Música no trabalho: ajuda ou atrapalha a produtividade?

Eu amo Rock, é meu primeiro estilo favorito de música…porém eu curto muito musica eletrônica, e ouço muito também para programar, me da emoção e incentivo, gosto muito…

E também pq música enetrônica lembra tecnologia, computadores…

Como o cara consegue se concentrar escutando música?

Eu não consigo programar ouvindo música não, pois lógica requer concentração, pelo menos para mim.

Só escuto quando o trabalho é sacal e mecânico. Criatividade e eficiência requer concentracao, mas vejo que muita gente escuta, só não sei como eles conseguem se concentrar.

[quote=saoj]Como o cara consegue se concentrar escutando música?

Eu não consigo programar ouvindo música não, pois lógica requer concentração, pelo menos para mim.[/quote]
Eu acho que isso acaba sendo bem pessoal mesmo… já me viram com um livro na mão estudando e com um fone no ouvido, achando que eu era doido de estudar daquele jeito, mas pra mim funciona, a música não chega atrapalhar, tanto porque acabo não prestando tanta atenção nela enquanto estudo.

E se for ver a alternativa, as conversalhadas alheias me atrapalham muito mais.

[quote=saoj]Como o cara consegue se concentrar escutando música?

Eu não consigo programar ouvindo música não, pois lógica requer concentração, pelo menos para mim.

Só escuto quando o trabalho é sacal e mecânico. Criatividade e eficiência requer concentracao, mas vejo que muita gente escuta, só não sei como eles conseguem se concentrar.[/quote]A música me ajuda a concentrar pois isola o barulho ao meu redor. [=
A música não entra como foco da minha atenção, mas como um “abador” de ruídos externos. [=

Pra mim não atrapalha não… Até pelo contrario. =)

Só que prefiro ouvir rádio, ficar só no MP3 enjoa, mesmo com um arsenal de músicas diversificadas.

Rádio tem propaganda e talz, mas é bem variado, toca coisa antiga, nova, etc… E o legal é quando começa a tocar, você lembra ou tenta adivinhar e talz, pq no MP3 mesmo no randomico, você ja sabe as músicas que podem vim ¬¬’

Radios que mais ouço (São Paulo): 104.1 / 88.1 / 95.3 / 89.1 / 98.5 / 106.3 / 97.7 =P

[quote=jakefrog]A música me ajuda a concentrar pois isola o barulho ao meu redor. [=
A música não entra como foco da minha atenção, mas como um “abador” de ruídos externos. [=[/quote]

Comigo é bem por aí, a música ajuda a me “fechar em meu mundinho”, e pode parecer loucura, mas as vezes a adrenalina chega até a subir quando to desenvolvendo algo - principalmente quando funciona - e ao mesmo tempo estou ouvindo um bom som.

Estudo ouvindo música também, por mais que não tenha fundamento eu penso em algo do tipo “a parte do meu cérebro que precisa digerir o conteúdo do livro fica livre, todo o resto se ocupa com a música pra não entrar informação inútil!”.

Creio que para manter a concentração a música precisa ser mais uniforme, sem muita mudança de andamento.
Se eu ouvir um rock progressivo por exemplo, não consigo não ficar prestando atenção na música…

Como o pessoal disse, pra mim também depende da música e da complexidade do que estou fazendo. Quando é mais difícil, prefiro não ouvir nada.

Eu gosto muito de música clássica, mas acho difícil programar ouvindo. Quando vejo já me perdi na música… :S

A melhor coisa é chegar no trabalho e ja botar os fones de ouvidos pra dar aquele alegria geral, eu sempre custumo fazer isso!

e quando vou programar uso sempre , parece que não perco a concentração, fico fixo no meu trabalho em si…

é isso ai…

Consigo trabalhar durante um tempo com música. Mas chega uma hora que enche o saco e tiro os fones. Pra variar rock 'n roll pesado, mas num volume médio/baixo.

Ouvir musica eletronica me faz muito mais produtivo mas de vez em quando é legal ouvir um rock para nao ficar louco.

Se eu não ouvir as vertentes da música eletrônica (dance, trance, psy dentre outras) de vez em quando também, fico cansado… :smiley: Rs…

Eu gosto de umas vertentes pesadas do trance, tipo full on night/morning/groove, dark, prog trance, uns high tech.

Opa… Esse manja! Rs… :smiley: 8)

Opa… Esse manja! Rs… :smiley: 8) [/quote]

Quando algo exige uma concentração grande eu tento não escutar nada. Agora se estou fazendo o velho e querido CRUD ou algo bem simples, fico escutando música/podcast/audioaula e faço o serviço numa boa. Só não fico muito tempo porque não gosto muito de fone de ouvido.
em um antigo emprego tinha um rádio na sala onde eu trabalhava. Era até legal pra distrair, ter algo pra conversar com os outros colegas etc., evitando que o trabalho ficasse monótono.

É, isso eu já não consigo, ouvir podcasts e trabalhar pra mim não dá certo. Das duas uma, ou o serviço sai mal feito ou o podcast é ignorado.

Acho que a música estilmula bastante, eleva o raciocínio além da concentração.

Além de não permitir que durante o trabalho se tenha um stress.

Mas acredito que isso varie de função para função, para quem trabalha na área de informática acho muito bom.

Minha experiência foi a seguinte:

Trabalhei 7 meses, mais ou menos… sem escutar música… qualquer coisa ao meu redor me distraia… até mesmo uma pessoa andando, talvez não ao ponto de me fazer perder o foco no serviço… mas por alguns segundos me faziam perder o foco.

Estou trabalhando a mais ou menos 1 mês escutando música, com um fone de ouvido tão fechado que não escuto nada ao redor…
O trabalho está rendendo muito, fico focado no que estou fazendo e quando vejo… já fiz…

e pelo o que eu reparei, eu nem estou prestando a atenção na música, isso faz eu apenas me desligar do mundo ao redor.
Mas de qualquer forma, acredito que varia de pessoa para pessoa.

Abraço a todos!

Eu detesto ouvir música trabalhando, gosto muito de rock e não ouço nada só por ouvir. Quando ouço música é na caixa e bem alto concentrado totalmente nos detalhes da música. É horrível essa coisa, as vezes é bom querer conversar com o colega do lado e fica muito chato olhar pro lado e ver que a pessoa tá com fone totalmente isolada do ambiente. Nas últimas décadas criaram um padrão de ambiente aberto para ser mais dinâmico ao invés de várias salas ou divisórias isolando, mas as pessoas se isolam do mesmo jeito com um fone de ouvido.