Mudança na carreira - Programação para SAP

Mudei de carreira e resumidamente vou contar o que aconteceu comigo ultimamente e queria saber qual a opinião de vocês.

Comecei a faculdade(sistemas de informação) e já vi que gostava de programação. No primeiro ano mesmo consegui uma vaga de estágio para trabalhar com programação .NET em uma corretora de valores. Já tinha sido efetivado, gostava bastante(inclusive descobri uma outra paixão minha que é o mercado financeiro) mas eu mechia com a parte do site e comecei a perceber que pouco trabalhava com programação efetivamente e mais ficava resolvendo problemas corriqueiros do dia a dia(além disso a equipe era pequena e eu queria conhecer pessoas, trabalhar em outros lugares)

Paralelo a isso, na minha faculdade(FIAP em SP) sempre ouvi falar muito bem da profissão de se trabalhar com os processos de uma empresa, mais especificamente, de se trabalhar com ERP’s e ouvi bastante sobre SAP e os alto salários que a área oferece. Ao pesquisar na net achei bastante coisa sobre isso e vi que é bem difícil entrar na área já que as vagas disponíveis normalmente são pra pleno ou senior. Muita gente falando sobre fazer academia que são cursos que custam de R$ 5000,00 pra cima, etc

Fiquei com vontade de entrar na área mas ao mesmo tempo não estava disposto a pagar academia pra tentar entrar nem nada. Depois de um tempo, surgiu a oportunidade de um estágio na área de SAP funcional. Participei de 3 etapas de um processo seletivo e consegui a vaga! Realmente são poucas oportunidades como essa que aparecem no mercado e estou tendo uma ótima oportunidade! Porém hoje estou trabalhando com SAP(no módulo SD) e percebendo que não sei ao certo se é isso mesmo que eu queria fazer.

Agora vou dizer os pontos que me deixam confuso:

1- Ouço bastante falar que devemos fazer o que gostamos e eu gostava de programar. Hoje em dia, fico escutando direto podcasts sobre programação e tecnologia e fico pensando, nossa se até no meu tempo livre gosto de escutar isso por que não trabalharei com isso?
2- Vejo que programação está intimimamente ligada com empreendedorismo e com gostar do que faz. Hoje em dia existem várias startups, eventos sobre linguagens de programação, etc. De maneira geral, vejo que nessa área a mente das pessoas está cada vez mais voltada com ter liberdade e gostar do que faz. Todas essas coisas me fazem querer bastante voltar pra área.
3- Os salários na área de SAP parecem ser bem mais altos
4- Me parece que hoje em dia é cada vez mais fácil ser programador e a informação sobre tudo disso é muito aberta(o que é bom e ruim) porque ao mesmo tempo que é bom, não é uma área ‘restrita’ como SAP e isso me faz pensar que “qualquer um” consegue entrar na área, fazendo os salários cairem.(Principalmente das empresas pequenas que me parecem ser a maioria que trabalha com .NET)
5- Dizem que um profissional SAP que conhece tanto a área de negócios como também conhece tecnologia é raro e só nesse aspecto eu já tenho vantagem em relação a muita gente.
6- Trabalhar com SAP parece ser super burocrático, regrado, e vejo que muita gente quer entrar apenas pelo dinheiro.
7- Penso em um dia ir morar fora e esse simples artigo me deixou bastante motivado: http://www.profissionaisti.com.br/2011/06/ti-na-australia-um-mar-de-oportunidades-e-de-dinheiro/

Bom, tem mais algumas dúvidas que tenho mas já escrevi DEMAIS. Ficou grande mais acho muito interessante debatermos sobre isso e queria uma opinião externa sobre esses pontos e sobre o assunto em geral.

Obrigaadoo

Bom, como eu tive uma experiência parecida com a sua, acho que vale opinar.

Eu trabalhava em uma consultoria, onde desenvolvia um sistema usando um framework Java, eu gostava bastante do que fazia, era divertido e eu ficava motivado pra estudar cada vez mais. Aí o que aconteceu?

A empresa em questão tinha uma parceria com a SAP, então eles escolheram uns funcionários internos, e enviaram para lá, eu estava entre eles. No tempo que fiquei lá, fiquei envolvido no módulo de MM, e sinceramente, não gostei, não pelo módulo, mas por ser funcional, eu sempre gostei do técnico, de colocar a mão no código, e lá não estava nem perto disso.

Passado o tempo do projeto, nós voltamos para nossas posições anteriores, e 2 pessoas que tinham ido comigo, decidiram ir pra área, falaram com os gestores lá e conseguiram, então eu conseguiria também, eu sei que SAP paga salários astronômicos e fenomenais, mas isso não me atraiu. Eu sabia do que gostava, e não me arrependo da escolha que fiz.

Eu por ser novo e não ter tantas responsabilidades financeiras, me dou o luxo de me perguntar o seguinte: “Se o salário fosse o mesmo, qual você escolheria?” E na hora, fiz a escolha que fiz e estou feliz com ela até hoje :slight_smile:

Os 2 amigos continuaram, ficam viajando o Brasil todo por projetos, e em umas conversas eu já vi que ganhavam mais do que eu, mas sinceramente, se eu estivesse com eles, não estaria gostando.

Resumindo, depende de você :slight_smile: Aceita programar ganhando menos? (Apesar de que ainda pode ganhar mais, é raro, mas perfeitamente possível).

– > SAP

Não entendi :slight_smile: O que isso quis dizer?

Não entendi :slight_smile: O que isso quis dizer?[/quote]

hehehe… achei q fosse intuitivo rs…

quis dizer, vai de sap… prr rs
[color=red]
The Grass Is Greener On The Other Side
[/color]

mas falando sério agora, com certeza, eu ficaria com SAP, o mercado tb tem oportunidade p/ desenvolver e, vc sempre poderá pegar projetos avulsos pra “brincar” com Java… no entanto, materiais, oportunidades pra SAP todos sabemos q sao mais restritivos sem falar do salário q alguns falam com hipocresia q o importante é a pura e total satisfação no trabalho o resto é consequencia, isso é conversa afiada, pois num mundo capitalista o qual vivemos vc nao consegue nem usar um banheiro numa paderia senao tiver uns trocados na carteira! pois tem uma placa grande pendurada na porta “5 reais o uso do banheiro”.

Não entendi :slight_smile: O que isso quis dizer?[/quote]

hehehe… achei q fosse intuitivo rs…

quis dizer, vai de sap… prr rs
[color=red]
The Grass Is Greener On The Other Side
[/color]

mas falando sério agora, com certeza, eu ficaria com SAP, o mercado tb tem oportunidade p/ desenvolver e, vc sempre poderá pegar projetos avulsos pra “brincar” com Java… no entanto, materiais, oportunidades pra SAP todos sabemos q sao mais restritivos sem falar do salário q alguns falam com hipocresia q o importante é a pura e total satisfação no trabalho o resto é consequencia, isso é conversa afiada, pois num mundo capitalista o qual vivemos vc nao consegue nem usar um banheiro numa paderia senao tiver uns trocados na carteira! pois tem uma placa grande pendurada na porta “5 reais o uso do banheiro”.

[/quote]

Agora eu que não entendi… tá, entendi, mas levei um bom tempo pra decifrar.

Eu acho que temos que ser úteis. Se você é útil em uma área, continue sendo útil porque é mais fácil você aprender a gostar do que faz do que conseguir fazer o que gosta. O mercado precisa de gente útil e não de quem gosta do que faz. Gostar do que faz não implica em ser um bom profissional.

É aí que eu discordo de você em partes.

Não tem como negar que você passa a maior parte do seu dia no trabalho, você pode falar que gasta só 8 horas de 24, mas tem a ida, a volta, as horas extras, e todo o resto que envolve o seu trabalho. Então se você não gosta do que faz, invariavelmente terá problemas, seja infelicidade, seja stress ou até desânimo.

Então eu acho que fazer uma decisão por causa de dinheiro as vezes é burrada. Eu passei 3 meses com SAP, e não via a hora de voltar. Tinha certeza de que não me daria bem. E ainda tem esse detalhe, se você faz o que não gosta, não vai ser o melhor profissional.

E ainda tem outra coisa. Eu, na minha opinião, não ganho mal :slight_smile:

[quote=Rodrigo Sasaki]Não tem como negar que você passa a maior parte do seu dia no trabalho, você pode falar que gasta só 8 horas de 24, mas tem a ida, a volta, as horas extras, e todo o resto que envolve o seu trabalho. Então se você não gosta do que faz, invariavelmente terá problemas, seja infelicidade, seja stress ou até desânimo.

Então eu acho que fazer uma decisão por causa de dinheiro as vezes é burrada. Eu passei 3 meses com SAP, e não via a hora de voltar. Tinha certeza de que não me daria bem. E ainda tem esse detalhe, se você faz o que não gosta, não vai ser o melhor profissional.

E ainda tem outra coisa. Eu, na minha opinião, não ganho mal :)[/quote]

Eu já pensei muito sobre isso também e não consigo mais pensar em fazer o que eu gosto. Eu só consegui subir na carreira fazendo coisas que eu não gostava, mas que eu fazia muito bem.

Eu mudei um pouco e hoje eu não faço coisas que eu não gosto. Parece estranho, mas, se parar pra pensar, existe aquilo que você gosta, aquilo que você não gosta e aquilo que você não se importa.

[quote=Ataxexe]Eu já pensei muito sobre isso também e não consigo mais pensar em fazer o que eu gosto. Eu só consegui subir na carreira fazendo coisas que eu não gostava, mas que eu fazia muito bem.

Eu mudei um pouco e hoje eu não faço coisas que eu não gosto. Parece estranho, mas, se parar pra pensar, existe aquilo que você gosta, aquilo que você não gosta e aquilo que você não se importa.[/quote]
Nesse caso você tem razão. Não posso dizer que gosto de tudo que eu faço. Existem partes no trabalho que não gosto, porém são necessárias, e não vou deixar de fazer simplesmente porque não gosto. Mas no geral eu gosto da minha carreira, não sei se seria bem sucedido fazendo outra coisa.

Pra ser sincero, se fosse pra fazer o que eu mais gosto, passaria o dia estudando música hehehe

É aí que eu discordo de você em partes.

Não tem como negar que você passa a maior parte do seu dia no trabalho, você pode falar que gasta só 8 horas de 24, mas tem a ida, a volta, as horas extras, e todo o resto que envolve o seu trabalho. Então se você não gosta do que faz, invariavelmente terá problemas, seja infelicidade, seja stress ou até desânimo.

concordo.

[quote=Ataxexe][quote=Rodrigo Sasaki]Não tem como negar que você passa a maior parte do seu dia no trabalho, você pode falar que gasta só 8 horas de 24, mas tem a ida, a volta, as horas extras, e todo o resto que envolve o seu trabalho. Então se você não gosta do que faz, invariavelmente terá problemas, seja infelicidade, seja stress ou até desânimo.

Eu já pensei muito sobre isso também e não consigo mais pensar em fazer o que eu gosto. Eu só consegui subir na carreira fazendo coisas que eu não gostava, mas que eu fazia muito bem.

Eu mudei um pouco e hoje eu não faço coisas que eu não gosto. Parece estranho, mas, se parar pra pensar, existe aquilo que você gosta, aquilo que você não gosta e aquilo que você não se importa.[/quote]

entendo e concordo.

Uns anos atrás pensei em ir para a área de SAP, mas os treinamentos eram e são muito caros.
Participei de um projeto nos últimos meses, na Gerdau aqui do RS, onde precisei fazer um projeto java q lesse emails de uma conta Exchange Server e passar estas informações para o SAP.
Nesse projeto tive oportunidade de conhecer o ritmo de trabalho, falar sobre a carreira SAP com os colegas de projeto e principalmente com o gerente do projeto.

Resumindo: vi q realmente pagam bem, mas vagas para júnior é difícil, e normalmente os projetos são de 3 - 4 meses e se precisa viajar muito, gosto de viajar, mas ficar 3 - 4 meses longe da família (tenho uma filha pequena) voltando somente no fds de viagem tem q ser avaliado.

[]s

Investir profissionalmente em algo que não se gosta de fazer é o primeiro passo para o fracasso. Digo por experiência própria.

Vai chegar o momento (e a hora que esse momento chega é diferente para cada um) em que o dinheiro não vai importar mais. Você vai preferir ganhar 2x menos, mas ter o prazer de trabalhar no que gosta, ou no que se importa, ou no que te desgasta psicologicamente menos. Isso tudo é o “gostar do que faz”.

[quote=fabiophx]Uns anos atrás pensei em ir para a área de SAP, mas os treinamentos eram e são muito caros.
Participei de um projeto nos últimos meses, na Gerdau aqui do RS, onde precisei fazer um projeto java q lesse emails de uma conta Exchange Server e passar estas informações para o SAP.
Nesse projeto tive oportunidade de conhecer o ritmo de trabalho, falar sobre a carreira SAP com os colegas de projeto e principalmente com o gerente do projeto.

Resumindo: vi q realmente pagam bem, mas vagas para júnior é difícil, e normalmente os projetos são de 3 - 4 meses e se precisa viajar muito, gosto de viajar, mas ficar 3 - 4 meses longe da família (tenho uma filha pequena) voltando somente no fds de viagem tem q ser avaliado.

[]s[/quote]
Acho q vc resumiu da melhor forma possível… Tempos atrás eu tb busquei informações acerca do mundo SAP e cheguei na mesmíssima conclusão q vc, sem por e sem tirar uma palavra:

• cursos caros
  • viajam muito
  • projetos curtos
  • altos salários
  • maior demanda por profissionais pleno e sênior

[quote=michel79]Investir profissionalmente em algo que não se gosta de fazer é o primeiro passo para o fracasso. Digo por experiência própria.

Vai chegar o momento (e a hora que esse momento chega é diferente para cada um) em que o dinheiro não vai importar mais. Você vai preferir ganhar 2x menos, mas ter o prazer de trabalhar no que gosta, ou no que se importa, ou no que te desgasta psicologicamente menos. Isso tudo é o “gostar do que faz”.[/quote]

já passei na pele por uma situação em q estava totalmente insatisfeito com o q fazia, daí mudei de “sub” área, sei exatamente o quão desmotivador é trabalhar no q não gosta, a migração demandou meses ganhando bem menos do q eu valia no mercado na área q não tinha felicidade…

[…] hj, estou contente trabalhando com java… rs hehehe

mas n recusaria uma oportunidade SAP, digo isso pq eu tenho um perfil flexível neste contexto.

EDITED:
Me aventurar por alguns meses.

[quote=andredecotia][quote=fabiophx]Uns anos atrás pensei em ir para a área de SAP, mas os treinamentos eram e são muito caros.

[]s[/quote]
Acho q vc resumiu da melhor forma possível… Tempos atrás eu tb busquei informações acerca do mundo SAP e cheguei na mesmíssima conclusão q vc, sem por e sem tirar uma palavra:

• cursos caros
  • viajam muito
  • projetos curtos
  • altos salários
  • maior demanda por profissionais pleno e sênior[/quote]

SAP é um mercado que está muito aquecido.

A empresa onde estagio é parceira mundial da SAP, com centenas de soluções implantadas mundo afora. Estão contratando e treinando funcionários que tenham interesse em trabalhar com SAP, porque realmente a demanda está alta.

Paga bem, grandes chances de crescimento, mas temos que avaliar que toda grande empresa atualmente usa SAP(pouquíssimas exceções) e as demandas estão bem descentralizadas, portanto, dalhe viajar se quer se manter ativo na área…

Já fui convidado para um treinamento em SAP, mas recusei. Meus objetivos são outros, e se é pra ganhar mais perdendo qualidade de vida, prefiro ficar com meu humilde salário, mas perto da família e da cidade em que gosto de viver…

Na empresa que trabalho o frontend dos sistemas são todos Java e backend SAP. Terei a oportunidade de fazer um treinamento de ABAP, outro de MM. Bem, vou fazer, pois conhecimento nunca é demais. Porém mesmo com os grandes salários de quem trabalha com SAP não parece ser minha praia.
SAP é muito fechado, não se encontra material, não vejo compartilharem o que sabem, é cada um na sua amarrando conhecimento pra continuar ganhando bem. Posso estar enganado mas essa é a impressão que tenho. Alguns não são assim, mas a maioria.

Eu gosto de Java, gosto de comunidade, gosto de desenvolver, de ensinar, de palestrar, de ir a eventos, ajudar as pessoas. O mundo Java é muito mais aberto. Isso acaba gerando um monte de desenvolvedor meia tigela também. Diz que programa em Java mas não sabe nada. Fazer o que? Os bons vão se destacar e ganhar bem também. Tenho oportunidade de ir pro SAP, mas minha decisão é que irei aprender o que for possível e continuar no Java, mesmo que ganhe menos. Salário está entre as minhas principais motivações em um trabalho, mas com certeza não é a primeira, nem a segunda.

[quote=fredericomaia10]Na empresa que trabalho o frontend dos sistemas são todos Java e backend SAP. Terei a oportunidade de fazer um treinamento de ABAP, outro de MM. Bem, vou fazer, pois conhecimento nunca é demais. Porém mesmo com os grandes salários de quem trabalha com SAP não parece ser minha praia.
SAP é muito fechado, não se encontra material, não vejo compartilharem o que sabem, é cada um na sua amarrando conhecimento pra continuar ganhando bem. Posso estar enganado mas essa é a impressão que tenho. Alguns não são assim, mas a maioria.

Eu gosto de Java, gosto de comunidade, gosto de desenvolver, de ensinar, de palestrar, de ir a eventos, ajudar as pessoas. O mundo Java é muito mais aberto. Isso acaba gerando um monte de desenvolvedor meia tigela também. Diz que programa em Java mas não sabe nada. Fazer o que? Os bons vão se destacar e ganhar bem também. Tenho oportunidade de ir pro SAP, mas minha decisão é que irei aprender o que for possível e continuar no Java, mesmo que ganhe menos. Salário está entre as minhas principais motivações em um trabalho, mas com certeza não é a primeira, nem a segunda.[/quote]

Isso que SAP tá tomando conta e o mercado conta com muitos profissionais…

Imagina PeopleSoft(sim, to trabalhando com isso). No Brasil só se acha profissionais pra isso em SP. Tem um tiquinho no RJ, mas de resto só em SP. E a comunidade também é muito fechada! A documentação muito fraca…

Galera, so consegui parar pra responder agora quando cheguei em casa. Desde já obrigado pelas dicas de todos

Então cara, estou exatamente nesse mesmo dilema. Se eu tivesse certeza que o salário fosse o mesmo escolheria programar… Porém, querendo ou não, os salários fazem a diferença. Ouvi falar de junior em SAP ganhando 5 pau, e tambem ja ouvi falar de senior em .NET ganhando 6… Claro, não dá pra saber até que ponto essas minhas pesquisas fazem sentido mas de qualquer maneira vejo na minha frente a possibilidade de construir uma carreira ‘sólida’ e mais ‘segura’ vamos dizer assim…

Porém, ainda ouço podcasts, vejo várias startups saindo e as pessoas necessitando de gente pra trabalhar com tecnologia tal… E se eu fosse seguir meu coração, sairia pra esses eventos, iria trabalhar cada hora em uma startup, sei la! Queria liberdade sabe? E vejo que essa cultura de mais liberdade está começando a surgir aqui em SP(Sei que lá fora é bem mais assim né…).

Acho que o que eu sentia que me trazia mais felicidade era que eu ‘fazia acontecer’ e que eu estava desenvolvendo habilidades em mim que podem ser úteis pra qualquer coisa. Sei lá cara, ao mesmo tempo que acho programar fantástico, vejo que cada vez mais programadores estão virando ‘operários’ do software vamos dizer assim… É visto como se fosse apenas o pedreiro, e todo o resto é discutido pelos caras acima.

E o que vejo também(Por favor me corrijam se eu estiver errado) é que está cada vez mais fácil desenvolver software. Os frameworks facilitam muito e existe MUITA empresa que prefere um junior que resolva mesmo que seja copiando e colando codigo de qualquer doido na internet do que pagar um senior.

É exatamente esse meu medo.

Sobre viajar que vocês comentaram, apesar de namorar, acho que dependendo de como fosse seria uma experiência bacana pra mim.

[quote]SAP é muito fechado, não se encontra material, não vejo compartilharem o que sabem, é cada um na sua amarrando conhecimento pra continuar ganhando bem. Posso estar enganado mas essa é a impressão que tenho. Alguns não são assim, mas a maioria.

Eu gosto de Java, gosto de comunidade, gosto de desenvolver, de ensinar, de palestrar, de ir a eventos, ajudar as pessoas. O mundo Java é muito mais aberto. Isso acaba gerando um monte de desenvolvedor meia tigela também. Diz que programa em Java mas não sabe nada. Fazer o que? Os bons vão se destacar e ganhar bem também. Tenho oportunidade de ir pro SAP, mas minha decisão é que irei aprender o que for possível e continuar no Java, mesmo que ganhe menos. Salário está entre as minhas principais motivações em um trabalho, mas com certeza não é a primeira, nem a segunda.[/quote]

Cara é exatamente desse jeito que to pensando… Mas assim, não consigo tomar a decisão porque tem vários pontos de vista. Do mesmo jeito que penso exatamente como você(gosto de desenvolver, gosto de eventos, conhecer pessoas, ver a coisa acontecendo) eu também penso algumas coisas como por exemplo, que eu estou lendo vários livros sobre investimentos e penso em juntar o máximo de dinheiro que eu conseguir trabalhando com SAP pra me aposentar mais cedo também.

Outra coisa que as vezes me pergunto é se eu realmente tenho o perfil de programador. Muitas vezes vejo que quando o programador é bom é aquele que abre o registro do windows, altera tudo, sabe mecher em linux, sabe tudo de TI, servidores, etc…
E lembro que eu adorava programar mas o que eu sabia até entao era apenas usar o framework e fazer a coisa funcionar(com o servidor todo funcionando pra mim já) e quando eu via que eu não me interessava tanto por aprender a configurar o servidor, etc eu pensava que eu não tinha o perfil sabe?

Mas também galera, estou há pouco tempo trabalhando com SAP(apenas 1 mes) mas como sou muito ansioso já comecei a pesquisar sobre o que quero ao perceber que algumas coisas não me agradam(como por exemplo, a burocracia e ter que estudar tudo sobre coisas fiscais por exemplo). Acho que vou dar um pouco mais de tempo… De qualquer maneira adoro ver o ponto de vista de outras pessoas que estão de fora