Não usem Jquery antes de

Para os novatos que estão entrando na área de desenvolvimento! Parem o que estão fazendo e leiam antes de tudo o post desse cara!
http://imasters.com.br/artigo/21678/jquery/nao-use-jquery-nao-aprenda-qualquer-framework-antes-de
:lol:

Muito bom o post do cara.
Concordo plenamente em tudo.
Em meus cursos de java web e struts eu procuro mostrar os fundamentos, o que cada FW faz e de que forma ele faz.
Como trabalho com Hibernate (E ORM), tento deixar claro que tudo o que este ou aquele framework faz pode ser feito, com um pouco ou muito mais trabalho, utilizando as bases da linguagem.
Quando passo ajax, primeiro crio o bom e velho script manual, mostro como o fluxo ocorre, quando e por que o status pode chegar em 200 e quando em 404, quando o readystate fica em 1, 2 ou 4 e o que acontece em tais situações.

Eu tive uma ótima base de lógica, uma ótima experiência (traumatizante) com C/C++, assembler e PHP estruturado o que me permitiu compreender e ter facildiade ao tratar com java, PHP OO, C# e demais coisas mais legais.

Eu li no livro Release It que utilizar qualquer framework sem entender o que ele realmente é dar um tiro no pé.

No começo aquele FW vai ser sua salvação, mas depois, será seu inferno. [=

Algumas coisas no texto fazem sentido, como por exemplo, aprender pelo menos os fundamentos basicos de Javascript antes de comecar a usar os frameworks tipo, JQuery, Dojo, Ext JS.

Porem, eu nao acredito que eh mandatorio para backend developers saber algumas coisa de frontend (eh bom) mas nao mandatorio. Aqui na empresa mesmo tem um monte de gente que eh puramente backend, eu era um deles, mas eu mudei de time e comecei a fazer um pouco de frontend, no meu caso eu uso Dojo.

Isso eh pura besteira! Tipo, quantos desenvolvedores no mercado sabem alguma linguagem de baixo nivel hoje em dia???
Garanto que a minoria. Quando eu comecei a programar eu fiz algumas coisas usando assembly mas pra falar a verdade hoje em dia eu nao lembro p* nenhuma.

Fico um pouco revoltado com neguinho que quer dar uma de bonzao, fica escrevendo merda na net, pagando uma de escovador de bits.

//Daniel

[quote=windsofhell][quote]
Pra mim deveria ser assim: todo programador deveria obrigatoriamente estudar alguma linguagem de programação de baixo nível!
[/quote]
Isso eh pura besteira! Tipo, quantos desenvolvedores no mercado sabem alguma linguagem de baixo nivel hoje em dia???
Garanto que a minoria. Quando eu comecei a programar eu fiz algumas coisas usando assembly mas pra falar a verdade hoje em dia eu nao lembro p* nenhuma.

Fico um pouco revoltado com neguinho que quer dar uma de bonzao, fica escrevendo merda na net, pagando uma de escovador de bits.

//Daniel[/quote]
Mandou um flame bruto, mas até que concordo com o motivo (não com o flame =P).

Sei nada de C, concordo que me ajudaria aprender sobre ponteiro, mas aprendi ponteiro estudando Java. Meu chefe veio fazer pegadinha cmg de ponteiro (pois ele saca C) eu quebrei com ele. [=

Não precisei aprender em o outra linguagem como funciona OO, aprendi com Java.

Não sei o valor de 1byte na memoria, mas sei qual tipo de lista é melhor para cada momento (ArrayList, LinkedList, …).

Não vejo necessidade de escovar byte uma vez que hoje não existe tanta a necessidade disso. [=

usar baixo nivel é em casos extremos onde a perfomace deve ser melhorada…

O detalhe de aprender com uma linguagem como C, pascal ou mesmo cobol é, antes de tudo, conseguir compreender como as coisas funcionam. Podemos saber que em certas situações é melhor usar StringBuffer do que String ou que uma ArrayList é mais aconselhável que uma LinkedList, porém, qual a estrutura fundamental da mesma, como cada coisa se comporta em memória, swap, disco e periféricos é algo que a linguagem de baixo nível nos fornece de modo mais adequado.
Entendo que hoje, no mundo em que vivemos, escovar bits é coisa de maluco, porém, há nichos de mercado que estão totalmente presos a estas situações (é o caso de drivers, por exemplo, alguém já viu algum driver de hardware feito em java, C# ou similar?).
C e C++ nunca morrerão, assim como Cobol. Os primeiros vivem no linux e na maioria dos aplicativos windows (mesmo que rodando em segundo plano). O segundo, toda empresa/instituição que precisa de um mainfraime possuirá oportunidades para coboleiros. Pode ser chato programar assembly (eu odeio), mas se você curtir um bom desafio, pode ficar muito bem empregado. Afinal, você não consegue rodar java apenas jogando o jar no hd, precisa de uma infraestrutura mínima, de hardwares e softwares, incluídos, aí, assembly e outros.
Temos que nos acostumar que tudo em nossa área muda muito rápido, haja visto o crescimento do android, por exemplo. Tudo irá mudar, cedo ou tarde.
Claro que é plenamente possível ser um bom analista, desenvolvedor ou programador apeans conhecendo java, c# ou afins, mas, conhecimento nunca é demais.

isso faz sentido em alguns casos …

Imagina alguem iniciando programação em java web ter que aprender como funciona spring,jsf,hibernate e trocentas outros frameworks.

Além disso, de forma similar, poderia dizer que antes de programar em java/C++ ou qualquer outra linguagem seria bom aprender assembler e java bitecode …

aprender como o framework funciona é um PLUS principalmente quando acontece algum enrosco, mas não totalmente necessário.