NetBeans 5.5 Beta disponível

http://www.netbeans.org/community/releases/55/index.html

he NetBeans 5.5 Beta release contains many features that maximize your productivity and flexibility with building robust, standards-compliant Java™ applications:

* General Java Enterprise Edition™ 5 platform support:
      o Deploys to the Sun Java System Application Server PE 9 (Glassfish).
      o Provides code completion and Javadoc for Java EE 5 APIs and deployment descriptors.
      o Web tier technologies updated for Java EE 5 platform: Servlet 2.5, JavaServer™ Pages 2.1, JavaServer™ Faces 1.2

* Java Persistence support:
      o Generates Java entity classes from existing DB schemas.
      o Creates entity classes in the IDE and lets the server generate the DB relying on the DB-from-Java feature in Glassfish
      o The persistence runtime can be used in web apps and plain Java apps without the need of a full-blown Java EE application server.
      o Wizards for creating complete web application for manipulating data in the database using Java Persistence.
      o Enhanced Java source editor for code completion and hints.
      o High level user actions that generate common code patterns (e.g. using an Entity Manager).

* Java API for XML Web Services (JAX-WS) Support (aka Web Service 2.0)
      o Generates JAX-WS 2.0 artifacts for SE 6 and EE 5 projects
      o Configuration is done through bindings customization (like asynchronous calls, package info)
      o Simplified and updated template wizards.
      o High-level user actions that generate common code patterns (e.g. calling a web service).

* Support for Enterprise Java Beans 3 session beans
      o Simplified development of session beans and message driven beans.
      o Enhanced Java source editor with code completion, error checking, and hints specifically targeting EJB 3.

* Other improvements:
      o Code completion for the JavaServer™ Pages Expression Language.
      o Support for Java EE Application Clients.
      o Support for configuring security in Java EE applications.
      o Support for running SQL scripts directly from the IDE.

Nossa, quem chegou a usar o NetBeans 3.5.1 e depois vê o NetBeans hoje… melhorou muito mesmo!

O NetBeans é um dos grandes IDEs do mercado. A SUN tá de parabéns por esse IDE, na minha opiniao.

E o eclipse veio… continua a mesma coisa faz tempo… alguem ae brincou com o enterprise pack ? po… e a integração do NetBeans 5.5 com o GlasshFish ? cara… muito 10…

Queria ver um comparativo Jboss versus Glassfish !

Pontos importantes:

essa versão do netbeans não tem muita coisa nova pra quem não for usar o J2EE 5.0.

Alem da compatibilidade com o J2EE 5.0, integração com banco de dados e alguns wizard, apenas o editor de JSP ganhou algumas melhorias, mas os outros editores continuam o mesmo da versão 5.0 do netbeans.

A grande vantagem fica por conta do enterprise pack, que adiciona UML e BPEL ao NetBeans, esse recurso faltava na versão 5. A desvantagem é que precisa de um mainframe pra rodar (tá, 1 giguinha de memória já roda bem, mas não tente usar menos que isso).

A próxima versão do Netbeans, a 6.0, irá trazer melhorias em todas as areas, com destaque para o editor de código! :slight_smile: e compatibilidade com o Java 6.0.

Para quem usa NetBeans com o JBoss existe uma correção importa no Nb 5.5
veja em : http://javacoffe.blogspot.com/2006/05/problemas-com-deployment-no-jboss.html

vou dar mais uma testadinha no NetBeans :smiley:

mas o Eclipse ja suporta JDK 1.6 (tem como opção de compilação de projeto ja a algum tempo no 3.2 :smiley: )

mas realmente estas ultimas versões do netbeans estão show de bola :smiley:
pena que vou ter de me acostumar com o editor de código dele, o do eclipse é muito melhor na minha opinião :smiley:

[quote=urubatan]vou dar mais uma testadinha no NetBeans :smiley:

mas o Eclipse ja suporta JDK 1.6 (tem como opção de compilação de projeto ja a algum tempo no 3.2 :smiley: )

mas realmente estas ultimas versões do netbeans estão show de bola :smiley:
pena que vou ter de me acostumar com o editor de código dele, o do eclipse é muito melhor na minha opinião :D[/quote]

Concordo que o editor de codigo do eclipse é muito melhor… porem esta diferenca esta bem menor quando você compara com o NetBeans 5.x , são poucas as coisas que ele não tem…

Uma coisa que fez eu mudar definitivamente para o NetBeans é o perfil corporativo dele… vc instala e sai produzindo… enquanto para o Eclipse vc tem que ir atraz de um infinidade de plugins , e nem sempre são estaveis/funcionais… Voce já comparou o suporte a J2EE 1.4 do Netbeans 5.0 com o JBoss IDE ? enquanto o JBossIDE faz tudo com xdoclet… o Netbeans atualiza o codigo fonte no ato !

NetBeans está longe de ser perfeito… mas o desenvolvimento OpenSource fez muito bem a ele…

O que não me atrai no NetBeans é a forma dele “executar” a aplicação… ele SEMPRE gera os .jar , já o eclipse sai executando do classpath… não sei dizer se isso é um “problema” , acho que é mais questão de costume.

Estou a pensar se o glassfish vai ter uma evolução igual…

Agora só faltava o pessoal do Sun Studio Creator 2 fazer um produtinho legal tambem… acho que se debugasse no JBoss ia ficar show de usar…

Na verdade ha muito tempo to usando só o WebTools, e to gostando bastante …
ainda mais agora com o calisto, baixa o eclipse, roda o update manager, clica no webtools e espera o download :smiley:
prontinho para fazer aplicações J2EE :smiley:
mas realmente o suporte para J2EE do netbeans ainda ta um pouco melhor :smiley:
só que não tem pra ele plugin para spring, não tem o Copy FQN, e nem suporte para AspectJ (até achei um plugin mas era pra uma versão muito velha do aspectJ), agora com o NB usando ANT da pra mudar isto na mão é só alterar o build.xml eu sei :smiley:

Concordo com o carneiro para quem conheceu as primeiras versoes…mudou muiiiiiiito e evoluiu da mesma forma !!
Ta ficando bom !!

mas ainda sou mais eclipse !

Discordo, o editor do eclipse é infinamente melhor, hiperbolicamente superior! :smiley:

Sim o netbeans ta bem legal. ele ta seguindo um rumo pendendo mais para o intelliJ do que para o eclipse.

Será que o povo da JetBrains e da Sun-CZ fazem happy hour no mesmo pub?

Nossa mal saiu a 5.0 sai a 5.5 :shock: :shock: :shock:

[quote=urubatan][quote=chun]
enquanto para o Eclipse vc tem que ir atraz de um infinidade de plugins , e nem sempre são estaveis/funcionais…
[/quote]

ainda mais agora com o calisto, baixa o eclipse, roda o update manager, clica no webtools e espera o download :smiley:
[/quote]

Calunia, hehehehheh :roll: :roll: :roll:

Se você quer o eclipse pra desenvolvimento JEE, WTP All In One
http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/webtools/downloads/drops/R-1.0.2-200604280245/wtp-all-in-one-sdk-R-1.0.2-200604280245-win32.zip
http://download.eclipse.org/webtools/downloads/drops/R-1.0.2-200604280245/

Sem falar em MyEclipse ou JBossIDE, todos com os pacotes all-in-one.

VELO

Muita gente aqui diz que o editor de codigo do Eclipse é superior ao do NetBeans.

Sou iniciante em programação Java, ja usei as duas IDEs e não vi tanta vantagen no eclipse poderian ne dizer oque o editor de codigo fonte do eclipse tem que o NetBeans não tem.

[quote=adrianoms]Muita gente aqui diz que o editor de codigo do Eclipse é superior ao do NetBeans.

Sou iniciante em programação Java, ja usei as duas IDEs e não vi tanta vantagen no eclipse poderian ne dizer oque o editor de codigo fonte do eclipse tem que o NetBeans não tem.[/quote]
Tu explicou tua própria opinião. O eclipse é vai ser muito superior na mão de usuários avançados. Quando tu mesmo diz que é iniciante é bem provavel que tu ache o NetBeans melhor.

Minha opinião:

1º - IntelliJ
2º - Eclipse
3º - NetBeans

O editor do netbeans ainda é ruim ao meu ver. Dos free o eclipse é melhor. Mas nenhum se compara ao intelliJ.

giulianocosta

Afinal qual IDE vc. usa para desenvolvimento. :?:

Discordo, o editor do eclipse é infinamente melhor, hiperbolicamente superior! :D[/quote]

concordo

só odeio o VE, puta merda que coisa mais bugada, ele é muito falhado meu Deus :frowning:

Ah, e o ant script que vem prontinho no netbeans eu acho super completo hehe e no eclipse você tem que criá-lo todo na mão :frowning: