Opa!
Até um tempo atrás eu achava que sabia MVC, porém andei lendo muito material sobre o assunto e acabei misturando as coisas, na net nem tudo é válido…
Vou escrever de forma resumida o que eu penso e vocês postam sim ou não na sequência, caso não explique o motivo.
-MVC-
Modelos-> bussiness objects, Usuario possui atributo, tais como email, idade, nome, telefone e metodos como exemplos inscrever, mandar e mail, editar/obter atributos, calcular renda anual, etc. Pode obter dados do banco, atraves de query (Select x from y where z=abobrinha).
Views-> UI, podem ser formados por n tecnologias diferentes, como exemplo: XML, XUL, janelinhas, HTML entre outros. Interagem com o usuario.
Controladores-> a ponte, liga “M” e “V” (ou “V” e “M”). Basicamente valida os dados de uma view e os encaminha para o modelo correto. De maneira semelhante , mudando apenas a relação teriamos o controlador verificando qual a view apropriada para dada tarefa que foi cumprida por um modelo.
Ok?
Em tempo:
Modelos são extremamente genericos, dai surgem os DAO, caso != sql use o mesmo modelo com (exemplo) XML ou hibernate. Views estão de certa forma intimamente ligadas a um modelo, tendo em vista que são representantes do modelo(são a interface), não sabem nada sobre um modelo.Controladores conhecem ambas as partes, captam pedidos de uma view e tambem enviam resultados de um modelo.
Sem querer ser chato, mas sem muito Java nas respostas plz. Foi por isso que eu coloquei no OFF.
Aproveitem bem o retinho do fim de semana =). Brigadão !!!
FUI.