.Net

Comecei a trabalhar com .net em 2003, atualmente estou revisando os principais conceitos e linguagens desta plataforma.
Estou revendo o Visual Basic.net e estudando o C#.

Legal, eu trabalho com ele desde 2008, basicamente no C#.

Trabalhei com C# em 2009, achei algumas coisas interessantes, outras não.
Porém deu para programar igual em Java.
Ou seja sem wizards.
Achei até legalzinho.
Como por exemplo as propriedades de acessos (gest/set):

public string Name { get; set; }

Abs

Eu gosto de vários recursos:

  1. Extension Methods;
  2. Lambda;
  3. LINQ;
  4. Propriedades;
  5. Sobrecarga de operadores;
  6. Delegates;

Acho que só o que não simpatizo muito são as partial classes.

[quote=Marcio_Nogueira]Comecei a trabalhar com .net em 2003, atualmente estou revisando os principais conceitos e linguagens desta plataforma.
Estou revendo o Visual Basic.net e estudando o C#. [/quote]

Aliás… antes que eu esqueça novamente de perguntar. Qual foi o propósito desse tópico?

tambem não intendi o objetivo do topico! hehe, mais tambem trabalhei com C# durante 1 ano, gostei muito dos recursos da linguagem e principalmente do VS 2010 que na minha opinião é a melhor ferramente RAD atualmente, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a permissão de herança multipla e também os metodos gets e sets que são bem legiveis!

O ponto negativo na minha opinião é que o framework é muito grande, ou seja se eu precisar fazer um sistema para a padaria do vizinho que tem uma maquina ultrapassada como um Pentium 3, tenho que carregar todo o framework para funcionar, mais pra grandes aplicações é muito bom, outro ponto negativo é que é uma linguagem presa a plataforma!

Que permissão de herança múltipla? O C# não permite isso não.
http://blogs.msdn.com/b/csharpfaq/archive/2004/03/07/why-doesn-t-c-support-multiple-inheritance.aspx

Também simpatizo muito com o C#. Atualmente tenho desenvolvido aplicações para desktop e para coletores de dados.
E os recursos da linguagem e do ambiente Visual Studio são bem interessantes

a linguagem em si me parece ter recursos bem legais…

embora eu tenha visto pouco (na epoca vi um pouco do 2.0 e 3.5), lembro que não gostei de algumas coisas na API…

O objetivo é ver se os membros desenvolvem em ambas as plataformas, pois tem pessoas que metem o malho no .net.
Acho importante abrir a cabeça para outras possibilidades.

c# é interessante…o VS também…

Comecei com Java em 2008, o primeiro ano nao gostei muito do ambiente .NET, acho que era porque eu era um java fanboy, sempre ficava comparando Java e .NET, e botando defeito no .NET, mas depois eu comecei a pensar diferente e hoje eu nao tenho nem intencoes de voltar a trabalhar com Java.

//Daniel

Cada plataforma tem características próprias, e solucionam problemas diferentes.

Comecei a trabalhar com C# há mais ou menos 1 ano. Não tive dificuldade de me adaptar e achei a linguagem muito boa. O Visual Studio é simplesmente fantástico, tem um debug muito bom e o framework .net tem muita coisa interessante.
Um fato que eu achei legal foi a introdução de métodos com parâmetros opcionais no C# 4.0.

Não tive uma experiência boa com C# e .Net. Comecei na versão 1.1 e parecia interessante, fora um ou outro bug esquisitao, mas contornável. Quando saiu o primeiro service pack começou a decepção: tiveram métodos que foram alterados, outros simplesmente mudaram a ordem dos parametros (!) e algumas classes sumiram. O mais bizarro: a MS não mudou a versão do assembly nem a data e hora do arquivo(!), o que tornava muito difícil o sistema conseguir tratar a diferença de versão nos clientes.

Deu a maior dor de cabeça forçar os clientes a atualizarem o Service Pack, já que alguns quando faziam, outras soluções .NET paravam de funcionar pelo mesmo motivo.

A segunda decepção veio com o .NET 2.0, que quebrou a compatibilidade do nosso sistema. O componente que usávamos pra acesso a dados foi descontinuado pela MS, por exemplo. Imaginem o trabalho. Como pagávamos (caro) um suporte pra MS, entramos em contato com eles pra saber como migrar a aplicação. A resposta foi “Menu File, opção New Project…”.

Quando fizemos os primeiros testes no .NET 3.0 e vimos que a nossa aplicação pela terceira vez não iria rodar, desistimos. Migramos pra Java e até hoje somos felizes.

Mas de lá pra cá muita coisa pode ter mudado, talvez hoje seja mais seguro o desenvolvimento em .NET

[quote=marcosalex]Não tive uma experiência boa com C# e .Net. Comecei na versão 1.1 e parecia interessante, fora um ou outro bug esquisitao, mas contornável. Quando saiu o primeiro service pack começou a decepção: tiveram métodos que foram alterados, outros simplesmente mudaram a ordem dos parametros (!) e algumas classes sumiram. O mais bizarro: a MS não mudou a versão do assembly nem a data e hora do arquivo(!), o que tornava muito difícil o sistema conseguir tratar a diferença de versão nos clientes.

Deu a maior dor de cabeça forçar os clientes a atualizarem o Service Pack, já que alguns quando faziam, outras soluções .NET paravam de funcionar pelo mesmo motivo.

A segunda decepção veio com o .NET 2.0, que quebrou a compatibilidade do nosso sistema. O componente que usávamos pra acesso a dados foi descontinuado pela MS, por exemplo. Imaginem o trabalho. Como pagávamos (caro) um suporte pra MS, entramos em contato com eles pra saber como migrar a aplicação. A resposta foi “Menu File, opção New Project…”.

Quando fizemos os primeiros testes no .NET 3.0 e vimos que a nossa aplicação pela terceira vez não iria rodar, desistimos. Migramos pra Java e até hoje somos felizes.

Mas de lá pra cá muita coisa pode ter mudado, talvez hoje seja mais seguro o desenvolvimento em .NET[/quote]

Nossa Marcos, que chato. Aqui onde eu trabalho já desenvolvemos vários projetos usando C# e nunca tivemos problema. Pelo contrário, o desenvolvimento sempre foi muito mais tranquilo que no Java. Um exemplo é a internacionalização de aplicações. No C# basta eu usar um XML com os os textos da aplicação traduzido nos idiomas desejados que funciona de boa. Outra coisa que eu acho mais fácil é a conexão com banco de dados, sem ter que ficar baixando driver nem correlatos. Além disso isso é feito de forma muito mais intuitiva que no Java.

Realmente C# é uma boa linguagem, e vence de Java quando programando para windows.

A plataforma .net dá ferramentas que facilitam e muito o desenvolvimento de sistemas. O Visual Studio é o IDE mais produtivo se comparado com os demais.

Estou buscando projetos na plataforma .net com o objetivo de voltar a desenvolver na mesma, pois acho muito produtiva.

Oi,

Adoro .Net, VB.Net e C#… :wink: