MySQL tem limite?

Galera, bom dia
Minha dúvida é bem simples.
Existe limite de espaço em disco para o MySQL?
Exemplo, digamos que eu cheguei a 1Gb de espaço em disco em dados do banco de dados MySQL. Preciso me preocupar com algum limite? Exemplo, se chegar (algum século) a 2Gb, vou ter problemas com lentidão? Perda de dados?

Info: MySQL Community.

No momento, estou migrando para PostgreSQL, pois nele sei que não tenho problema de espaço em disco. Mas fiquei curioso quanto ao MySQL, pois foi essa informação que recebi do meu professor, que o MySQL tem um limite de espaço em disco, que é relativamente baixo (em torno de 2Gb)

Geralmente, o tamanho de um arquivo (sendo de um banco, de um arquivo de vídeo, de um executável, etc) é limitado pelo sistema de arquivos do SO hospedeiro. Isso varia de plataforma para plataforma, então não existe uma resposta única. Para o MySQL, você pode dar uma olhada aqui, para ter uma ideia. Mas, em resumo, qualquer SO moderno (64 bits, com um sistema de arquivos moderno como NTFS, EXT4, btrFS, etc) comporta facilmente arquivos de muitos gigabytes de tamanho.

Entretanto, o tamanho da base de dados não é o único fator de que impacta o desempenho. Quantidade e tipo das tabelas, colunas e tipos de dados usados, estrutura, chaves e índices são outras variáveis que influenciam. Nem sempre um banco gigantesco apresenta desempenho ruim. Nem sempre um banco pequeno tem bom desempenho.

E chegar a 2GB hoje é muito fácil, dependendo da aplicação. Certamente não precisa de séculos, a não ser que seu sistema faça pouquíssimas inserções por dia.

Se você está tendo problemas com desempenho, a não ser que o sistema hospedeiro tenha um problema óbvio (como 512 MB de Ram num Windows 10), recomendo olhar atentamente como sua base está modelada e estruturada antes de se preocupar com o tamanho do arquivo. Confira coisas como índices, chaves, relacionamentos, triggers, tipos de dados, etc.

Abraço.

@TerraSkilll
Obrigado pela resposta
Acho que devo ter deixado algumas coisas em aberto

Bom, no momento, não há um banco criado. Estou no início de um sistema e estou optando pela melhor opção grátis e multiplataforma que tenha atualmente. MariaDB era uma opção, mas optei por PostgreSQL. MySQL era uma opção, até eu ver que ele teria um limite de espaço (segundo meu professor, de 2Gb).

Como você disse, chegar em 2Gb hoje em dia é algo fácil. Trabalho com SQL Express na empresa e tenho como garantir isso: 2gb é extremamente pouco.

Espaço em disco não é problema, a dúvida é, basicamente, se o MySQL tem essa restrição de 2Gb de espaço e, ao chegar nessa quantia de espaço em disco, ele iria parar de inserir dados devido a esse limite, independente da quantidade de espaço que eu tenha no HD.

Leu o link que eu postei? Ou esse? Ou esse? O limite de 2GB é para o tamanho de uma tabela (não do banco inteiro), e aparentemente num cenário específico: sistema de arquivos Fat32 e/ou SO de 32 bits.

Você também pode particionar as tabelas, o que, a grosso modo, divide uma mesma tabela em mais de um arquivo no disco. Isso pode requerer algumas mudanças na aplicação, mas nada absurdamente complexo.

MariaDB e MySQL são praticamente iguais, então as mesmas características se aplicam.

Obs: não estou tentando te convencer a usar MySQL, apenas expondo que o problema que você acha que terá não é tão grande quanto parece, e que o MySQL é perfeitamente usável. Se o Postgre está te atendendo, continue usando. Tenha em mente que ele, como qualquer SGDBR, tem suas limitações também.

Abraço.

@TerraSkilll

Novamente, obrigado pela ajuda!

Cara, eu esqueci completamente de olhar o link, desculpa.
Olhei agora, deu pra entender perfeitamente o que está querendo dizer.

Bom, mesmo que o postgre tenha suas limitações, ele tem uma diferença absurda no espaço em disco. A única coisa que não gosto é o case sensitive, que eu sinto falta. No mais, ele continua me atendendo.

Sim, MySQL é uma ótima alternativa.
O medo de usar diminuiu, com certeza kk

Grato pelas orientações
Abraço.