Não jogue fora o seu debugger ainda!

Respondendo a um texto anterior, Cedrid Beust, criador do framework de testes TestNG diz que não é porque você tem testes que você pode ignorar completamente o debugger de código.

Texto completo: TestNG Creator Cédric Beust: Don’t Throw Away That Debugger Just Yet

Talvez seja cultural, mas eu só costumo utilizar o debugger quando não dá pra descobrir ou replicar a coisa com testes de forma alguma.

Você ainda anda utilizando muito o seu debugger?

Acho que são papéis diferentes.

Os testes auxiliam a identificar os pontos onde os erros ocorrem, mas o escopo deles é restrito ao método, não necessariamente à linha de código. Isso normalmente é eficaz num código bem fatorado.

Mas há situações onde acompanhar a execução passo-a-passo ainda é o melhor caminho. Pegue um erro de lógica, por exemplo. Se for um erro sutil, ainda é mais rápido acompanhar a execução do método passo-a-passo do que ficar olhando para o método e tentando “debbugar de cabeça” para achar o problema.

Concordando com o ViniGodoy
O debugger me ajuda muito ainda, com ele acompanho passo a passo do programa e tendo uma visao melhor do código.

Puxa, nao sei como alguém pôde pensar que por causa do advento dos testes automatizados alguém poderia parar de usar Debugger.

Não consigo nem imaginar isso! Vejo as duas coisas como coisas totalmente distintas…

Programar sem debugger?: Tenta pregar um prego sem martelo, só usando a mão, tenta… rsrsrsrs

Vejo testes e depuração como complementares.

Quem aqui programou para Z80 sabe o que é programar sem debugger.

No começo é fogo, mas depois que você acostuma, fica louco hehehe…

Debugger é importante sim.

Abraços.

Eu (ainda) uso debugger para aprender mais sobre o código com o qual eu estou trababalhando, espalhando breakpoints aleatoriamente (nem tão aleatoriamente assim) por todo o código. Funciona :slight_smile:

na verdade debugger nao é o martelo em si, é apenas uma parte.
a superior que é usada pra remover o prego. :lol: :lol: :lol:

Não tenho muita experiência ainda de programação ,mas conheci a pouco tempo a “arte de debugar” e vi que realmente ela me parece muito boa, ao invés de apenas criar logs ou system out…Para testar,o debug auxilia em termo de lógica e muitas outras coisas.

fala sério …
o cara que escreveu o artigo original tem uma lógica tão boa que é capaz de acreditar no seguinte:
Steve Wonder é cego …
Dizem que o amor é cego …
dizem que deus é amor …
então Steve Wonder é Deus …