MVC e DAO como utiliso filtros

Olá a todos,

Como estou comecando nessas assuntos não sei tudo ainda, mais estou estudando muitos conceitos e vantagens e estamos no meu enprego adotando esse padão.

Bom, mais chega de bla, bla, bla.
Estou com uma duvida e preciso tirar o mais rápido possivel

Sequinte tenho classes DTO assim :

class ClienteDTO {
    private int id_cliente;
    private string nome;
    private string telefone;
    // getters e setters
}
class ContaDTO {
   private int id_conta ;
   private ClienteDTO cliente;
   private string numero_conta;
   private string numero_agencia;
   private string nome_banco;
   private int codigo_banco;
   // getters e setters
}

E as classes DAO para fazer, insert, update, select, delete de cada uma.
E as classes de regra de negocio, que vou chamar de BLL, que contem as chamadas para os metodos das DAO passando como parametro as classes DTO.

Uma duvida já surgi agora, qual a melhor maneira de criar a classe ContaDAO fazer um selectALL nas contas.
É carregando um select com join, todos os dados e conta e cliente ?
ou carregar só os dados de conta, depois dar um select por ID para carregar o cliente ?
ou carregar só os dados de conta, e apenas criar uma instância de cliente contendo o seu id, mais sem dados carregados ?

Agora, preciso criar uma tela para mostrar todos os clientes e o numero e conta dele, se houver.
Como fazer isso, tentando otimizar o retorno do SGBD?

Cara, isso depende muito do seu SGBD, do tamanho do banco e da quantidade de requisicões que voce vai ter.

Se as informações do JOIN nao forem usadas com muita frequencia, acho que nao tem problema. Mas se forem feitos muitos joins, com tabelas grandes e tal, pode ser que caia a performance. Aí seria bom pensar em fazer selects separados.

O ideal seria você tentar implementar algumas dessas opções e testar, pra ver como fica melhor pro seu sistema.

Vc pode, pela hierarquia de classes, fazer com que a classe cliente tenha um set ou uma lista de contas.