Não consigo utilizar o HiberClipse

Ainda não consegui utilizar o HiberClipse. Quando executo o MapGenerator tenho a excessão:

java.lang.NoClassDefFoundError: net/sf/hibernate/tool/class2hbm/MapGenerator
Exception in thread "main" 

Pq ele não encontra essa classe? As configurações estão corretas. Já joguei a pasta lib inteira do hibernate e o hibernate2.jar no classpath mas mesmo assim ele não encontra a classe. Alguém já teve esse problema?

O MapGenerator não vem com a distribuição do Hibernate, vc precisa fazer um download separadamente:

http://prdownloads.sourceforge.net/hibernate/hibernate-extensions-2.1.zip?download

Depois coloque o hibernate-tools.jar e o jdom.jar no classpath do projeto

Não poderia ter alguém melhor pra responder a dúvida do que o “pai” do HiberClipse. Obrigado pela força Ricardo. :slight_smile:

[quote=“maresp”]Ainda não consegui utilizar o HiberClipse. Quando executo o MapGenerator tenho a excessão:

java.lang.NoClassDefFoundError: net/sf/hibernate/tool/class2hbm/MapGenerator
Exception in thread "main" 

Pq ele não encontra essa classe? As configurações estão corretas. Já joguei a pasta lib inteira do hibernate e o hibernate2.jar no classpath mas mesmo assim ele não encontra a classe. Alguém já teve esse problema?[/quote]

Isso é um plugin Eclipse??? Onde consigo ele???

[quote=“le-silva”]
Isso é um plugin Eclipse??? Onde consigo ele???[/quote]

:arrow: HiberClipse

Mais uma dúvida Ricardo… estou com o hibernate.properties na raíz do meu projeto mas quando tento utilizar o SchemaUpdate ou o SchemaExport ele não encontra o hibernate.properties… qual o lugar correto para o hibernate.properties?

Precisa colocar no diretório onde estão seus .class.

Se vc colocar em um diretório com os fontes o Eclipse vai jogar ele lá para vc.

Aproveitando a deixa do nosso amigo… eu tb nao estou conseguindo utilizar o hiberclipse… primeiramente que o ‘Relationships view’ não mostra nada… apesar de o GEF estar funcionando perfeitamente… segundo que eu jah adicionei o hibernate-tools.jar e o jdom.jar ao meu classpath e mesmo assim o CodeGenerator e o MapGenerator continuam dando erro… :?
a versão do eclipse que eu estou usando eh a 3.1

qual é o banco ?

O banco eh Oracle…

Na configuração do Hiberclipse, coloque o Schema com o mesmo nome do usuário, mas em maiúsculo.

Com essa sua dica consegui gerar o relationship view! :smiley:

mas o code2hbm e o hbm2code ainda nao… :frowning:
eh o seguinte… quando eu tento usar o CodeGenerator o erro eh esse:

java.lang.NoClassDefFoundError: net/sf/hibernate/MappingException Exception in thread "main"

se eu tentar usar o MapGenerator o erro eh:

java.lang.NoClassDefFoundError: net/sf/hibernate/util/StringHelper at net.sf.hibernate.tool.class2hbm.MapGenerator.<init>(MapGenerator.java:227) at net.sf.hibernate.tool.class2hbm.MapGenerator.main(MapGenerator.java:97) Exception in thread "main"

Corrigindo… através das tabelas eu consegui gerar os hbm… mas quando eu clico com o botão direito em cima do arquivo e escolho Hiberclipse >> CodeGenerator[MapGenerator] o erro acontece… :stuck_out_tongue:

Dica, dê uma olhada no Hibernate Tools

exato! o hiberclipse é deprecated e apenas hibernate 2.x :slight_smile:

mas sobre o seu problema é só ter todos os jars no seu build path

Sinceramente cara… eu to perdido aqui… :roll: jah havia olhado o site do hibernate tools mas o q ele disponibiliza lah eh pro eclipse 3.2… tem um video tbm mostrando como configurar o hibernate tools no eclipse mas eu axo q nao eh meu caso… jah q vc falou q basta apenas add os jars no classpath… agora vc falou q o hiberclipse eh soh pra hibernate2.x… eu to usando hibernate3… o problema todo eh esse? o site do plugin faz menção apenas à versão do eclipse… eu imaginei q a versão do hibernate poderia ser qualquer uma… de qualquer forma sua ajuda tem sido de grande valia! :slight_smile: obrigado mesmo!

Realmente o problema era a versão do hibernate… com a versão 2.1.8 eu consegui evoluir um pouco… mas agora eu caí no NullPointerException… :stuck_out_tongue: hehehe

10/08/2006 16:18:20 net.sf.hibernate.tool.hbm2java.Generator generate INFO: Generating 1 in CRM java.lang.NullPointerException at net.sf.hibernate.tool.hbm2java.BasicRenderer.isPropertySet(BasicRenderer.java:611) at net.sf.hibernate.tool.hbm2java.BasicRenderer.generateConcreteEmptyClasses(BasicRenderer.java:332) at net.sf.hibernate.tool.hbm2java.BasicRenderer.render(BasicRenderer.java:59) at net.sf.hibernate.tool.hbm2java.Generator.write(Generator.java:138) at net.sf.hibernate.tool.hbm2java.Generator.writeRecur(Generator.java:115) at net.sf.hibernate.tool.hbm2java.Generator.generate(Generator.java:104) at net.sf.hibernate.tool.hbm2java.CodeGenerator.main(CodeGenerator.java:125)

e aí? alguem se habilita? :slight_smile:

o NPE é no hibernate-tools… nao posso fazer nada :slight_smile:

Consegui resolver o problema… o q estava acontecendo eh q a classe BasicRenderer do hbm2java precisa do valor de um parametro booleano chamado “generate-concrete-empty-classes”… e esse parametro fica definido no generator-config.xml… q apesar de ser um arquivo opcional eu nao teria saído dessa sem ele… :slight_smile: entao… o q aconteceu foi q esse parametro estava definido mas quando eu chamava o CodeGenerator pelo eclipse esse arquivo de configuração nao era carregado… ocasionando q o valor do parametro ia pro objeto BasicRenderer como null… a solução q eu encontrei nao foi a das melhores… mas resolveu meu problema… eu executei o CodeGenerator via linha de comando e passei o arquivo de configuração na opção “–config=generator-config.xml” … dessa forma o parametro “generate-concrete-empty-classes” foi carregado e as classes foram geradas… :smiley: a linha de comando para execução segue abaixo:

java -cp "jdom.jar;commons-logging-1.0.4.jar;hibernate-tools.jar;hibernate2.jar;commons-lang-1.0.1.jar;commons-collections-2.1.1.jar;" net.sf.hibernate.tool.hbm2java.CodeGenerator --output=root --config=generator-config.xml Cli.hbm.xml

onde:
root: diretório onde as classes serão geradas;
generator-config.xml: arquivo de configuração do hbm2java com o seguinte conteudo<?xml version="1.0" ?> <codegen> <generate prefix="Base" renderer="net.sf.hibernate.tool.hbm2java.BasicRenderer"> <param name="overload-primitive-setter" >true</param> <param name="do-not-create-constructor">true</param> </generate> <generate renderer="net.sf.hibernate.tool.hbm2java.BasicRenderer"> <param name="generate-concrete-empty-classes">true</param> <param name="baseclass-prefix">Base</param> <param name="do-not-overwrite">true</param> <param name="do-not-create-constructor">true</param> </generate> </codegen>
Cli.hbm.xml: é o meu arquivo de mapeamento

agradeço a todos pela ajuda… valeuz!! :wink:

estou com problema tmb
ja configurei a conecsão com o banco na propriedades do projeto no HibeClipse e a conesção esta certinho
ja botei o driver do banco (Postgresql) no path
o hibernate-tools
e o jdom
e o hibern8ide

e esta dando o seguinte erro quando vou em HibeClipse > MapGeneretor

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: net/sf/hibernate/util/StringHelper
at net.sf.hibernate.tool.class2hbm.MapGenerator.(MapGenerator.java:227)
at net.sf.hibernate.tool.class2hbm.MapGenerator.main(MapGenerator.java:97)

alguem pode me ajudar?