[quote=eric_jf][quote=ddduran]eric_jf, eu posso ter entendido mal, mas acho que você está fazendo alguma confusão entre os patterns
MVC é um pattern arquitetural, que diz sobre como seus componentes vão interagir e se comportar, dentro dele você pode ter vários outros partterns. Inclusive ele pode ser usado em conjunto do modelo de 3 camadas, abaixo um link já bem batido aqui do GUJ para você entender melhor, já que não vale a pena se estender em um assunto já tão discutido no forum
http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php/MVC_e_Camadas
Buscapeh, acho que está bem interessante seu modelo, classes com suas tarefas bem definidas, etc
Você pode usar varios controladores, mas é interessante centralizar requisições em comum em um único ponto.
de uma olhada em Command And Controller (se você não for usar nenhum framework). Olha esse link
http://www.tatanka.com.br/palestras/cj2005-Web+MVC+IoC+Reflection/
[/quote]
Acho que eu não consegui me expressar direito. Tentei dar um exemplo com os 2 padrões juntos, acho q isso criou o mal entendimento.
Eu queria dizer justamente que MVC e Divisão em 3 Camadas são 2 padrões diferentes.
E que o MVC fica na camada de apresentação de uma Divisão em 3 camadas.
[/quote]
eric_jf, uma vez eu vi alguns slides na internet que diziam justamente o que você explicou. MVC é uma coisa, modelo em 3 camadas é outra. Tanto que eu acredito que possa haver um modelo em 2 camadas que utilize o MVC, certo?
Mas eu ainda tenho algumas dúvidas. O MVC é pra utilizar SÓ na camada de apresentação? Achei esse trecho na Wikipedia (link indicado acima), e o que é sugerido parece ser diferente:
[color=blue][i]
A partir do momento em que dividimos os nossos componentes em Camadas podemos aplicar o MVC nestas. Geralmente isto é feito definindo a Camada de Negócios como o Model, a Apresentação como a View. O componente Controller exige um pouco mais de controle.
Na maioria dos casos pode-se definir o Controller dentro da Camada de Apresentação. Esta Camada ficaria responsável então por mostrar o estado do Model ao usuário e receber as requisições deste.
[/i][/color]
Será equívoco do texto ou falha de interpretação de minha parte?
Eu ainda tenho dúvidas em relação a Camada de Negócios e o componente Model da Camada de Apresentação. Não consegui diferenciar a função destes dois.
Se for como é dito na wikipedia eu compreendi bem, mas aí eu teria que aplicar o “componente” Model sobre a camada de negócios…
Se puder esclarecer isso pra mim, será de grande valia!
Grato pela atenção,
Wagner.