Amigos,
Venho deixar, aqui, um pouco da minha experiência com JavaFX.
Em primeiro lugar, devo informar que sou novo na linguagem Java, em geral (apesar de já ter alguma experiência com programação).
Se você está começando na linguagem Java, aconselho a usar SWING, pois já é testado, aprovado e FUNCIONA.
Ocorrido: após 5 meses, desenvolvendo um aplicação em JavaFX, MODULAR, não consigo executá-la fora da IDE (netbeans). Simplesmente, não há maneira de fazer o arquivo JAR executar (nem mesmo pelo prompt do CMD, utilizando o caminho gerado pelo netbeans).
Mesmo seguindo passo a passo, a documentação da GLUON (pelo ANT, pelo MAVEN e pelo GRADLE) não se consegue gerar um arquivo que seja executável. Todos geram erros.
Pior: pesquisando em vários locais, percebi que já se chegou ao consenso de que nem a GLUON não consegue resolver esses bugs, pois são incompatibilidades com uns tais “módulos automáticos”.
Ao que parece, se eu utilizar o JAVA 8 e NÃO fizer um programa MODULAR, a coisa funciona. Mas acho contraditório, ficar preso a uma tecnologia mais antiga, para utilizar uma nova tecnologia que nem me traz tantos benefícios assim.
Em resumo, precisarei RECOMEÇAR a aplicação, utilizando o SWING, que é NATIVO da linguagem.
Precisei falar a esse respeito, pois, após vários meses estudando e utilizando o JavaFX, percebi que o custo/benefício é muito baixo, para o trabalho que ele dá ao desenvolvedor (a questão do deploy é só UMA DELAS. Existem outros problemas que não citei aqui).
Logicamente, devem ser problemas que desenvolvedores plenos e sêniors possam resolver, porém, como ainda falta muito para que eu seja um sênior, vou ficando com o swing, mesmo.
Perdão pelo desabafo.
Abraço a todos que me ajudaram com o JavaFX, ao longo desse tempo.