Mustang (JDK 6.0) Beta 2 disponível para download

O Mustang Beta 2 está disponível para download.

A lista dos novos recursos do Mustang está disponível em:

http://java.sun.com/developer/technicalArticles/J2SE/Desktop/mustang/beta2.html

O download está disponível em:

http://java.sun.com/javase/6/

Divirtam-se!

o pessoal da sun pirou de vez! voces leram o whats new?

ta cheeeeio de piadinhas, brincadeiras e coisas geek! comedia.

MUITO legal eles colocarem o derby hein?

Acho que não vai ter muito impacto isso não, afinal ele só vem no JDK, não no JRE. E desenvolvedor já está acostumado a instalar o seu RDBMS preferido, duvido que muitos passarão a usar o Derby só porque está bundled.

Acho que o Derby é só divulgação para os programadores. Imagina quantos exemplos iniciantes vão ser feitos com ‘o bando de dados que acompanha o SDK’, nada de baixar outro.

Eu até acho legal. Mais prático.

Acho que não vai ter muito impacto isso não, afinal ele só vem no JDK, não no JRE. E desenvolvedor já está acostumado a instalar o seu RDBMS preferido, duvido que muitos passarão a usar o Derby só porque está bundled. [/quote]

eu agora no desenvolvimento só uso o derby com o hibernate…

Existe algum programa em Java pra eu fazer um benchmark entre as versões de JVM ?

[quote=pcalcado]Acho que o Derby é só divulgação para os programadores. Imagina quantos exemplos iniciantes vão ser feitos com ‘o bando de dados que acompanha o SDK’, nada de baixar outro.

Eu até acho legal. Mais prático.[/quote]

Bom, a qualidade das aplicações de iniciantes com bancos de dados deve melhorar um pouco - estou farto de ver gente que usa MS Access com JDBC-ODBC Bridge. Isso deixa a gente de cabelos brancos - principalmente quando o cara tenta pôr isso para funcionar no Tomcat.

[quote=boaglio]
Existe algum programa em Java pra eu fazer um benchmark entre as versões de JVM ?[/quote]

http://math.nist.gov/scimark2/

Instalei o Beta 2 e vi que ele é o build 86 (que ainda não tem o Derby).
O Derby vem só a partir do build 88 (o último disponível no mustang.dev.java.net).

e o dolphin(jdk 7.0)? alguém sabe se começou seu desenvolvimento?

o projeto já está reservado, enquanto nenhuma alteração em relação ao mustang não já está em pratica?

https://dolphin.dev.java.net/

Pelo que disseram, para o Dolphin vão alterar mais uma vez a linguagem para acrescentar suporte a XML e SQL na própria linguagem, e mais algumas coisas estranhas.

Pelo que me lembro SQL e XML não tinham passado de possíveis idéias e tinham sido abandonados…não?

De qualquer forma anda impede que outra linguagem de JVM (como o VB do Semplice) os implemente.

Sei nao, gato escaldado pelo inferno que eh terem incluido o Xerces na 1.4 tem medo ate de agua fria. Se bem que, como vai tudo pela JDBC, talvez nao seja tao tragico…

Uma coisa que está me dando problemas é que estou fazendo um applet (argh) que deve funcionar em qualquer JDK. Como sabem, o JavaMail usa o JAF (ou seja, activation.jar).

O problema é que, finalmente depois de muitos anos eles puseram o activation.jar dentro do rt.jar. Isso está me dando um monte de problemas porque o JavaMail 1.3.2 não consegue usar a implementação de javax.activation que vem com o Mustang.

Estou vendo se dá para mudar para o JavaMail 1.4.0 (que não tem esse problema), mas agora tenho de fazer o JavaMail 1.4.0 funcionar com o JDK 1.1.6 da Microsoft :frowning: (como vocês devem saber, o javaMail 1.3.2 funciona direitinho com o JDK da Microsoft!)

Se alguém instalou o JDK 6.0 build 88 (o beta 2 é o build 86), vai ver que o Derby está em um diretório “db”, só para constar. (Só foi copiado, com casca e tudo).
(Está lá por estar; as bibliotecas não estão em jre/lib/ext, por exemplo, como era o caso do Xerces na 1.4). Para usar o Derby é necessário alterar seu CLASSPATH para referenciar explicitamente suas bibliotecas.

Menos mal… nesse caso, eh soh um download a menos, entao? :slight_smile:

De certo modo é.
Quem for escrever um livro “Aprenda JavaSE 6 Sem Dor” agora pode usar o Derby como exemplo de banco de dados, em vez de usar o infame MS Access com JDBC-ODBC Bridge.

[quote=Daniel Quirino Oliveira]
http://math.nist.gov/scimark2/[/quote]

Fiz os testes aqui na mesma máquina e vejam só:

Java HotSpot™ 64-Bit Server VM (build 1.5.0_06-b05, mixed mode)

SciMark 159.6

Java HotSpot™ 64-Bit Server VM (build 1.6.0-beta2-b86, mixed mode)

SciMark 299.9

:shock:

Olá

Apesar das palavras favoráveis dos amigos não vejo vantagem nenhuma em colocar um banco de dados com 10 Mb junto com o download do Java já coms seus 53 Mb.

Para mim os problemas lembrados pelo CV e pelo Thingol da questão da evolução das versões de forma independente como foi o caso do Xerces que eu também sofri e o caso do JAF já seriam mais o que suficientes para ser contra esta novidade.

Mas acho também que o download ficará muito inchado a menos que criem pacotes separados: com o derby e sem o derby.

[]s
Luca

Eu ainda não entendi por que a Sun ainda distribui o JDK sem o netbeans, não faz o menor sentido colocar o derby e não colocar o outro.