Estou estudando Webwork e estava vendo os exemplos das Actions e me ocorreu uma dúvida:
Nos exemplos do Webwork as validações dos campos são feitas nas actions, mas as validações não seriam responsabilidade da camada Model, ou estou falando besteira???
Bem, conforme foi discutido lá, eu não vejo problemas em deixar as validações na Action, quando é uma app simples(me precipitei afirmando em deixar as validações na Action sem especificar as situações), em sistemas mais complexos você cria teu domínio e a partir dele faz as validações e regras de negócio necessárias, creio que num ambiente assim tua Action serviria mais como um Business Delegate.
Só não vejo sentido em deixar validações para a tua camada Model.
É uma opção tua deixar ou não as validações na Action, só basta analisar o que isso pode lhe trazer futuramente.
Posso clarificar umas coisas antes? “MVC2” nao existe. Ou voce esta falando de Model-View-Controller (MVC), ou vc ta falando de Model 2 (que eh um sinonimo de MVC de qqer forma).
Model nao eh “a camada de banco”. O domain model eh onde fica (ou deveria ficar) toda a inteligencia de negocios do seus sistema, e isso provavelmente nao eh soh a persistencia pra justificar de chamar ela de “camada de banco”, a menos que o seu sistema seja muuuuuuuito chato
Falo de regras de negócio nas actions… isso me preocupa: e se amanhã eu resolvo utilizar outro framework MVC? Fico muito amarrado não fico?
Não tenho muita experiência com MVC2 e gostaria de entender qual a melhor forma de trabalhar.
Devo ter uma Action que chama um Servlet para processar regras de negócio? E a validação de campos (tipo e-mail inválido…) deve ser feita realmente nas actions? Se devo ter esse Servlet, ele deve chamar outra Action (do controller) pra depois direcionar para uma JSP?
Caraleo, ou eu sou analfabeto funcional, ou aquele Struts in Action é muito tosco.
De qualquer forma, eu já utilizei o Struts e o Webwork em duas apps.