Diana,
Acho que você está fazendo uma salada aqui.
Primeiro, vcoê rpecisa conhecer um pouco de análise OO, aí você vai ter suas entidades e tal.
Aí, você parte para o projeto, onde vai definir os mecanismos que regem sua aplicação.
A questão do AS, é o seguinte: sua lógica de negócios tem que estar isolada em em algum lugar. Não necessariamente num AS, pode ser até numa aplicação Swing.
Se sua lógica estiver contida no AS, você deve fazer a itnerface [seja ela um servlet, um aplicativo swing, webservices, qualquer coisa] utilizar a regra de negócio dentro do AS. O que seu amigo deve ter tentado dizer é que pouco importa para o AS, para a regra de negócio, a interface ser Swing, HTML, XML… ele fica inalterado.
Quanto ao Banco, as pessoas têm que começar a perceber que persistência faz tanto parte do sistema quanto se sua conexão é TCP ou UDP, ou PQP
. Nos tempos antigos da análise essencial]estruturada, as entidades eram modeladas nos bancos de dados proque estes ofereciam mais poder de maneira mais fácil que a própria linguagem para relacionar estruturas de dados. Nosso modelo relacional não consegue se comprotar desta forma com estruturas de dados que envolvem objetos, por isso o banco de dados fica em segundo plano.
Resumindo este ponto: é o banco que se molda à aplicação, não o cotnrário, por isso tanto faz o SGBD usado para a regra de negócio, você vai ter alguma liberdade de usar o banco X porque é barato/seguro/estável/rápido/sei lá, não precisa mais escolher semrpe o banco X porque seu desenvolvedor só sabe XYZ/SQL, ou porque a linguagem de Stored Procedures dos outros bancos são muito ruins…você não irá mais usar StoredPRocedures com tanta frequência [se é que vai suar…].
Quanto ao MVC pura e simplesmente, dê uma lida em:
Beyond MVC: A New Look at the Servlet Infrastructure
Struts, an open-source MVC implementation
Você ahca centenas de textos no Google
um texto legal também tem no COre Java I, quando fala de Swing.
Mas eu tenho certeza que sua dificuldade não é especificamente com este modelo, mas sim com o modelo de camadas. Dê uma lida em algum material sobre arquitetura multi camadas.
[]s