.Net tem 60% do mercado de desenvolvimento de aplicações comerciais

Bem, é difícil de dizer se é verdade ou não, principalmente com o pouco movimento da comunidade deles, mas já que a Microsoft está alardeando isso a mundos e fundos, vamos pelo menos tentar crer em alguma coisa. Eles já estão dizendo que o J2EE e Java são passado né, quem sabe os nossos dias como programadores Java também estão contados.

Notícia: Microsoft: .Net Beat Java, Who’s Next?

[quote=Maurício Linhares]Bem, é difícil de dizer se é verdade ou não, principalmente com o pouco movimento da comunidade deles, mas já que a Microsoft está alardeando isso a mundos e fundos, vamos pelo menos tentar crer em alguma coisa. Eles já estão dizendo que o J2EE e Java são passado né, quem sabe os nossos dias como programadores Java também estão contados.

Notícia: Microsoft: .Net Beat Java, Who’s Next?[/quote]

Duvido mto.

Aliás, quem sabe??
Se eles fizeram a pesquisa em um determinado local, uma região isolada, pode até ser…

Mas de modo generalizado, acho difícil…

Plataforma .net == Asp.Net, C#, VB, Delphi, C++.net

é bem provavel e plausivel isso ainda mais em aplicativos comerciais

Olá

Também concordo que seja possível. Por aqui no nosso mercado não tenho visto tanto Java por aí nos pontos de venda. Mas será que aqui no Brasil é .NET ou simplesmente o velho VB6.

A plataforma Microsoft está ganhando espaço até pela política agressiva de parcerias da empresa. Algumas tecnologias hype também a favorecem como o caso de SOA que ressuscitou o DCOM. Muita gente mete o pau na Oracle porque ninguém torce pelos grandes e o SQLServer vai comendo pelas beiradas. Possivelmente a aposta da Microsoft virá com o Vista pois deverá investir muito em marketing.

Mas isto não nosso problema. Eu não estou nem aí. Pulei fora de VC++, VisualStudio 6 e outras tranqueiras complicadas em 1997. Ainda tem muita coisa nova surgindo com Java. Agora à noite estava dando uma olhada no Esper. Vai demorar para uma coisa desta ser Open Source para usar com .NET.

[]s
Luca

[quote=fmeyer]Plataforma .net == Asp.Net, C#, VB, Delphi, C++.net
[/quote]

Pq delphi e VB entraram no bolo?

VELO

[quote=velo][quote=fmeyer]Plataforma .net == Asp.Net, C#, VB, Delphi, C++.net
[/quote]

Pq delphi e VB entraram no bolo?

VELO[/quote]

Delphi ultima versão é .Net… pelo menos na propaganda.

bobagem, eles pesquisam uma coisa e alardeiam outra!

baseado nos úmeros de sistema legado eles realmente podem ter essa fatia de mercado, porque muita solução pra bodega de esquina foi feita em VB e Delphi.

eu quero ver os números na categoria novos projetos. E mais: no governo, na categoria novos projetos, como anda a adoção de soluções MS?

qualquer número vindo da Microsft é suspeito, porque pra mim, quem compra empresas de hosting só pra inflar os números do servidor web deles não merece lá muita credibilidade a ponto de espelhar a os fatos como eles realmente são.

Olá

Aí em Fortaleza como está a adoção de Java nas aplicações comerciais? Aqui em São Paulo acho que Java na frente do caixa ainda é minoria, principalmente no pequeno e médio comerciante.

[]s
Luca

Eu, pessoalmente, vejo pouquíssimas aplicações de frente-de-loja rodando em Java. Pra não dizer que eu não sei de nenhuma, a livraria Modelo, os Correios (mais exatamente o banco postal), e mais umas duas redes pequenas daqui mesmo. As lojas Maia também parecem estar migrando esse tipo de aplicação pra Java (algumas coisas internas já são Java, mas na web, acho que o caixa ainda deve estar em fase de implementação).

Agora pra grandes empresas, principalmente quem trabalha com integração de sistemas, aqui eu ainda vejo muito Java, mas sempre por trás das coisas, dificilmente aparecendo diretamente lá na cara do cliente.

Olá

Aqui em SP há uma grande rede de drogarias com tudo em Java rodando em Linux. Sei de outros casos. Mas acho que a maioria ainda roda o velho VB6 ou, em alguns casos, ainda o Clipper.

Java não entrou no mercado de aplicações comerciais por culpa da Sun que desprezou a questão de impressão e de comunicação com periféricos. A API Java Print Service e o javax.comm são confusos e difíceis de usar. Sem contar o famoso bug do javax.comm que por falta de device driver, não consegue receber resposta da impressora (apesar de ter método que diz fazer isto).

[]s
Luca

Eu, pessoalmente, vejo pouquíssimas aplicações de frente-de-loja rodando em Java. Pra não dizer que eu não sei de nenhuma, a livraria Modelo, os Correios (mais exatamente o banco postal), e mais umas duas redes pequenas daqui mesmo. As lojas Maia também parecem estar migrando esse tipo de aplicação pra Java (algumas coisas internas já são Java, mas na web, acho que o caixa ainda deve estar em fase de implementação).

Agora pra grandes empresas, principalmente quem trabalha com integração de sistemas, aqui eu ainda vejo muito Java, mas sempre por trás das coisas, dificilmente aparecendo diretamente lá na cara do cliente.[/quote]

Isso é normal. Geralmente, sistemas de frente-de-loja são desenvolvidos com ferramentas RAD pela rapidez e facilidade destas. São ferramentas excelentes, que proporcionam produtividade (dependendo de quem está usando). O problema dessas ferramentas, é que qualquer pessoa que não tenha conhecimento algum de regras de negócio, sai colando código e inserindo componentezinhos. No final, o cliente é que irá pagar o pato, com bugs intermináveis. :cry:

O que mais movimenta Java é o J2EE, e é nisso que a Sun e grandes empresas apostaram (e ainda apostam). Hoje em dia, está virando regra utilizar J2EE para grandes projetos de missão crítica, ou seja, o mercado inteiro está ouvindo o barulho que a linguagem tá fazendo no mundo enterprise, e consequentemente, adotando-a como um padrão de qualidade. Isso é muito bom pra Java. Agora, quanto ao mundo de sistemas simples, predomina-se o RAD, e acho que Java não vai quebrar isso tão cedo.

[]s.

Concordo que o VB ainda seja mais facil de encontrar por ai.
Mas isso é passado, agora as pessoas estão começando a usar o Java, essas são aplicacoes antigas.

Por exemplo no ano passado na info saiu uma pesquisa sobre linguagem mais usada, me lembro que o VB estava na frente e que a plataforma de desenvolvimento mais utilizada era o .NET.
Porém em outra pesquisa realizada este ano mostra que a linguagem e a plataforma de desenvolvimento mais utilizada atualmente pelas empresas é o Java, podem conferir na info 241 do mes de abril.

Como o novo CEO da Sun disse esse é o “Brazilian effect”.

Linguagem mais usada no mundo http://www.tiobe.com/tpci.htm

[quote=Luca]Olá

Aqui em SP há uma grande rede de drogarias com tudo em Java rodando em Linux. Sei de outros casos. Mas acho que a maioria ainda roda o velho VB6 ou, em alguns casos, ainda o Clipper.

Java não entrou no mercado de aplicações comerciais por culpa da Sun que desprezou a questão de impressão e de comunicação com periféricos. A API Java Print Service e o javax.comm são confusos e difíceis de usar. Sem contar o famoso bug do javax.comm que por falta de device driver, não consegue receber resposta da impressora (apesar de ter método que diz fazer isto).

[]s
Luca[/quote]É Lucas, eu também me decepcionei quando precisei dessas APIs. Pensava em trabalhar com interação hardware-software com Java (urgentemente), quando eu vi que teria que aprender muito mais coisas pra desenrolar nos meus projetos… realmente é pena que a SUN não enfatizou essa área tão importante dos sistemas desktop.

e ny a maioria eh .net os que usam struts estao todos migrando para outras coisas em java ou .net

acho que aqui o povo odeia mais struts do que windows. Meu atual cliente nao pode nem ouvir falar em struts e embraer.

Na verdade, eu já ouvi falar dessa pesquisa, e ela se refere a licenças de ferramentas de desenvolvimento vendidas.
Ok, eu uso intelliJ, que é pago (sim, eu paguei meu intelliJ IDEA do próprio bolso), mas quem aqui não usa eclipse? Acredito que a maioria dos desenvolvedores Java, até mesmo em grandes empresas, usa Eclipse ou ultimamente o NetBeans que também evoluiu muito.
Então, pra essa pesquisa em particular, vocês todos não contam como mercado, sacaram? E fico eu sozinho pra brigar contra a Microsoft com meu valente amigo do peito IntelliJ IDEA :slight_smile:
É mais ou menos como as pesquisas de Market Share do Windows Vs Linux como servidor, em que só conta como deployment de servidor linux quando o cara compra um RHEL ou um SuSE enterprise, enquanto os Debian (e derivados) e mesmo os Linux não enterprise, ficam de fora da conta.

[quote=Luca]Olá
Sem contar o famoso bug do javax.comm que por falta de device driver, não consegue receber resposta da impressora (apesar de ter método que diz fazer isto).

[]s
Luca[/quote]
Oi Luca, no caso de ECF (Emissor de Cupom Fiscal) isso não é impedimento, uma vez que o normal nessas máquinas é você usar JNI para acessar a biblioteca nativa delas.
Impressoras de etiquetas térmicas (outra aplicação comercial e industrial comum) normalmente também tem bibliotecas de acesso nativa que podem ser chamadas via JNI.

pode até ser 60%, porem são sistemas (a maioria) de pequeno e medio porte.
os 40% em java são sistemas de grande porte, isso eu vejo em todo lugar q passo, prodemge, serpro, magnesita, manesmam, usiminas, bms…

No Brasil não vejo isso, acho que aqui o mercado de Java está em uma proporção muito maior que .NET, agora lá fora não sei da realidade, creio que .NET seja quase que nem Java, mas mesmo assim.

O texto é referente a aplicações comerciais, leia-se aplicações de automação de lojinhas, padarias, locadoras etc. E nesse campo .net (ferramentas da Microsoft em geral) é bem mais usado que Java. Pelo menos eu nunca vi nenhuma padaria, lojinha ou locadora com software feito em Swing.

E quanto ao termo aplicação comercial, isso é coisa da tradução. Na verdade, considerando-se a popularidade do eclipse, é impressionante que o Visual Studio só tenha 60% do mercado de IDE pagas.
Essa pesquisa não se refere a número de desenvolvedores.