Pessoal, estive conversando com a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), e ela me disse que algumas empresas, exigem um score acima de 82%, principalmente para se dar aula.
Eu acho que eles estão no direito deles… não acho certo eles adotarem isso como um padrão para se contratar pessoas, às vezes a pessoas é um crânio em Java mas na hora da prova ficou nervoso e dem um branco e passou com um score um pouco baixo e a empresa não vai contratá-lo
É o mesmo caso dos vestibulares. Uma coisa a ser desinventada.
Mas pensando bem, talvez até tenha algum sentido (no caso de empresas). Se o cara não ficar nervoso em situações de pressão ele talvez seja um candidato melhor (pois sob pressão ele “se vira bem”)… talvez. (Embora eu não concorde).
Pessoalmente nao acho legal esse lance de certificacao. Basta decorar um livro e pagar pra fazer a provinha para ganhar um papel escrito " Voce sabe java". Concordo que em um estagio inicial isso pode fazer a triagem de quem sabe um minimo de java com quem nao sabe nada, mas ainda sim acho ridiculo, alem do preco abusivo claro.
Ja vi programador asp com certificado java sem nunca ter trabalhado com Java.
Ps.: A configuracao do meu teclado surtou, desculpem-me a falta de acentos
Não creio que pedirem score nas espresas se torne uma moda andre…
Mas tbem concordo com a ideia, polemicamente discutida por varias vezes aquih, de que um bom profissional em java nao se faz com certificacao…
Mas eh aquela estoria…varias empresas mantem um conceito legal sobre ver em seu plano de crescimento profissional objetivos relacionados a formacao…certificacoes, etc…
Acho q eh valido a pessoa se certificar…independente do score…(Mas q venham os 98%, eh claro! )
Isso me lembra um amigo meu que tirou o certificado de DB2 totalmente bêbado…
Diplomas dizem muito pouco na verdade, mas na hora da seleção contam, mesmo porque é meio ruim aplicar uma prova em um monte de condidatos para peneirar. Não tenho certificação, não viso ter, não me diz nada alguém ter, mas se ficasse desempregado ou quisesse mduar de emprego agora, pensaria no caso.
Agora a questão foi levada para, se é necessário ou não ter a certificação, acho fundamental ter a certificação, mas por que? Realmente ela não prova nada, pois como todos nos sabemos o que mais conta é a experiência de cada um, mas ela é importante pelo quisito da exigência do mercado, pelo menos ela prova que o usuário estudou para alguma coisa, mesmo que o tal não tenha experiência!
Nem sempre estudando vc aprende. Só se vc quiser aprender vc aprende.
Algo que reparei em muita gente que tem certificação em entrevista é algo como “tenho certificado web components, eu sou bom pra kct” e não consegue fazer uma implementaçãozinha basica de uma ou duas páginas que exijam um pouco de inteligência e não um livro decorado.
Outra máxima foi ouvir “Teste pra que? Eu tenho a certificação ja.”, e o cara rodou no teste.
Eu não to nem ai pra quem tem certificação ou não tem.
“Só se conhece realmente uma pessoal após beber com ela”- um filme ai
Pra gente seria
"Só se conhece um programador após ver o código que ele fez".
Fábio, você sabe que não dou muito valor a certificação na hora de contratar e muito menos me baseio só em testes. Para mim vale mais perceber que o cara é ético, inteligente, com vontade e capacidade de aprender coisas novas, etc. e tal.
Mas acho bom o cara tirar a certificação porque quem contrata nem sempre pensa como eu, você e o Phillip. Você devia separar um tempinho para isto. Com certeza ia tirar de letra e seria bem divertido, pelo menos para quem o conhece. Ia morrer de rir de ver você decorando as 53 palavras chaves do Java. :lol:
Ahhhhhh Luca, sabe que naquela época você quase me convenceu de vez a tirar a certificação, mas eu voltei a minha consciência normal.
Mas sinceramente, se eu tivessido tido tempo (um dia pelo menos) pra fazer a prova na época da Tesla eu teria feito (ele iam pagar quase tudo, porque eu não tiro um centavo pra fazer essa provinha). Só que brtCel foi suicida até demais.