MVC em J2ME - Vale a pena?

MVC em J2ME - Vale a pena ?

Pessoal,

Na opinião de vc’s vale a pena implementar MVC em uma aplicação J2ME ?

Estou iniciando o desenvolvimento de uma pequena aplicação e estou tentendo a aplicar algo desse genero.

Aguardo opiniões,

Valeu !

Spiff

Acho q depende do q vc quer fazer !!!

Você pode nos dizer ?!

posso…

aplicação para controle de entrega de cargas…

a pessoal que vai fazer a entrega vai inputar uma serie de dados e depois esses dados serao enviados para um servidor a cada entrega concluida.

blz

Spiff

Face ao poder limitado dos aparelhos em certos casos, acho que compensa você não usar isto.

Tenho lido muita gente também recomendar, que no caso de J2ME, não se siga ao pé da risca toda aquela coisa de usar a POO na sua mais bela forma.

No seu caso, este sistema se vai ter muitas entradas, eu não recomendaria celular não, mas sim um PDA, que é mais confortável tanto em tela como teclado (alguns) e também possui conectividade GRPS/CDMA.

Outras questões também vc deve pensar, se houver esta transmissão é o custo que isto vai lhe acarretar. Uma operadora cobra de um jeito, outra, de outra.Enfim vc tem que avaliar.

Um coletor de dados também ajuda na estória, pois ele é um Palm com recursos extras como leitora de código de barras, coldre,etc…

Eu concordo:

As vezes ficamos tentados a fazer as coisas o mais perfeito possível. Mas acho q quando falamos de J2ME, acho melhor mantermos em mente que quanto menor o tamanho e quanto menos memória for usada, melhor.
Let’s keep it small ! Let’s keep it fast !

Tenho um sistema onde o primeiro protótipo era a perfeição do design.
Tudo muito separado, usando Interfaces e Herança.

Ao longo do crescimento do projeto, a coisa se mostrou ruim, pois realmente o que importa é:

• byte-code pequeno, ou seja, o tamanho do JAR fala mais alto.
  • menos byte-code, menos chance de recer um OutOfMemory, mais velocidade de execução,…

Hoje, tô no meio termo.
Passei a usar campos public ao invés de getters e setters, só tenho 1 interface e uso bem pouco herança.
Uso um design pattern aqui ou ali, mas já tive melhoras por não ser tão purista e seguir rigidamente os vícios que temos por vir de uma cultura de desenvolvimento para desktop.

hoje eh viavel construir aplicaçoes comerciais para celulares? Se sim, que tipo de aplicaçoes sao viaveis?

Hoje ainda vejo que apenas jogos ou sistemas muito customizados, que se adequem a realidade de cada empresa de forma bem particular mesmo.

Sistemas genéricos não conheço nenhum caso.

boone,

vc ja desenvolveu alguma aplicaçao comercial pra celular para alguma empresa que esta funcionando legal? Se sim… essa aplicaçao acessa bd remoto via http?

Já desenvolvi sim, e está rodando razoalvelmente bem.

Sim, a aplicação acessa BD remoto via HTTP, usando como intermediário, PHP.

Concordo com:

Mas temos lembrar tb que depende de nós para que o padrão evolua. Temos sempre que tentar melhorar a linguagem, principalmente criando aplicações mais robustas fazendo com que o hardware é o software (J2ME) se adequem da melhor maneira.
Mas, também, temos que manter o bom senso. E não fazer nossas companhias perderem tempo e dinheiro com aplicações que não funcionarão.

pessoal,

estou começando no j2me mas pelo que vi até agora minha sensação é que uma implementação MVC não é tão dificil e tão custosa para o desempenho assim.

boone

estamos desenvolvendo uma aplicação que será piloto… se tudo correr bem é possível que consigamos um bom contrato para a mesma. E a idéia inicial é rodar no celular pois o input de dados mesmo é pequeno… no mais é mais um registros dos tempos que cada etapa levou e somente se houve problemas será registrado algo (o que necessetária digitação… no mais será mais clicks em oks e tal…)

a idéia é realmente evoluir e utilizar palm… se o piloto passar…

blz

valeuz

Spiff

Não é difícel não, mas vc tem que pensar muito bem em quais locais vale a pena aplicar.

Isto é muito particular, e vai de aplicação para aplicação.

Se o input de dados é pequeno, realmente vc pode ter sucesso ao usar o celular, pois o que mata no mesmo é ter que entrar com dados alfanuméricos nele, por exemplo, coisa que num PDA vc teria um sistema ala Graffitti para te ajudar nisto.

Quanto menas intereção e mais automatizado puder ser, ótimo.

Se vc fizer o uso legal dos botões de comando (Command) poderá ganhar bastante nisto. Pena que cada fabricante implementa eles ao seu modo.
O que num Nokia pode aparecer logo no visor, num Siemens pode aparecer num menu Opções. Enfim, fazer o quê…