Nasa pretende substituir C/C++ e Ada por Java, utilizando Javolution

Por razões financeiras, a NASA tem estado mais e mais interessada em utilizar Java para missões-críticas. Até recentemente a ausência de uma biblioteca totalmente previsível (previsível no sentido de que todas as operações [métodos] na biblioteca têm uma duração de execução conhecida) impediam que Java fosse utilizada, sendo que normalmente as escolham recaíam sobre C, C++ e Ada.

Esse não é mais o caso, como demonstrado por um paper da AIAA(American Institute of Aeronautics and Astronautics), que apresenta a primeira biblioteca totalmente determinística (e open-souce) para Java: Javolution.

Algumas características da Javolution:

1. Javolution classes are simple to use, even simpler than most JDK classes. You don’t need to guess the capacity of a TextBuilder, FastTable or a FastMap, their size expand gently without ever incurring expensive resize/copy or rehash operations (unlike StringBuilder, ArrayList or HashMap).

2. Javolution makes it easy for concurrent algorithms to take advantage of multi-processors systems.

3. Javolution’s real-time collection classes (map, list, table and set) can be used in place of most standard collection classes and provide numerous additional capabilities.

Links:

Javolution
Paper apresentado
Fonte da notícia

Se vão migrar somente por razões financeiras, não sei se é uma grande mudança não.
Mão de obra java tbm não é nem um pouco barata.

Mão de obra Java é mais barata do que outras linguagens, porque tem muito mais desenvolvedor Java do que de outras linguagens.

Alguém aqui já utilizou?

Olhei a documentação da API e parece interessante.

Sistemas Real-Time estão tornando-se viáveis para Java. A RTSJ é um esforço neste sentido. Sou completamente leigo no assunto, mas estou lendo o Concurrent & Real-Time Programming in Java; o assunto é bem sério e interessante. Espero não ter que escrever um sistema de suporte à vida; quero poder dormir à noite. :mrgreen: