Bem, é difícil de dizer se é verdade ou não, principalmente com o pouco movimento da comunidade deles, mas já que a Microsoft está alardeando isso a mundos e fundos, vamos pelo menos tentar crer em alguma coisa. Eles já estão dizendo que o J2EE e Java são passado né, quem sabe os nossos dias como programadores Java também estão contados.
.Net tem 60% do mercado de desenvolvimento de aplicações comerciais
90 Respostas
Bem, é difícil de dizer se é verdade ou não, principalmente com o pouco movimento da comunidade deles, mas já que a Microsoft está alardeando isso a mundos e fundos, vamos pelo menos tentar crer em alguma coisa. Eles já estão dizendo que o J2EE e Java são passado né, quem sabe os nossos dias como programadores Java também estão contados.
Duvido mto.
Aliás, quem sabe??
Se eles fizeram a pesquisa em um determinado local, uma região isolada, pode até ser…
Mas de modo generalizado, acho difícil…
Olá
Também concordo que seja possível. Por aqui no nosso mercado não tenho visto tanto Java por aí nos pontos de venda. Mas será que aqui no Brasil é .NET ou simplesmente o velho VB6.
A plataforma Microsoft está ganhando espaço até pela política agressiva de parcerias da empresa. Algumas tecnologias hype também a favorecem como o caso de SOA que ressuscitou o DCOM. Muita gente mete o pau na Oracle porque ninguém torce pelos grandes e o SQLServer vai comendo pelas beiradas. Possivelmente a aposta da Microsoft virá com o Vista pois deverá investir muito em marketing.
Mas isto não nosso problema. Eu não estou nem aí. Pulei fora de VC++, VisualStudio 6 e outras tranqueiras complicadas em 1997. Ainda tem muita coisa nova surgindo com Java. Agora à noite estava dando uma olhada no Esper. Vai demorar para uma coisa desta ser Open Source para usar com .NET.
[]s
Luca
bobagem, eles pesquisam uma coisa e alardeiam outra!
baseado nos úmeros de sistema legado eles realmente podem ter essa fatia de mercado, porque muita solução pra bodega de esquina foi feita em VB e Delphi.
eu quero ver os números na categoria novos projetos. E mais: no governo, na categoria novos projetos, como anda a adoção de soluções MS?
qualquer número vindo da Microsft é suspeito, porque pra mim, quem compra empresas de hosting só pra inflar os números do servidor web deles não merece lá muita credibilidade a ponto de espelhar a os fatos como eles realmente são.
Olá
Aí em Fortaleza como está a adoção de Java nas aplicações comerciais? Aqui em São Paulo acho que Java na frente do caixa ainda é minoria, principalmente no pequeno e médio comerciante.
[]s
Luca
Eu, pessoalmente, vejo pouquíssimas aplicações de frente-de-loja rodando em Java. Pra não dizer que eu não sei de nenhuma, a livraria Modelo, os Correios (mais exatamente o banco postal), e mais umas duas redes pequenas daqui mesmo. As lojas Maia também parecem estar migrando esse tipo de aplicação pra Java (algumas coisas internas já são Java, mas na web, acho que o caixa ainda deve estar em fase de implementação).
Agora pra grandes empresas, principalmente quem trabalha com integração de sistemas, aqui eu ainda vejo muito Java, mas sempre por trás das coisas, dificilmente aparecendo diretamente lá na cara do cliente.
Olá
Aqui em SP há uma grande rede de drogarias com tudo em Java rodando em Linux. Sei de outros casos. Mas acho que a maioria ainda roda o velho VB6 ou, em alguns casos, ainda o Clipper.
Java não entrou no mercado de aplicações comerciais por culpa da Sun que desprezou a questão de impressão e de comunicação com periféricos. A API Java Print Service e o javax.comm são confusos e difíceis de usar. Sem contar o famoso bug do javax.comm que por falta de device driver, não consegue receber resposta da impressora (apesar de ter método que diz fazer isto).
[]s
Luca
Eu, pessoalmente, vejo pouquíssimas aplicações de frente-de-loja rodando em Java. Pra não dizer que eu não sei de nenhuma, a livraria Modelo, os Correios (mais exatamente o banco postal), e mais umas duas redes pequenas daqui mesmo. As lojas Maia também parecem estar migrando esse tipo de aplicação pra Java (algumas coisas internas já são Java, mas na web, acho que o caixa ainda deve estar em fase de implementação).
Agora pra grandes empresas, principalmente quem trabalha com integração de sistemas, aqui eu ainda vejo muito Java, mas sempre por trás das coisas, dificilmente aparecendo diretamente lá na cara do cliente.
Isso é normal. Geralmente, sistemas de frente-de-loja são desenvolvidos com ferramentas RAD pela rapidez e facilidade destas. São ferramentas excelentes, que proporcionam produtividade (dependendo de quem está usando). O problema dessas ferramentas, é que qualquer pessoa que não tenha conhecimento algum de regras de negócio, sai colando código e inserindo componentezinhos. No final, o cliente é que irá pagar o pato, com bugs intermináveis. 
O que mais movimenta Java é o J2EE, e é nisso que a Sun e grandes empresas apostaram (e ainda apostam). Hoje em dia, está virando regra utilizar J2EE para grandes projetos de missão crítica, ou seja, o mercado inteiro está ouvindo o barulho que a linguagem tá fazendo no mundo enterprise, e consequentemente, adotando-a como um padrão de qualidade. Isso é muito bom pra Java. Agora, quanto ao mundo de sistemas simples, predomina-se o RAD, e acho que Java não vai quebrar isso tão cedo.
[]s.
Concordo que o VB ainda seja mais facil de encontrar por ai.
Mas isso é passado, agora as pessoas estão começando a usar o Java, essas são aplicacoes antigas.
Por exemplo no ano passado na info saiu uma pesquisa sobre linguagem mais usada, me lembro que o VB estava na frente e que a plataforma de desenvolvimento mais utilizada era o .NET.
Porém em outra pesquisa realizada este ano mostra que a linguagem e a plataforma de desenvolvimento mais utilizada atualmente pelas empresas é o Java, podem conferir na info 241 do mes de abril.
Como o novo CEO da Sun disse esse é o “Brazilian effect”.
Linguagem mais usada no mundo http://www.tiobe.com/tpci.htm
OláÉ Lucas, eu também me decepcionei quando precisei dessas APIs. Pensava em trabalhar com interação hardware-software com Java (urgentemente), quando eu vi que teria que aprender muito mais coisas pra desenrolar nos meus projetos… realmente é pena que a SUN não enfatizou essa área tão importante dos sistemas desktop.Aqui em SP há uma grande rede de drogarias com tudo em Java rodando em Linux. Sei de outros casos. Mas acho que a maioria ainda roda o velho VB6 ou, em alguns casos, ainda o Clipper.
Java não entrou no mercado de aplicações comerciais por culpa da Sun que desprezou a questão de impressão e de comunicação com periféricos. A API Java Print Service e o javax.comm são confusos e difíceis de usar. Sem contar o famoso bug do javax.comm que por falta de device driver, não consegue receber resposta da impressora (apesar de ter método que diz fazer isto).
[]s
Luca
e ny a maioria eh .net os que usam struts estao todos migrando para outras coisas em java ou .net
acho que aqui o povo odeia mais struts do que windows. Meu atual cliente nao pode nem ouvir falar em struts e embraer.
Na verdade, eu já ouvi falar dessa pesquisa, e ela se refere a licenças de ferramentas de desenvolvimento vendidas.
Ok, eu uso intelliJ, que é pago (sim, eu paguei meu intelliJ IDEA do próprio bolso), mas quem aqui não usa eclipse? Acredito que a maioria dos desenvolvedores Java, até mesmo em grandes empresas, usa Eclipse ou ultimamente o NetBeans que também evoluiu muito.
Então, pra essa pesquisa em particular, vocês todos não contam como mercado, sacaram? E fico eu sozinho pra brigar contra a Microsoft com meu valente amigo do peito IntelliJ IDEA 
É mais ou menos como as pesquisas de Market Share do Windows Vs Linux como servidor, em que só conta como deployment de servidor linux quando o cara compra um RHEL ou um SuSE enterprise, enquanto os Debian (e derivados) e mesmo os Linux não enterprise, ficam de fora da conta.
Olá
Sem contar o famoso bug do javax.comm que por falta de device driver, não consegue receber resposta da impressora (apesar de ter método que diz fazer isto).[]s
Luca
Oi Luca, no caso de ECF (Emissor de Cupom Fiscal) isso não é impedimento, uma vez que o normal nessas máquinas é você usar JNI para acessar a biblioteca nativa delas.
Impressoras de etiquetas térmicas (outra aplicação comercial e industrial comum) normalmente também tem bibliotecas de acesso nativa que podem ser chamadas via JNI.
pode até ser 60%, porem são sistemas (a maioria) de pequeno e medio porte.
os 40% em java são sistemas de grande porte, isso eu vejo em todo lugar q passo, prodemge, serpro, magnesita, manesmam, usiminas, bms…
No Brasil não vejo isso, acho que aqui o mercado de Java está em uma proporção muito maior que .NET, agora lá fora não sei da realidade, creio que .NET seja quase que nem Java, mas mesmo assim.
O texto é referente a aplicações comerciais, leia-se aplicações de automação de lojinhas, padarias, locadoras etc. E nesse campo .net (ferramentas da Microsoft em geral) é bem mais usado que Java. Pelo menos eu nunca vi nenhuma padaria, lojinha ou locadora com software feito em Swing.
E quanto ao termo aplicação comercial, isso é coisa da tradução. Na verdade, considerando-se a popularidade do eclipse, é impressionante que o Visual Studio só tenha 60% do mercado de IDE pagas.
Essa pesquisa não se refere a número de desenvolvedores.
Na verdade, eu já ouvi falar dessa pesquisa, e ela se refere a licenças de ferramentas de desenvolvimento vendidas.
Eu também li a pesquisa e achei a mesma coisa, que ela se baseia nas liçensas das ferramentas vendidas em Java e o Visual Studio.
Bem, não acho uma comparação verídica ja que as duas principais IDEs do mundo java são free (Netbeans e Eclipse).
Flo.
Michel, as duas principais IDEs do mundo Java sao Eclipse e IDEA 

Ok, v.c venceu. Pra não começar outra briga conceitual vou reformular a minha exclamação: “As duas principais IDEs Livres 8) em Java são Eclipse e NetBeans”.
Pronto. 
Bem, o q ouvi falar é que no Sul sempre se deu muito valor a .NET e VB, aqui no Nordeste Java ganha disparado . . . agora, a Microsoft junta uma porrada de linguagens, um monte de coisa pra tentar competir com Java, e fica divulgando números para atrair mais adeptos…
veremos…
Olá, Pessoal !
Sei que vcs são bom de java, pois não sei nada de java e de programação não tenho condições de pagar um curso pois estou desempregado. tenho duas filhas será que vcs poderia me ajudar aprender java tém algum manual passo a passo pois não sei nada estou precisando de ajuda. Tenho uma banda larda de meu cunhado ele deixou pra me poder aprender o java me juda galera tenho 41 anos
Olá, Pessoal !Sei que vcs são bom de java, pois não sei nada de java e de programação não tenho condições de pagar um curso pois estou desempregado. tenho duas filhas será que vcs poderia me ajudar aprender java tém algum manual passo a passo pois não sei nada estou precisando de ajuda. Tenho uma banda larda de meu cunhado ele deixou pra me poder aprender o java me juda galera tenho 41 anos
Vc sabe programar em alguma outra linguagem? Sabe lógica de programação?
Olá, Pessoal !Sei que vcs são bom de java, pois não sei nada de java e de programação não tenho condições de pagar um curso pois estou desempregado. tenho duas filhas será que vcs poderia me ajudar aprender java tém algum manual passo a passo pois não sei nada estou precisando de ajuda. Tenho uma banda larda de meu cunhado ele deixou pra me poder aprender o java me juda galera tenho 41 anos
Tem essa lista de bookmarks da Prof. Patricia Jaques. Inclusive, criei um post no meu blog sobre ele, de tão importante que são esses bookmarks pra quem tá começando, ou quer dar uma guinada.
Link: http://www.inf.unisinos.br/~pjaques/bookmark_java.html
Vale a pena, cara. Claro, é muita coisa, não vai conseguir ler tudo rapidamente. Mas vai pegando o que vc achar de interessante para seu início.
Leia, leia, leia, leia! 
[]s.
Se for contar somente as aplicações pagas mesmo, é claro que a M$ ganha.
Acho que pelo menos o Eclipse é usado muito frequentemente pelas grandes empresas. Na empresa que trabalho de médio porte só utilizamos aplicações free, eclipse, jboss, etc.
Mas concordo que em aplicações comerciais pequenas como comércios java(pelo menos aqui em SP) é MUITO pouco utilizado.
Moro no Rio e gosto de receber listas com oportunidade de emprego principalmente para avaliar o mercado de trabalho.
Sempre notei que a quantidade de vagas de Java é muito superior à .Net. hoje por acaso apareceu uma vaga para .Net, agora quando será a proxima, não faço ideia.
Com certeza o M$ fez esta pesquisa usando como base aplicações VB 5 e 6 que não é .Net…
Alias, a M$ é campeã em publicar pesquisar em que ela é sempre lider. Vcs acham que elas colocariam uma pesquisa do qual a maior parte do mercado é Java ???
Agora, sobre as aplicações desenvolvidas para Farmacias, botequins, lanchonetes e camelo, realmente o VB é lider… Levando em consideração que estes sistemas são muito simples e utilizam banco Acce$$ que nunca chegarão à um número de 1000 registros…
Aqui na empresa é Java. Existem algumas aplicações que foram desenvolvidas em VBA, mas estão morrendo devido a diversos problemas.
Pessoal, o custo de uma aplicação Java pode chegar a quase zero devido ao número de licenças. Ao contratrio de .Net, que o desenvolvedor é forçado a reduzir o valor da sua mão de obra para compensar as licenças da M$.
Bom, para programar em .Net não precisa gastar 1 centavo…
vc pode programa em bloco de notas e baixar o framework de graça de qualquer em baixaqui da vida… da mesma forma que o virtual machine…
se vc não quer programar no notepad… existem IDEs ótimas e de graça… como o sharpdevelop p/ programar em C# e VB.NET e é open source …
Agora também existe o Visual Studio 2005 Express, que é a versão 100% free da IDE da MS para programar em .NET, e é uma IDE mais que completa…
não quero discutir quem é melhor, só deixar claro essas informações que as vezes muita gente não sabe…
muitos programadores Java nem se preocupam e ver como é o .Net e criticam só de ser da MS… mas o .NET está crescendo e eu atualmente não vejo deficiencia no .net comparado com o java…
as pessoas simplesmente não confiam na MS por causa da experiencia com o windows e viram as costas…
uma vantagem do java de verdade?? portabilidade
mas isso o .net não tem pq a MS não quer… pq estrutura do framework já comporta isso e existem inclusive projetos de .net p/ linux e outros SOs, como é o caso do MONO, mas a MS ainda não ta se preocupando com isso…
quando ela finalmente se preocupar… o que o java vai ter melhor que o .net??
não estou vistindo camisa… mas é fato que o C# é tão robusto quanto o java.
Uma API de colections decente 
- Uma comunidade muito mais forte ?!?
- Framework de diferentes funcionalidades e open !?!
- Maior opção de IDEs !?!
- “Democracia” de escolha de novas implementações/melhorias ao lançar novas versões (JCP) ?!?
quando ela [MS] finalmente se preocupar com portabilidade … o que o java vai ter melhor que o .net??
![]()
Você acha a API de Collections do Java (^^) melhor do que a API do .NET? Você acha a API de Collections do Java boa?
Olá
Não conheço nada de .NET e este tópico abriu minha curiosidade. Quem souber responda em quais itens .NET é melhor:
1 :arrow: API de estruturas de dados (no Java é Collections)
2 :arrow: API de criptografia
3 :arrow: API de compressão de dados
4 :arrow: API de monitoramente e gerenciamento (no Java é JMX)
5 :arrow: API de aplicações concorrentes (no Java java.util.concurrent + Locks + threads + Collections)
6 :arrow: API de IO com channels e selectors, direct buffers, etc.
7 :arrow: API de expressões regulares
8 :arrow: API de acesso a banco de dados (no Java 6 JDBC 4.0)
9 :arrow: Possibilidade de fazer hot deploy (no Java com o mecanismo de Class Loading)
10 :arrow: API de para aplicações desktop não confinadas em rede local (No Java é URLConnection + servlets)
Sem falar no monte de facilidades Open Source que podem ser usados no lugar de caríssimas alternativas comerciais (Exemplos: ActiveMQ, Mule, Esper, etc.)
Estas foram as que me lembrei.
[]s
Luca
quando ela [MS] finalmente se preocupar com portabilidade … o que o java vai ter melhor que o .net??
![]()
Você acha a API de Collections do Java (^^) melhor do que a API do .NET?
Você acha a API de Collections do Java boa?
A Api de collections do java contém estruturas de dados que são faltantes na plataforma .Net mais precisamente na linguagem C#. A Api java contém versões das coleções thread safe, diferente do C# que possuem métodos thread safe. A api java também contem uma numerosa gama de algoritmos para manipulação de elementos onde no c# elas não são tão abrangentes.
Sem contar o problema Maximo do C#, quando você trabalha com coleções e ponteiros o garbage colector simplesmente ignora os ponteiros para os objetos e mudam estes de lugar, quando você for acessar um ponteiro depois que o garbage rodar, você vai receber uma baita exceção
por essas razões eu acho melhor sim.
pra um comparativo maior
http://www.itu.dk/people/kbilsted/kurser/aos2003f/session02/CsharpJavaCompare.html
Eu sou um convertido pelo .Net. Convertido pelo simples fato de que pro que eu preciso o .Net sempre me deu respostas mais rápidas que Java. Qual das duas é melhor em alguma característica obscura? Pouco me importa agora. Ainda pretendo tirar minha certificação Java e continuo estudando, para manter as portas abertas. Acho que tem muita gente que deveria parar um pouco e olhar o .Net também com mais carinho, ficar fechado no mundo de Java não dá.
É verdade que a comunidade .Net em português é muito fraca, eu mesmo não conheço nenhuma. Mas em inglês existem ótimos sites, muito mais completos do que eu encontro na comunidade java.
Para aqueles que se interessarem, alguns ótimos sites relacionados ao assunto:
Asp.net
Channel 9
MSDN
Atlas - Ajax Framework (Acho que pode ser usado com Java também)
Asp.net Tutorial (Muito bom para quem quer começar ASP.NET)
StrongTypes.com (Muito conteúdo sobre Generics)
Para quem está começando com .Net esses sites são bem interessantes.
Abraços.
É verdade que a comunidade .Net em português é muito fraca, eu mesmo não conheço nenhuma. Mas em inglês existem ótimos sites, muito mais completos do que eu encontro na comunidade java.
Eu concordo com a parte de que se fechar em uma tecnologia não é viável mas… acho que você não procurou nos lugares certos… :roll:
Quais sites de Java você conhece que são tão incompletos comaprado a estes?
O texto é referente a aplicações comerciais, leia-se aplicações de automação de lojinhas, padarias, locadoras etc. E nesse campo .net (ferramentas da Microsoft em geral) é bem mais usado que Java. Pelo menos eu nunca vi nenhuma padaria, lojinha ou locadora com software feito em Swing.
Nesse aspecto deve ser verdade. Até por que a produtividade a a simplicidade é mais visível.
É neste ponto tenho experiência prática pra dizer.
Trabalho num empresa parceira microsoft que só respira microsoft e tudo que não for microsoft não presta !
Todo marketing da microsoft é feito sobre produtividade, simplicidade, estas coisas do genêro.
Pegando o exemplo atual daqui, onde estamos desenvolvendo um software complexo com asp.net, windows form, camadas de negócio, acesso, .net remoting, web service e várias integrações com o Office, a coisa muda bastante. O modo de trabalhar com soluções deste nivel, não fica nada simples e a produtividade muito menos (comparando com aqueles palestras microsof onde o mundo é perfeito (alegria.bmp)). A parte mais sofrida é achar programadores .net que manjam de tudo isso por um valor/hora lastimável que a empresa quer pagar, pensando que o studio resolve tudo e o profissional não precisa conhecer/fazer nada pra estar tudo funcionando.
Essa mensagem fica como um desabafo só, sei também que, ao desenvolver com Java não muda muita coisa, mas essa propaganda “falsa” (explico as aspas abaixo) da microsoft é revoltante.
Só finalizando (tá virando blog, me desculpem), concordo que com o Studio soluções simples são feitas rapidamente comparando com Java, mas acho (isso é pessoal) injusto obrigar o cliente ter que ter windows e um monte de licenças caso necessário (ex. Office) para usar sua aplicação.
Roger
Simples é diferente de simplista. Spring é simples, Rails é simples (às vezes um pouco simplista, mas…)… Já ASP.NET é simplista. Você consegue fazer o feijão-com-arroz muito facilmente e rapidamente com ASP.NET+NHibernate (ou mesmo ADO.NET), mas depois que você começa a integrar sua maravilhosa solução CRUD com, por exemplo, o BizTalk (não tente integrar sua bela aplicação .NET com seu velho amigo MTS sem ter um seguro de vida), as coisas começam a desandar um pouco. Às vezes, mesmo para fazer uma customização em componentes do ASP.NET já é um inferno. Daí alguém pode argumentar: “mas X% (X é um valor fictício e sem comprovação variando entre 50-80, normalmente) das aplicações WEB são CRUD”. Contudo, uma solução cujo marketing diz “salvar o mundo” não pode se focar apenas em CRUDs (Rails faz CRUDS parecerem fáceis até para a minha mãe e a um custo bem mais baixo), não pode ser tão limitada ou simplista. Mas, enfim… apesar disso tudo, ainda acho que .NET tem muito a ensinar ao Java em questões sobre deployment, ferramentas (VS.NET é um lixo em muitos aspectos, mas dá um show em integração), sem falar que os .NET assemblies são bem mais poderosos do que nossos JAR na questão de versionamento e segurança (a recíproca também é verdadeira).
Por fim, só uma coisa: 90% das estatísticas são falsas (inclusive esta!) 
Eu concordo com a parte de que se fechar em uma tecnologia não é viável mas… acho que você não procurou nos lugares certos… :roll:Quais sites de Java você conhece que são tão incompletos comaprado a estes?
Talvez eu tenha sido mesmo mais preguiçoso. De qualquer forma, os sites que eu listei não se destacam muito pelo conteúdo, mas principalmente pela forma como abordam os assuntos. Existe similar na comunidade Java para os podcasts do Channel 9? Com entrevistas até com o futuro substituto de Bill Gates. É um site muito bacana onde o desenvolvedor tem a oportunidade de ver entrevistas com os caras por trás das tecnologias que ele usa.
A propósito, um desenvolvedor .Net é bem vindo no GUJ? 
Olá
É claro que é bem vindo. Tem sido ótimo os seus depoimentos e também o o Roger.
Já que você falou em podcasts, estranhei você não ter citado o Theserverside. Trata-se de um site que tanto tem versão para .NET como para not.NET e com excelentes podcast (nenhum big boss, somente gente técnica). Como desenvolvedor Java não há um dia sequer que eu não vá ao Theserverside.com (mundo not.NET). Aliás, costumo ir também ao infoq, java.net, javaworld, javaespecialists, javapro, developersworld e muitos outros que vem a mim via RSS.
[]s
Luca
O theserverside realmente é muito bom. Mas sobre as comunidades, é lógico que eu vou estar dando um exemplo muito parcial baseado em uma única experiência minha, mas uma vez eu tive uma dúvida sobre Threads e acesso à um banco Access e postei em um fórum da comunidade Java (Não me recordo se aqui mesmo no GUJ ou no PortalJava) e as respostas foram meio que “larga o Access, isso não presta”, enquanto que quando eu tive um problema com ASP.NET e MySQL e postei no www.asp.net não recebi mensagens do tipo “SQL Server all the way”. O que quero dizer é que essa “paixão” que existe e que é prejudicial na maioria das vezes é muito mais frequente nas comunidades Java.
Mas não estou desmerecendo nada não, eu me sinto muito mais a vontade aqui - mesmo que eu não poste tanto - do que nas comunidades .Net que eu faço parte. Foi apenas um exemplo de um caso isolado do que, julgo eu na minha ignorância, seja talvez a pior coisa nas comunidades Java (PHP também), que é o preconceito contra outras tecnologias.
Apenas minha opinião.
Abraços.
Olá
Alaor, não sei quando você colocou esta sua dúvida sobre o Access. Mas se foi já neste milênio então quem respondeu tinha toda razão. Se você insistiu em usar o Access provavelmente percebeu porque o cara lhe prestou uma enorme ajuda recomendando que trocasse de opção.
[]s
Luca
Acontece que nem sempre essa decisão depende do desenvolvedor.
Abraços.
Quando for este o caso, já deixe avisado na mensagem, já diminui bastante os comentários do genêro.
Aí já é o gosto do fregues, por exemplo, o que mais me fascina na comunidade Java é a “paixão” !
Sucesso!
ola!
sempre programei em java, mas agora quis experimentar o c# e, sem entrar em mts detalhes, jah adianto que prefiro java (comecei a escrever os motivos, mas acho que foge do escopo dessa thread) e acho o numero (60%) um tanto quanto artificial e gostaria mt de saber da onde saiu…
sobre o podcast, tem o excelente (IMO) javaposse
www.javaposse.com
que eh bastante divertido tb
Programava Java mas por trocar de emprego estou em C# agora e vamos falar a verdade, o negocio é ótimo, nunca vi nada tão profissional principalmente a IDE coisa boa de verdade e pelas ferramentas e suporte que oferece o custo é irrisório, não adianta meter o pau só porque é microsoft. Estou gostando muito. Até vi um comentario ai em baixo falando se não era o velho vb6, nada haver, não tem uma unica virgula sequer parecida. Se por acaso os números não forem verdade, com certeza estão caminhando para isso. Falase em eclipse mas depois de utilizar o VS2005 ele fica quase que, “infantil”… falo por ja ter passado pelos 2… Agora é so esperar o pessoal me crucificar hehehehe
Olá
Tem certeza? Aqui em São Paulo, pelo menos no meu bairro, praticamente todas as lojas que usam aplicativos comerciais baseados em Microsoft, usam VB6 (ou Delphi). Algumas ainda usam Clipper.
[]s
Luca
Me referi ao vb.net ser copia do vb6, isso não é mesmo…
Falar em clipper deu até saudade… heheheh
Olá
Ah, bem. Então deve estar se referindo a algum outro tópico porque neste aqui que trata especificamente de aplicações prontas em uso, ninguém falou isto.
[]s
Luca
Devo ter entendido errado…
Uns querendo aprender c#, outros java e o coitado aqui estudando Algol 60. 
Corajoso você… Em que tipo de projeto vc esta usando o ALGOL??
Integração de Baixa plataforma com Grande Porte…
Olá
Algol é fácil. Também não é difícil mas é chato ler manuais escritos em BNF
Suponho que o grande porte seja da linha Burroughs pois foi nele que usei Algol 60.
[]s
Luca
OláAlgol é fácil. Também não é difícil mas é chato ler manuais escritos em BNF
Suponho que o grande porte seja da linha Burroughs pois foi nele que usei Algol 60.
[]s
Luca
Exatamente! O hardware ate que deu uma evoluida, mas a release do algol e a mesma desde o B5000 
Luca, você chegou a trabalhar com DCAlgol e DMAlgol?
Olá
Não, a última vez que usei Algol foi em 1983/84 em um B6700 enquanto a Unisys ainda era Burroughs e mesmo assim muito pouco. Mas desenvolvi todo um sistema completo em Fortran usando Burroughs sob Cande (Terminal conversacional) que o manual também era escrito usando BNF. Veja uma página:

[]s
Luca
OláFortran usando Burroughs sob Cande (Terminal conversacional) que o manual também era escrito usando BNF.
[]s
Luca
Até hoje tudo é feito no Cande. Minha maior dificuldade está justamente nele. é muito diferente de qualquer outra coisa que eu já tinha trabalhado… Existe um carinha pra fazer isso na baixa(nxedit) mas parece que ele ainda é meio bugado…
Galera, tive uma duvida sobre qual linguagem de programacao esta sendo mais utilizada, entao coloquei uma pesquisa no site e Java esta na frente, seguida de .net
http://www.tihunter.com/PollResult.aspx?PollID=3
[]'s
Aqui no Brasil a tecnologia Java tem maior número de programadores pelo fato de ser independente de plataforma e de ide. O mesmo não acontece com a plataforma .Net da Microsoft. 
"
Adoro essas estatisticas! Felizmente a credibilidade de algumas é semelhante à astrologia. Me espanto que ninguem uniu desenvolvimento de software com Feng-Shui ou Cristais em cima da maquina de produção para evitar os bugs (na verdade ectoplasma negativo no codigo fonte).
E o pior é que tem gente que acredita no FUD ou nas palavras-chave: Microsoft, Sun, Java, Cobol, etc…
"
A estatística de que “cerca de 40% dos projetos de TI fracassam” me preocupa muito mais. Ou seja, difícil é entregar algo que preste, independente da tecnologia.
"
Em média, a média é irrelevante.
Estatística clássica é inútil num mundo hiper conectado onde a regra do jogo mudou e tudo passou a ser regido por power laws.
"
E aí pessoal!!
Só pra colocar mais lenha na fogueira, em referência ao post do Andalmeida com o link da Ti Hunter, Java tem 22%, mas C#.net e vb.net são .Net, então Java e .Net estão empatados!!! :shock:
Bom dia pra todos…
Acho covardia comparar dados de .NET(que engloba C# e VB.net) com java…
A comparação foi feita com a tecnologia Java e a tecnologia .Net.
Abraços.
Quanto será que está esta estatistica no Brasil de hoje?? 70, 80 ou 90 %??? 
"
A comparação foi feita com a tecnologia Java e a tecnologia .Net.
Abraços.
Deveriam comprar então de um modo geral, pois a maior parte das aplicações Enterprise são escritas em Java. Pegar um nicho específico, pode até dar outra linguagem. Ex - A maior parte dos projetos startups web do vale do silício de 2008 utilizaram o framework Django -python.
Quando falamos em SOA e soluções como BPEL, BPM, Engine Rules, ESBs, Frameworks SCA, OSGI(algo parecido) , CEP, EDA e por aí vai , só dá Java no mercado. Os principais players, Oracle-BEA, IBM, Sun, Activos, IONA, Progress e por aí vai, utilizam Java como plataforma default de soluções.
Pq o pessoal não mede essas estatísticas tb ?
Quanto à flexibilidade, como o CV disse, é inerente a um formato específico. Assim como tecnologias baseadas em componentes, Apache Beehive, pode encapsular a complexidade e trazer produtividade ao developer, o problema está em utilizar os componentes de maneira não trivial e ter que criá-los, por isso o projeto não emplacou e essa deve ser uma grande dificuldade da plataforma dot.net.
"
Mas .NET é uma tecnologia boa também, não resta dúvida. E o Visual Studio é muito mais fácil de trabalhar, tanto que alguém com pouco conhecimento de programação consegue fazer um sistema simples sem muita dificuldade, isso ajuda a atrair usuários pra plataforma.
Cara, .NET tem coisas muito legais, mas eu que nao gostaria de trabalhar num sistema feito por alguem com pouco conhecimento de programacao, independente da linguagem ou plataforma 
.NET != VS != RAD
"
realmente o ponto pode ter ganhando mercado porem java com dias contado muito dificil, há empresas maiores que M$ que estao por tras do Java e que bilhoes $$$ com a plataforma java e essas empresas jamais adotariam em seus projetos uma linguagem proprietaria ainda mais da M$. empresas como IBM, oracle, Sun que estao por tras da plataforma Java, e outra o objetivo com aplicacoes Java nao eh fazer aqueles programinhas que vc pode fazer no pascal, e botar para rodar na lanchonete, Java fala por negocios mais complexos que chama mais $$$$ para os donos do negocio.

"
lol o povo ta falando, mas nem repararam que o tópico foi ressuscitado. Quem ressuscitou o tópico morto à 2 anos foi este aqui:
Galera, tive uma duvida sobre qual linguagem de programacao esta sendo mais utilizada, entao coloquei uma pesquisa no site e Java esta na frente, seguida de .nethttp://www.tihunter.com/PollResult.aspx?PollID=3
[]'s
Esta no final da 4ª página!
Meu repara neste link q vc postou, isto não tem base nenhuma, aqueles números em cima das barras são a quantidade de votos da enquete do site, clica no voltar para ver a enquete, e se vc votar vai subir 1 ponto aquele q vc votar :lol:
Isto ai não tem nem 70 votos, e votos podem ser sempre viciados heee. Nossa nada a ver!
Pronto, agora é q o tópico nunca mais vai voltar a dormir em paz…
sempre é legal ressucitar tópicos Oo hehe
quem são essas ultra mega super empresas? 
há empresas maiores que M$ que estao por tras do Java
quem são essas ultra mega super empresas?![]()
Sun, IBM. Oracle e HSBC são algumas delas…
eu vejo tópicos mortos…
eu acho que ja vi isso antes aqui no forum… não é de minha autoria essa frase mais…é mto boa…
O principal fator que faz com que o .net cresça se chama Visual Studio.net, como ide realmente é muito bom.
Ainda não vi um ide para java nos moldes do Visual Studio, pois o mesmo é tremendamente focado na produtividade do desenvolvedor e facilidade de uso. 
Este tópico foi ressuscitado infinitas vezes e o caráter de “notícia” dele se perdeu faz muito tempo. Vou movê-lo para outro fórum, para que não fique sendo ressuscitado novamente como notícia.
tá rendendo bem aqui cara! é um assunto importante 
há empresas maiores que M$ que estao por tras do Java
quem são essas ultra mega super empresas?![]()
Sun, IBM. Oracle e HSBC são algumas delas…
eu acho q não ein =D
só a IBM
vê ai se eu me confundi:
http://money.cnn.com/magazines/fortune/fortune500/2008/full_list/index.html
É correto dizer que a plataforma Java está para os grandes sistemas(maioria web) que embora não dominem o mercado de desenvolvimento, é bem mais vantajoso em termos financeiros, como a plataforma .Net está para a maiorias das aplicações comerciais(esses sistemas de mercado, drogaria, etc…), mas com menos vantagem financeira ?
Não é uma opinião, é uma dúvida mesmo que surgiu lendo os comentários dos colegas…
Obrigado.
É correto dizer que a plataforma Java está para os grandes sistemas(maioria web) que embora não dominem o mercado de desenvolvimento, é bem mais vantajoso em termos financeiros, como a plataforma .Net está para a maiorias das aplicações comerciais(esses sistemas de mercado, drogaria, etc…), mas com menos vantagem financeira ?Não é uma opinião, é uma dúvida mesmo que surgiu lendo os comentários dos colegas…
Obrigado.
efcjunior, isso são palavras de quem realmente não conhece .Net.
té mais.
"
É correto dizer que a plataforma Java está para os grandes sistemas(maioria web) que embora não dominem o mercado de desenvolvimento, é bem mais vantajoso em termos financeiros, como a plataforma .Net está para a maiorias das aplicações comerciais(esses sistemas de mercado, drogaria, etc…), mas com menos vantagem financeira ?Não é uma opinião, é uma dúvida mesmo que surgiu lendo os comentários dos colegas…
Obrigado.
efcjunior, isso são palavras de quem realmente não conhece .Net.
té mais.
Que bom, pra mim quanto mais tecnologias competentes, melhor !