MVC (Model View Control)

Galera estou tendo algumas dificuldades de conceito… seguem ai…

Model --> Serial meu JavaBean ?
Contro --> Toda parte logica que controla esses been e o view ok?
View --> no meu caso é uma GUI … swing

Bom… ai vai minha dúvida…

no model… exemplo… funcionário…

além dos dados de funcionário… eu incluo tb a parte de acessar o DB??

ou está parte deve ficar no control…

meu problema principal é como proceder quando preciso varrer uma tabela… e ir pegando Bean após Bean…

onde deixo a parte de acesso ao DB??

vlw

Cara,
Nunca usei MVC em aplicações GUI, posso te falar em relação a web e vc pode ver se te ajuda.

View --> Camada de apresentação de dados(jsps, velocity, xslt).
Control --> Normalmente classes que recebem a solicitação da View e decidem p/ onde direciona-las(servlets).
Model -->Classe que vão tratar regras de negocio e chamar classes de acesso a BD(Pode ser um bean).

Qualquer coisa manda ai!

[]'s

Os componentes Swing foram projetados tendo em vista o modelo MVC. Num botão por exemplo:

• JButtonModel, interface que representa o modelo. Ela encapsula o estado interno de um único botão e define como o botão se comporta. Os métodos dos modelos Swing são agrupados em quatro categorias:
  1. Consultam o estado interno
  2. Manipulam o estado interno
  3. Adicionam e removem listeners
  4. Disparam eventos
  • O comportamento de View e Controller é capturado pela interface ButtonUI. Classes que implementam esta interface são reponsáveis tanto pela apresentação do componente (paint), quanto pela interação com o usário através do teclado, etc (usa eventos).

• A classe Component (no caso JButton) é a cola que une M+V+C.

Não fique muito preso ao conceito de bean. No caso de uma JTable, a classe que implementa a interface modelo é a responsável pela persistência.