MVC - PADROES - Criando um para APLICACOES DESKTOP

:smiley:

Ola Senhores, senhoras.

Boa noite, recentemente iniciei meus estudos em java, e vi q existe um universo maravilhoso, mas complexo, cheio de recursos. { java, write once, run everywhere? } isso é otimo. Porem os tutorias e artigos nao ajudam nos entendimentos necessarios, veja bem, sou Analista e Programador DELPHI a 8 anos, fiz muita coisa e é uma linguagem interessante, tem sua limitacoes. Bom eu gostaria que a turma dos
experts nos ajudasse a definir um padrao MVC, pra desktop, o modelo
basico é :

Usuario --<>-- GrupoUsuario

sendo que :

Usuario :
CodUsu int 10
NomUsu string 60
CodGrp int 10

GrupoUsuario :
CodGrp int 10
DesGrp string 60

Intao, precisamos aplicar MVC, mas como ?

1° vamos tentar definir pacotes
2° vamos definir as classes Model View e Control

alguem se habilita ?

Ola gladson…

Bom, os dados que você deu dizem respeito apenas a camada de Modelo…

Portanto você deverá ter algo como uma classe pra representar um usuário, e uma classe pra representar um grupo de usuarios…

A partir daí, voce deve separar as classes que irão gerar a camada de visualização, se é desktop, provavelmente você irá usar SWT, AWT ou mais provavelmente Swing.

E então irá fazer outras classes que serão responsáveis por trafegar a informação do modelo para a visualização, que é a camada de controle.

Exemplo simples:

Uma classe, representa uma janela em swing, que tem um formulário de cadastro de usuário (visualização). Ao apertar um botão nesta janela, chamará uma classe que será responsável por pegar os dados do formulário e chamar a classe do modelo responsável por persistir (gravar) estes dados, e retornar se tudo ocorreu bem. E porfim, o controlador retorna esta mensagem para alguma classe da camada de visualização.