Porra… parece q sou só eu que to ansioso p ver o novo bixo funcionando
Ja saiu o Beta e eu baixei la na faculdade pra poder usar na minha maquina de la…
Me pareceu mais rapido que o 4.0 e eu to doido p ver esse processo de importacao de projetos do Eclipse… tem um pessoal de outro Lab que desenvolve so em Eclipse
To doido tb o negocio de “Easily Deployment of your EJB’s and Web Modules”… hehe vamo ver… mermo n sabendo ejb mai vamo ver…
Bora pessoal ta chegando vamo animar ai… galera do eclipse solta foguetao, balao e toma quentao em epoca de sao joao qnd sai o bixo…
JBoy__,
O " Eclipse Project Import tool ", importa mesmo projetos do eclipse , o unico impecilio é quando vc… tem alguns plugins embutidos nas tuas classes mais isso é questão de tempo e adaptação.
Na realidade o NetBeans 4.1, vai dar muito mais trabalho do que vc. imagina ainda tem muita coisa para acontecer, e o pessoal do NetBeans quer parar de apanhar e começar a bater pq. tem muito mais recursos.
Agora não devemos esquecer que apesar da galera desenvolver em Eclipse ou outra IDE isso não que dizer nada pois se amanhã teu gerente ou alguma empresa der prioridade para qualquer outra IDE vc. vai ter que usar , e o ideal é fazer parte da comunidade por somente um ideal
" Divulgar a linguagem e ajudar os companheiros Jugueanos "
Abraços…
NetBeans na cabeça e os pés no chão… :thumbup:
[quote=Rafael Steil]No dia que essas IDEs baterem o debugger, plugin de cvs e facilidade de uso do Eclipse, eu ate considero em usar por mais de 30 minutos
Rafael, você esqueceu de falar dos refactorings!!!
Mas agora falando sério… Cada IDE tem suas particularidades!
Acho que em questão de facilidade para se trabalhar na camada cliente acredito que o Netbeans é melhor que o Eclipse!!! Afinal, ja está tudo lá!!! O suporte também para JSP e as facilidades que estão sendo adicionadas no NetBeans também são de se considerar… como por exemplo o suporte para EJB!!!
Mas quanto ao Eclipse, sinto muito… demorou para eu gostar dele… mas agora estou apaixonado… O Netbeans vai ter que fazer um milagre para me separar dele!!!
Agora, aproveitando o embalo, deixe-me colocar uma observação:
"O NetBeans é consideravelmente fácil de usar, afinal ele já vem com tudo pronto para você usar… no entanto, você tem poucas opções de plugins. Ou seja, ao surgir algo novo, vc deverá esperar um raríssimo plugin para o NetBeans ou esperar o próximo release!!!
Já no Eclipse, plugin é que não falta… e dificilmente vai faltar!!!"
Só mais uma alfinetada!!!
Tomara que os usuários que não curtam eclipse usem NetBeans, afinal, Netbeans é mais interessante do que JBuilder… Não sei porque, eu tenho um certo sentimento de repulsa por IDE´s proprietárias!!!
N cutuquei… eu tentei chamar a galera do netbeans mai acho q ngm eh louco de “comprar” briga c essa galerosa ai
Eu admito que o Eclipse tem otimos plugins MAS… isso n tira o merito do NetBeans que tem plugins “built in” por assim dizer… alem de otima integracao c o Tomcat… enfim… se eu comecar a falar das coisas boas aqui a galera vai me malhar mais ainda…
Eu fiquei feliz qnd postei… depois passou p preocupacao e agora tristeza
Oque eu mais odeio em TODAS IDEs é o fato de todos atalhos serem diferentes.
PQP, tou num cliente que tem como padrão netbeans, quando eu tenho que usar alguma estão dele eu levo 1 dia inteiro pra aprender os novos atalhos e onde cada coisa tá nos menus.
Não vou nem considerar migrar do Eclipse pra um IDE que não tenha o recurso de importar os key biddings do Eclipse.
JBoy__ ,
Fica triste não o NetBeans incomoda muita gente, já cansei disso e é um assunto que não leva a nada e, esse fato ou ato de Carregar uma bandeira e cair de paú. Eu uso o NetBeans uso o Eclipse nessa ordem e acho que são ótimas IDEs. Agora o tempo que se perde com isso seria mais proveitoso se fosse criado um bom tutorial ou um artigo acadêmico sério.
Agora acho que se o "Consórcio Eclipse ", fosse tão perfeito a IBM não o teria tomado de volta da mãos dos gênios da tecnologia e não estária preocupado em agregar outras empresas e tentar criar uma IDE unica monopolizando o mercado e depois chamar de sua. Existem coisas assustadoras como por exemplo.:
Comprar a Rational para ter um padrão UML de mercado para conseguir tirar o CMM4 e, ainda usar um dos inventores da UML como caroto propaganda.
Fazer o Eclipse day, com projetos e ferramentas que ainda não estão em uso pelos players e nem atestam 100% da sua funcionalidade.
Fazer uma propaganda excessiva do “Eclipse”, sendo que a ferramenta nem sempre cumpre com o seu objetivo a não ser com alguns plugins de terceiros mais com a atualização da IDE e alguns builds perdem a sua funcionálidade ??.
Por exemplo…:
Omondo : Parou de ser desenvolvido;
WebApp : somente funciona até a versão 2.1;
Astom Wizards : é complicada a instalação;
SolarEclipse : é complicada a instalação;
Lomboz : vc. tem que instalar primeiro o EMF depois o Lomboz, mais com certeza vai ter que ficar um século pesquisando os problemas para depois entender o plugins, apesar de ter manual e tutorial.
ETc…
Para ilustrar eu utilizo o seguinte .:
" Eclipse 3.1 M4 + Lomboz + TomCat + JFaces IDE + HTM editor. " e demora até mais que o NetBeans para abrir, porque…???
A IBM, chamou a SUN, para fazer parte do "conglomerado ECLIPSE ", e unir a IDE Eclipse + Netbeans e a resposta foi não " pois faltam ao projeto do Eclipse “os princípios do Java puro”.; o que será que a SUN está querendo mostrar é simples .
"O mercado é grande o bastante para mais de uma IDE. (Laura Ramsey) "
Por outro lado da NetBeans + Sun, não há o que reclamar, pois a ferramenta apesar das reclamações do outro lado da " lua " segue os padrões de mercado (JCP + JSR ), possui uma equipe de profissionais competentes e o NetBeans 40 e o 4.1 está esbanjando recursos:
Quem for ao Sun Tech Days ira ver e levar pra casa de presente
e vou mostrar porquê…:
ANT;
Refatoração;
Suporte a WEB (JP,Servlets,JSTL,JavaServes Faces);
TomCat 5.5.7 - já incluso;
Extensões para Wireless (Mobility Pack com MIDP 1 e 2 );
Extensões Profiler (JFluid);
O novo componente Navigator ( com carinha de Eclipse );
Próxima versão com suporte a desenvolvimento RFID;
ETC…
O que voce pode fazer agora:
Facilmente percorra e navegue suas classes usando o novo componente Navigator.
Percorra e configure a classpath do projeto utilizando os nos das Bibliotecas nas visoes do Projeto.
Automaticamente gere arquivos de depuracao e acoes de projetos com Builds de construcao existentes (Ant integrado).
Monte projetos com raizes de fonte multiplas.
Crie uma aplicacao de J2EE, automaticamente some modulos de EJB e modulos de Web, e faca deploy da aplicacao.
Crie um modulo de EJB e faca deploy como um modulo stand-alone ou empacote uma aplicacao de J2EE.
Crie rapidamente Session Beans, Entity Beans e Message-Driven Beans.
Crie Entity Beans que usam um schema existente de banco de dados.
Crie um modulo de Web, gere chamadas a EJBs, e ou faca deploy do modulo de Web como uma aplicacao de Web Stand-Alone ou pacote de uma aplicacao de J2EE (TomCat integrado).
Crie, registre, e teste servicos de Web.
Experimente as aplicacoes de amostra para aprender e entender a tecnologia de J2EE.
Importe seus projetos de J2EE existentes.
Valide suas aplicacoes usando o J2EE Verifier.
Visualmente configure seu EJBs, Web Services e Components de Web.
Acrescente multiplas pastas de modulo EJB ou modulo Web, crie testes >> de Unidade como uma parte do projeto (JUnit integrado).
Importe projetos do Eclipse com “Eclipse Project” , diretamente da pasta workspace
A versao final esta prevista para meados de Maio:
October 22, 2004: NetBeans IDE 4.1 Early Access 1 Release
January 2005: NetBeans IDE 4.1 Early Access 2 Release
February 2005: NetBeans IDE 4.1 Beta Release
May 2005: NetBeans IDE 4.1 Final Release
*** Agora faz o seguinte, fica percorrendo a internet procurando plug-ins que facam a mesma coisa. E quando voce encontrar lembra tambêm que existe o modulo Mobile do NetBeans totalmente integrado entao apenas senta e chora. Arrow
PS…:
Acho que gosto é gosto e cada um tem que respeitar o do próximo…
:roll:
<< Galera do Eclipse fica chateada não é pra encher o saco >>
Eu não diria isso. Na página do omondo, consta que a última versão foi liberada em 28/02/2005.
Em que sentido é complicada a instalação? É só baixar as dependências que aparecem na hora que vc for fazer o download.
Engraçado, eu acho justamente o contrário. Eu acho que o modelo do consórcio Eclipse é que atende mais às necessidades do mercado. Veja, o modelo permite que empresas interessadas em desenvolver produtos (pagos ou gratuitos) interfiram diretamente nos rumos do projeto, contribuindo com desenvolvedores, ou simplesmente customizem o que é produzido pelo consórcio adequando às suas necessidades, sem precisar participar do consórcio. Exemplos:
A palm disponibiliza gratuitamente uma IDE p/ desenvolvimento chamada PalmOS Developer Suite, baseada numa versão customizada do Eclipse + CDT.
A versão mais recente do SDK J2ME da Nokia é nada mais, nada menos que um conjunto de plugins p/ o Eclipse. Ao invés de desenvolver uma IDE do zero, eles podem simplesmente aproveitar o que já existe (Eclipse + JDT) e gastar o tempo e dinheiro precioso deles com o que realmente importa: integrando os seus emuladores, ferramentas de deployment, etc.
A RedHat disponibiliza uma versão customizada do Eclipse + CDT + plugins desenvolvidos por ela sob o nome de RedHat Developer Suite.
A IBM investe pesado no Eclipse porque ela está baseado boa parte de sua linha de produtos na arquitetura RCP.
Essa idéia de que o Eclipse é só uma IDE já morreu faz tempo. O Eclipse hoje está mais p/ um framework de aplicações desktop, sendo a IDE simplesmente um subproduto.
Veja no site do EclipseCon vários outros exemplos do que o pessoal anda fazendo c/ o Eclipse, em especial essa apresentação.
2- Em resposta a segundo item.:
Tente instalar o referido plugin na sua versão atual do Eclipse.
3- Em resposta ao terceiro item.:
Tente instalar o referido plugin na sua versão atual do Eclipse.
4- Em resposta ao quarto item.:
Por um preço de $250.000/ ano qualquer um até Bill Gates pode fazer parte da Eclipse Foundation, e somente pode intervir com direitoa a votos quem tiver o maior número de cadeiras.
A Palm, Nokia e outros fabricantes de "devices " sempre disponibilizaram seus emuladores para J2ME em especial para MIDP 1.0 e MIDP 1.2 , sendo que a máquina virtual utilizada nos referidos Palms (devices) é uma implementação de referência da Sun.
Lembrando que as primeira IDEs que forneceram toolkits de desenvolvimento foram o JBuilder com o "JBuilder Mobile Edition e SDKs." e SunOne Studio. Atualmente temos o NetBeans 4.0 e 4.1 como mencionado acima com um kit "Mobilit Pack" que é da Sun.
Se vc. olhar para trás notará que as tentativas de fazer o Eclipse utilizar SDKs. foram plugins para SuperWaba que nem sempre funcionavam a contento.
A Nokia sempre disponibilizou seus SDKs e abriu as portas para desenvolvedores e o " Nokia Developer Suite 2.0 for J2ME " , não é privilégio somente da sua ferramenta.
Para considerarmos que uma ferramenta é ou não Framework não podemos esquecer que ela deve atender algumas exigencias e especificações de organismos especializados. Acho que o ideal seria falar em "Toolkit de aplicações ".
Quanto ao EclipseCom repito o que disse no post.:
“” Fazer o Eclipse day, com projetos e ferramentas que ainda não estão em uso pelos players e nem atestam 100% da sua funcionalidade. "
PS. O Software de simulação " Maestro " , foi desenvolvido no laboratório de propulsão a jato da Nasa (JPL) ,e em nenhum momento foi divulgado que ele foi feito usando “Eclipse” pelo contrário as honras são para a “Sun”.
Se vc. for ao próximo Sun Tech Days poder ver uma palestra e apresentação do NetBeans, testar, tirar suas dúvidas, e levar pra casa de presente. No fundo no fundo devemos nos preocupar em ser bons desenvolvedores e respeitar o próximo pois esse pessoal (engenheiros, cientistas e etc..), que desenvolvem essas ferramentas merecem todo o respeito da comunidade .
Como disse antes utilizo o NetBeans e o Eclipse nessa ordem e são boas "IDEs", há melhores eu sei mais eu gosto dessas e se amanhã tiver que usar outras por questões de projeto nunca falarei mal delas porque sei que sou/somos formadores de opinião e a pior coisa é ser " Papagaio de pirata ".
Bem acho que este post está finalizado e o assunto encerrado pois não perderei mais tempo com isso…
PS… Dos vários amigos, parceiros, pessosas que me solicitam manual,tutorial e Pdf. sempre me coloco a disposição de ajuda-los independente de ferramenta ou framework acho que esse é o espírito que deve ser mantido aqui no “GUJ”.
ok, mas em nenhum momento ele diz que a IBM estaria tentando “criar uma IDE unica monopolizando o mercado e depois chamar de sua”.
ao contrário, o cara da borland diz que: “[Eclipse] was controlled by IBM. Now it’s a representative industry organization and we felt it was time to join at the highest level.”
Nunca tive problemas em instalar o Lomboz, nem o omondo, seguindo as instruções. O WebApp e o AstomWizards nunca testei.
E vc acha errado que quem contribua com mais grana, infra-estrutura e desenvolvedores tenha mais influência no direcionamento do projeto?
Atualmente a Palm se associou à IBM p/ distribuir sua VM.
Sim, o que eu quis dizer é que c/ o Eclipse é fácil você integrar outras ferramentas, por causa da sua arquitetura de plugins. Vide o caso da Palm que integrou facilmente o seu emulador ao sistema de launch do Eclipse, e o compilador ao sistema de build. Por isso é que existe essa abundância de plugins p/ o Eclipse.
DISCLAIMER: Não vou falar sobre o Netbeans, pois não conheço sua arquitetura de plugins, nem o quanto é fácil; talvez vc possa me dizer.
Ahh, disso eu posso falar, já que o plugin do SuperWaba fui eu quem fiz. :mrgreen:
O que “nem sempre funcionavam a contento”?
Então vamos chamar a partir de agora o Hibernate de “toolkit de persistência”, e o Struts de “toolkit MVC”, até que eles sejam padronizados e especificados por algum órgão especializado. :mrgreen:
Isso me lembra aqueles caras que gostam de falar que C# é melhor que o Java pq ele é padronizado pelo ECMA. Como se isso significasse alguma coisa em termos práticos.
O que foi mostrado na EclipseCon foi uma prévia do que será liberado até o meio do ano. Que eu saiba, o Netbeans 4.1 também está em BETA, portanto também “não estão em uso pelos players e nem atesta 100% da sua funcionalidade”
Só vou postar um plugin que da um pau no netbeans. Tudo bem que é pago - são só 25 doletas, que é uma merreca pelo monte de funcionalidades que ele tem e pelo suporte de 1 ano em cima da ferramenta.
Da só uma olhada nas features que esse plugin tem.
E isso na é só na ultima versão que lançaram que é a 3.8.4
Agora olha na versão que esta por vir, que é a 4.0.
Pois então.............NÃO ME VENHAM COM CHURRUMELAS, dizendo que o netbeans tem isso, que tem aquilo, pois a unica coisa que presta nele de verdade é o designer visual para formulário Swing. E tenho dito