java, por exemplo, e ficar te perguntando coisas inerentes a infra-estrutura. Cada área é especializada.
Tudo no seu tempo colega, claro que o conhecimento pelo menos básico de cada área de TI você precisa ter. Mas não vá pensando que o profissional de TI é uma enciclopédia ambulante.
Fazendo até uma comparação grosseira: eu não conheço alguém que saiba tudo sobre mecânica, elétrica, eletrônica e latoaria de carros. Eu conheço mecânicos muito bons, latoeiros muito bons e eletricistas automotivos muito bons. Nunca vi alguém que saiba tudo isso muito bem…
A questão do “não ter interesse em configurar o servidor” é mais um indicativo do que falei acima. Cada profissional com a sua especialização. Deixa o cara da infra configurar o servidor, deixa o pessoal de implantação se preocupar com o hardware e o balanceamento de carga do servidor do cliente!
Nada é tão difícil que não possa ser aprendido, e tudo leva certo tempo!