Muitos problemas

Quer ajudar mas está com prequiça de ler tudo, não precisa, leia somente o ultimo post!

Olá sou novo no fórum de vocês, mas estou com problemas e espero que vocês possam me ajudar.

Apesar de já saber um pouco de C#, estou aprendendo java a muito pouco tempo, e temo que essa transição está sendo um pouco traumatica, já de cara tenho que migrar um sistema complexo de C# para Java.

Bom, vocês não sabem a quantidade de dúvidas que eu tenho, mas vou começar com uma simples:

Como eu verifico a existência de um arquivo na máquina do usuário?

import java.io.*;
...
String s = "C:\AUTOEXEC.BAT";
File f = new File (s);
if (f.exists()) {
    System.out.println ("O arquivo autoexec.bat foi encontrado.");
}

Muito obrigado.

Se me permitem, tenho mais uma dúvida, tenho que criar um tipo de tabela aonde eu posso adicionar dados para depois salvar em um documento XML.

Tentei fazer algo parecido com o ResultSet, mas não consegui adicionar novas linhas manualmente com ele, existe como?

Pesquisei um pouco, descobri a JTable e a XMLFormatter, mas não entendi seus funcionamentos muito bem, se alguém estiver disposto a dar um leve explicada, ou indicar um link/artigo, ficaria agradecido.

Eu acho que você quer procurar um arquivo?

Cabei de cria ve se serve.
Mas no nome do arquivo é Case Sensetive
Se você quiser achar o arquivo IExplorer não achara com IEXplorer

package mark;

import java.io.File;

public class Scan {
	private String criteria;
	private boolean has;

	public Scan(String initialDir, String criteria) {
		this.criteria = criteria;
		File f = new File(initialDir);
		if (f.isDirectory()) {
			try {
				scan(f.listFiles());
			} catch (InterruptException e) {
				System.out.println(e.count);
			}
		}
		System.out.println(has);
	}

	public static void main(String[] args) {
		new Scan("C:\", "AUTOEXEC");
	}

	private void scan(File[] f) throws InterruptException {
		try {
			for (File file : f) {
				if (file.isDirectory())
					scan(file.listFiles());