mmx:
De todos os padrões que eu citei, eu só programei com Singleton, mas estou querendo atualizar os meus projetos com estes padrões
então sugiram algumas duvidas:
1 - Vi muitos exemplos de DAO na net usando Generics, isto é uma regra ?
Não.
Não.
Hoje em dia padrão DomainStore é melhor. É o padrão que o JPA e o Hibernate seguem.
Sim. O Padrão DAO é um derivativo do padrão Service que implica em 1 interface e N implementações. Normalmente só se faz uma implementação, mas a ideia do padrão é deixar aberto para que outras implementações sejam possíveis no futuro.
Poder pode a console também é uma forma de visualização, mas seria um exercicio académico sem muita utilidade. Para o padrão MVP teria mais sentido. A diferença é que no MVC cada componente tem uma view e um controler, no MVP a view é uma só com todos os componentes lá dentro. Seria complicado utilizar MVC com console e vários componentes ( que realmente não existem… ). Tem um fameworks que não lembro o nome que trasnform aplicações swing em aplicações gráficas de console (tipo clipper). Mas claro, que ai está usando o MVC do swing.
Na realidade vc nunca fará aplicações com MVC e sim com MVP. MVC é para construir bibliotecas de componentes gráficos. Ou seja, o Swing usa MVC, mas a sua aplicação que usa o swing usaria MVP (que é mais simples).
Se e só se forem necessários.
Colocar por colocar sempre dá asneira.
Padrões são elementos para serem usandos quando vc se depara com determinado problema muito especifico. Se vc não tem o problema, não tente usar a solução. É como uma pessoa que vê perfeitamente usar óculos de grau. Só atrapalha.