Ok, v.c venceu. Pra não começar outra briga conceitual vou reformular a minha exclamação: “As duas principais IDEs Livres 8) em Java são Eclipse e NetBeans”.
Bem, o q ouvi falar é que no Sul sempre se deu muito valor a .NET e VB, aqui no Nordeste Java ganha disparado . . . agora, a Microsoft junta uma porrada de linguagens, um monte de coisa pra tentar competir com Java, e fica divulgando números para atrair mais adeptos…
Sei que vcs são bom de java, pois não sei nada de java e de programação não tenho condições de pagar um curso pois estou desempregado. tenho duas filhas será que vcs poderia me ajudar aprender java tém algum manual passo a passo pois não sei nada estou precisando de ajuda. Tenho uma banda larda de meu cunhado ele deixou pra me poder aprender o java me juda galera tenho 41 anos
Sei que vcs são bom de java, pois não sei nada de java e de programação não tenho condições de pagar um curso pois estou desempregado. tenho duas filhas será que vcs poderia me ajudar aprender java tém algum manual passo a passo pois não sei nada estou precisando de ajuda. Tenho uma banda larda de meu cunhado ele deixou pra me poder aprender o java me juda galera tenho 41 anos
ademicosta@hotmail.com[/quote]
Vc sabe programar em alguma outra linguagem? Sabe lógica de programação?
Tem essa lista de bookmarks da Prof. Patricia Jaques. Inclusive, criei um post no meu blog sobre ele, de tão importante que são esses bookmarks pra quem tá começando, ou quer dar uma guinada.
Se for contar somente as aplicações pagas mesmo, é claro que a M$ ganha.
Acho que pelo menos o Eclipse é usado muito frequentemente pelas grandes empresas. Na empresa que trabalho de médio porte só utilizamos aplicações free, eclipse, jboss, etc.
Mas concordo que em aplicações comerciais pequenas como comércios java(pelo menos aqui em SP) é MUITO pouco utilizado.
Moro no Rio e gosto de receber listas com oportunidade de emprego principalmente para avaliar o mercado de trabalho.
Sempre notei que a quantidade de vagas de Java é muito superior à .Net. hoje por acaso apareceu uma vaga para .Net, agora quando será a proxima, não faço ideia.
Com certeza o M$ fez esta pesquisa usando como base aplicações VB 5 e 6 que não é .Net…
Alias, a M$ é campeã em publicar pesquisar em que ela é sempre lider. Vcs acham que elas colocariam uma pesquisa do qual a maior parte do mercado é Java ???
Agora, sobre as aplicações desenvolvidas para Farmacias, botequins, lanchonetes e camelo, realmente o VB é lider… Levando em consideração que estes sistemas são muito simples e utilizam banco Acce$$ que nunca chegarão à um número de 1000 registros…
Aqui na empresa é Java. Existem algumas aplicações que foram desenvolvidas em VBA, mas estão morrendo devido a diversos problemas.
Pessoal, o custo de uma aplicação Java pode chegar a quase zero devido ao número de licenças. Ao contratrio de .Net, que o desenvolvedor é forçado a reduzir o valor da sua mão de obra para compensar as licenças da M$.
Bom, para programar em .Net não precisa gastar 1 centavo…
vc pode programa em bloco de notas e baixar o framework de graça de qualquer em baixaqui da vida… da mesma forma que o virtual machine…
se vc não quer programar no notepad… existem IDEs ótimas e de graça… como o sharpdevelop p/ programar em C# e VB.NET e é open source …
Agora também existe o Visual Studio 2005 Express, que é a versão 100% free da IDE da MS para programar em .NET, e é uma IDE mais que completa…
não quero discutir quem é melhor, só deixar claro essas informações que as vezes muita gente não sabe…
muitos programadores Java nem se preocupam e ver como é o .Net e criticam só de ser da MS… mas o .NET está crescendo e eu atualmente não vejo deficiencia no .net comparado com o java…
as pessoas simplesmente não confiam na MS por causa da experiencia com o windows e viram as costas…
uma vantagem do java de verdade?? portabilidade
mas isso o .net não tem pq a MS não quer… pq estrutura do framework já comporta isso e existem inclusive projetos de .net p/ linux e outros SOs, como é o caso do MONO, mas a MS ainda não ta se preocupando com isso…
quando ela finalmente se preocupar… o que o java vai ter melhor que o .net??
não estou vistindo camisa… mas é fato que o C# é tão robusto quanto o java.
Não conheço nada de .NET e este tópico abriu minha curiosidade. Quem souber responda em quais itens .NET é melhor:
1 :arrow: API de estruturas de dados (no Java é Collections)
2 :arrow: API de criptografia
3 :arrow: API de compressão de dados
4 :arrow: API de monitoramente e gerenciamento (no Java é JMX)
5 :arrow: API de aplicações concorrentes (no Java java.util.concurrent + Locks + threads + Collections)
6 :arrow: API de IO com channels e selectors, direct buffers, etc.
7 :arrow: API de expressões regulares
8 :arrow: API de acesso a banco de dados (no Java 6 JDBC 4.0)
9 :arrow: Possibilidade de fazer hot deploy (no Java com o mecanismo de Class Loading)
10 :arrow: API de para aplicações desktop não confinadas em rede local (No Java é URLConnection + servlets)
Sem falar no monte de facilidades Open Source que podem ser usados no lugar de caríssimas alternativas comerciais (Exemplos: ActiveMQ, Mule, Esper, etc.)
[quote=juzepeleteiro][quote=fmeyer][quote=fredericoqc]
quando ela [MS] finalmente se preocupar com portabilidade … o que o java vai ter melhor que o .net??
[/quote]
Uma API de colections decente [/quote]
Você acha a API de Collections do Java (^^) melhor do que a API do .NET?
Você acha a API de Collections do Java boa?[/quote]
A Api de collections do java contém estruturas de dados que são faltantes na plataforma .Net mais precisamente na linguagem C#. A Api java contém versões das coleções thread safe, diferente do C# que possuem métodos thread safe. A api java também contem uma numerosa gama de algoritmos para manipulação de elementos onde no c# elas não são tão abrangentes.
Sem contar o problema Maximo do C#, quando você trabalha com coleções e ponteiros o garbage colector simplesmente ignora os ponteiros para os objetos e mudam estes de lugar, quando você for acessar um ponteiro depois que o garbage rodar, você vai receber uma baita exceção
Eu sou um convertido pelo .Net. Convertido pelo simples fato de que pro que eu preciso o .Net sempre me deu respostas mais rápidas que Java. Qual das duas é melhor em alguma característica obscura? Pouco me importa agora. Ainda pretendo tirar minha certificação Java e continuo estudando, para manter as portas abertas. Acho que tem muita gente que deveria parar um pouco e olhar o .Net também com mais carinho, ficar fechado no mundo de Java não dá.
É verdade que a comunidade .Net em português é muito fraca, eu mesmo não conheço nenhuma. Mas em inglês existem ótimos sites, muito mais completos do que eu encontro na comunidade java.
Para aqueles que se interessarem, alguns ótimos sites relacionados ao assunto:
[quote=AlaorBarroso]
É verdade que a comunidade .Net em português é muito fraca, eu mesmo não conheço nenhuma. Mas em inglês existem ótimos sites, muito mais completos do que eu encontro na comunidade java.[/quote]
Eu concordo com a parte de que se fechar em uma tecnologia não é viável mas… acho que você não procurou nos lugares certos… :roll:
Quais sites de Java você conhece que são tão incompletos comaprado a estes?
O texto é referente a aplicações comerciais, leia-se aplicações de automação de lojinhas, padarias, locadoras etc. E nesse campo .net (ferramentas da Microsoft em geral) é bem mais usado que Java. Pelo menos eu nunca vi nenhuma padaria, lojinha ou locadora com software feito em Swing.[/quote]
Nesse aspecto deve ser verdade. Até por que a produtividade a a simplicidade é mais visível.
É neste ponto tenho experiência prática pra dizer.
Trabalho num empresa parceira microsoft que só respira microsoft e tudo que não for microsoft não presta !
Todo marketing da microsoft é feito sobre produtividade, simplicidade, estas coisas do genêro.
Pegando o exemplo atual daqui, onde estamos desenvolvendo um software complexo com asp.net, windows form, camadas de negócio, acesso, .net remoting, web service e várias integrações com o Office, a coisa muda bastante. O modo de trabalhar com soluções deste nivel, não fica nada simples e a produtividade muito menos (comparando com aqueles palestras microsof onde o mundo é perfeito (alegria.bmp)). A parte mais sofrida é achar programadores .net que manjam de tudo isso por um valor/hora lastimável que a empresa quer pagar, pensando que o studio resolve tudo e o profissional não precisa conhecer/fazer nada pra estar tudo funcionando.
Essa mensagem fica como um desabafo só, sei também que, ao desenvolver com Java não muda muita coisa, mas essa propaganda “falsa” (explico as aspas abaixo) da microsoft é revoltante.
Só finalizando (tá virando blog, me desculpem), concordo que com o Studio soluções simples são feitas rapidamente comparando com Java, mas acho (isso é pessoal) injusto obrigar o cliente ter que ter windows e um monte de licenças caso necessário (ex. Office) para usar sua aplicação.
Simples é diferente de simplista. Spring é simples, Rails é simples (às vezes um pouco simplista, mas…)… Já ASP.NET é simplista. Você consegue fazer o feijão-com-arroz muito facilmente e rapidamente com ASP.NET+NHibernate (ou mesmo ADO.NET), mas depois que você começa a integrar sua maravilhosa solução CRUD com, por exemplo, o BizTalk (não tente integrar sua bela aplicação .NET com seu velho amigo MTS sem ter um seguro de vida), as coisas começam a desandar um pouco. Às vezes, mesmo para fazer uma customização em componentes do ASP.NET já é um inferno. Daí alguém pode argumentar: “mas X% (X é um valor fictício e sem comprovação variando entre 50-80, normalmente) das aplicações WEB são CRUD”. Contudo, uma solução cujo marketing diz “salvar o mundo” não pode se focar apenas em CRUDs (Rails faz CRUDS parecerem fáceis até para a minha mãe e a um custo bem mais baixo), não pode ser tão limitada ou simplista. Mas, enfim… apesar disso tudo, ainda acho que .NET tem muito a ensinar ao Java em questões sobre deployment, ferramentas (VS.NET é um lixo em muitos aspectos, mas dá um show em integração), sem falar que os .NET assemblies são bem mais poderosos do que nossos JAR na questão de versionamento e segurança (a recíproca também é verdadeira).
Por fim, só uma coisa: 90% das estatísticas são falsas (inclusive esta!)