Mudei de carreira e resumidamente vou contar o que aconteceu comigo ultimamente e queria saber qual a opinião de vocês.
Comecei a faculdade(sistemas de informação) e já vi que gostava de programação. No primeiro ano mesmo consegui uma vaga de estágio para trabalhar com programação .NET em uma corretora de valores. Já tinha sido efetivado, gostava bastante(inclusive descobri uma outra paixão minha que é o mercado financeiro) mas eu mechia com a parte do site e comecei a perceber que pouco trabalhava com programação efetivamente e mais ficava resolvendo problemas corriqueiros do dia a dia(além disso a equipe era pequena e eu queria conhecer pessoas, trabalhar em outros lugares)
Paralelo a isso, na minha faculdade(FIAP em SP) sempre ouvi falar muito bem da profissão de se trabalhar com os processos de uma empresa, mais especificamente, de se trabalhar com ERP’s e ouvi bastante sobre SAP e os alto salários que a área oferece. Ao pesquisar na net achei bastante coisa sobre isso e vi que é bem difícil entrar na área já que as vagas disponíveis normalmente são pra pleno ou senior. Muita gente falando sobre fazer academia que são cursos que custam de R$ 5000,00 pra cima, etc
Fiquei com vontade de entrar na área mas ao mesmo tempo não estava disposto a pagar academia pra tentar entrar nem nada. Depois de um tempo, surgiu a oportunidade de um estágio na área de SAP funcional. Participei de 3 etapas de um processo seletivo e consegui a vaga! Realmente são poucas oportunidades como essa que aparecem no mercado e estou tendo uma ótima oportunidade! Porém hoje estou trabalhando com SAP(no módulo SD) e percebendo que não sei ao certo se é isso mesmo que eu queria fazer.
Agora vou dizer os pontos que me deixam confuso:
1- Ouço bastante falar que devemos fazer o que gostamos e eu gostava de programar. Hoje em dia, fico escutando direto podcasts sobre programação e tecnologia e fico pensando, nossa se até no meu tempo livre gosto de escutar isso por que não trabalharei com isso?
2- Vejo que programação está intimimamente ligada com empreendedorismo e com gostar do que faz. Hoje em dia existem várias startups, eventos sobre linguagens de programação, etc. De maneira geral, vejo que nessa área a mente das pessoas está cada vez mais voltada com ter liberdade e gostar do que faz. Todas essas coisas me fazem querer bastante voltar pra área.
3- Os salários na área de SAP parecem ser bem mais altos
4- Me parece que hoje em dia é cada vez mais fácil ser programador e a informação sobre tudo disso é muito aberta(o que é bom e ruim) porque ao mesmo tempo que é bom, não é uma área ‘restrita’ como SAP e isso me faz pensar que “qualquer um” consegue entrar na área, fazendo os salários cairem.(Principalmente das empresas pequenas que me parecem ser a maioria que trabalha com .NET)
5- Dizem que um profissional SAP que conhece tanto a área de negócios como também conhece tecnologia é raro e só nesse aspecto eu já tenho vantagem em relação a muita gente.
6- Trabalhar com SAP parece ser super burocrático, regrado, e vejo que muita gente quer entrar apenas pelo dinheiro.
7- Penso em um dia ir morar fora e esse simples artigo me deixou bastante motivado: http://www.profissionaisti.com.br/2011/06/ti-na-australia-um-mar-de-oportunidades-e-de-dinheiro/
Bom, tem mais algumas dúvidas que tenho mas já escrevi DEMAIS. Ficou grande mais acho muito interessante debatermos sobre isso e queria uma opinião externa sobre esses pontos e sobre o assunto em geral.
Obrigaadoo