Navegador ou Cliente Swing

Olá! Estou participando de um projeto no qual o cliente possui algumas poucas filiais de sua empresa e quer disponibilizar um sistema simples para controle de uma de suas atividades. Estou começando a desenvolver profissionalmente e por isso sugiram algumas dúvidas: A segurança das informações é essencial e por isso pensei se nesse caso seria melhor uma aplicação web rodando em um navegador ou um cliente swing acessando o banco pelo internet. Qual destes dois modelos iria expor menos a base de dados da empresa? E qual seria a indicação da galera mais experiente aqui do fórum levando-se em conta outros aspectos como desempenho, etc? Desde já agradeço a quem puder passar alguma dica.

att,
Fred

Sem uso de Ejb é mais seguro uma interface web, pois voce pode limitar o acesso ao bd, permitindo acesso apenas para o usuario vindo da maquina que mantem o web server (que em certos casos e ate a mesma do bd). No caso de clientes swing, uma solucao seria encapsular as operacoes em Ejbs e permitir acesso ao bd apenas para o usuario proveniente da maquina como o Ejb conteiner. Uma coisa que eu desaconselho e liberar acesso para usuarios provenientes de qualquer maquina, mesmo que os clientes utilizem ip dinamico.

Também depende do que o cliente vai fazer.

Se a interface gráfica precisar ser muito sofisticada, se o processamento dos dados obtidos da base de dados for intenso - por exemplo, você utilizará filtros, ordenamento, criará gráficos, relatórios em cima desses dados, tudo isso várias vezes ao dia - e se o cliente quiser “brincar” com o sistema off-line, é provável que seja melhor um cliente desktop.