MVC para desktop

Sou iniciante em Java e estou fazendo um projeto em que devo aplicar conceitos de MVC. Aguém poderia me explicar qual é a diferença entre MVC para WEB e Desktop. Struts seria o MVC voltado para WEB? Se alguém puder me auxiliar ficarei muito grata.

oi…

o Struts aplica o conceito MVC para Web sim…

o modelo MVC seria vc separar sua aplicação em camadas teóricamente independente uma da outra ( mas creio que isso nao é completamente possivel ). O vc poderia fazer para ficar melhor o desenvolvimento em 3 camadas seria criar para cada camada um projeto diferente em seu framework ( uma dica/sugestao ). Na camada de modelo vc colocaria os objetos bean, dao, bo entre outros, ou seja, objetos que interagem diretamente com o banco de dados. Na camada de cotrole vc faz o negocio de sua aplicação, assim…“vc pegaria os dados da view e mandaria para a controle e a controle faria verificacoes, validacoes entre outros, a camada de controle pegaria esses dados e jogaria para a camada modelo que faria a psersistencia na base de dados e se tudo ocorresse bem mandaria o objeto devolta para a classe view ou retornaria uma mensagem dizendo que nao foi possivel fazer a operacao”, na camada view vc teria que interagir com a camada de controle somente mandando objetos e recebendo msg de err/sucesso, fica meio complicado mas a ideia é ± essa blz.

Falwos

Ei JFNando…

Cara acho que vc disse 70% corretamente, tem um erro muito comun que vejo nas aplicações:

O controle deve somente receber os dados “no caso da web os paremetros da url ou post” e popular um Bean, depois chamar o seu Obejto java com a regra de negócio e esperar o resultado e encaminha-lo para a view responsável.

Validações são da regra de negócio e naum do Controller, como o nome diz ele Controla o fluxo de comunicação entre a View e o Model.

Dúvidas vejam os BluePrints do site java.sun.com

t+