* General Java Enterprise Edition™ 5 platform support:
o Deploys to the Sun Java System Application Server PE 9 (Glassfish).
o Provides code completion and Javadoc for Java EE 5 APIs and deployment descriptors.
o Web tier technologies updated for Java EE 5 platform: Servlet 2.5, JavaServer™ Pages 2.1, JavaServer™ Faces 1.2
* Java Persistence support:
o Generates Java entity classes from existing DB schemas.
o Creates entity classes in the IDE and lets the server generate the DB relying on the DB-from-Java feature in Glassfish
o The persistence runtime can be used in web apps and plain Java apps without the need of a full-blown Java EE application server.
o Wizards for creating complete web application for manipulating data in the database using Java Persistence.
o Enhanced Java source editor for code completion and hints.
o High level user actions that generate common code patterns (e.g. using an Entity Manager).
* Java API for XML Web Services (JAX-WS) Support (aka Web Service 2.0)
o Generates JAX-WS 2.0 artifacts for SE 6 and EE 5 projects
o Configuration is done through bindings customization (like asynchronous calls, package info)
o Simplified and updated template wizards.
o High-level user actions that generate common code patterns (e.g. calling a web service).
* Support for Enterprise Java Beans 3 session beans
o Simplified development of session beans and message driven beans.
o Enhanced Java source editor with code completion, error checking, and hints specifically targeting EJB 3.
* Other improvements:
o Code completion for the JavaServer™ Pages Expression Language.
o Support for Java EE Application Clients.
o Support for configuring security in Java EE applications.
o Support for running SQL scripts directly from the IDE.
E o eclipse veio… continua a mesma coisa faz tempo… alguem ae brincou com o enterprise pack ? po… e a integração do NetBeans 5.5 com o GlasshFish ? cara… muito 10…
Queria ver um comparativo Jboss versus Glassfish !
essa versão do netbeans não tem muita coisa nova pra quem não for usar o J2EE 5.0.
Alem da compatibilidade com o J2EE 5.0, integração com banco de dados e alguns wizard, apenas o editor de JSP ganhou algumas melhorias, mas os outros editores continuam o mesmo da versão 5.0 do netbeans.
A grande vantagem fica por conta do enterprise pack, que adiciona UML e BPEL ao NetBeans, esse recurso faltava na versão 5. A desvantagem é que precisa de um mainframe pra rodar (tá, 1 giguinha de memória já roda bem, mas não tente usar menos que isso).
A próxima versão do Netbeans, a 6.0, irá trazer melhorias em todas as areas, com destaque para o editor de código! e compatibilidade com o Java 6.0.
mas o Eclipse ja suporta JDK 1.6 (tem como opção de compilação de projeto ja a algum tempo no 3.2 )
mas realmente estas ultimas versões do netbeans estão show de bola
pena que vou ter de me acostumar com o editor de código dele, o do eclipse é muito melhor na minha opinião
[quote=urubatan]vou dar mais uma testadinha no NetBeans
mas o Eclipse ja suporta JDK 1.6 (tem como opção de compilação de projeto ja a algum tempo no 3.2 )
mas realmente estas ultimas versões do netbeans estão show de bola
pena que vou ter de me acostumar com o editor de código dele, o do eclipse é muito melhor na minha opinião :D[/quote]
Concordo que o editor de codigo do eclipse é muito melhor… porem esta diferenca esta bem menor quando você compara com o NetBeans 5.x , são poucas as coisas que ele não tem…
Uma coisa que fez eu mudar definitivamente para o NetBeans é o perfil corporativo dele… vc instala e sai produzindo… enquanto para o Eclipse vc tem que ir atraz de um infinidade de plugins , e nem sempre são estaveis/funcionais… Voce já comparou o suporte a J2EE 1.4 do Netbeans 5.0 com o JBoss IDE ? enquanto o JBossIDE faz tudo com xdoclet… o Netbeans atualiza o codigo fonte no ato !
NetBeans está longe de ser perfeito… mas o desenvolvimento OpenSource fez muito bem a ele…
O que não me atrai no NetBeans é a forma dele “executar” a aplicação… ele SEMPRE gera os .jar , já o eclipse sai executando do classpath… não sei dizer se isso é um “problema” , acho que é mais questão de costume.
Estou a pensar se o glassfish vai ter uma evolução igual…
Agora só faltava o pessoal do Sun Studio Creator 2 fazer um produtinho legal tambem… acho que se debugasse no JBoss ia ficar show de usar…
Na verdade ha muito tempo to usando só o WebTools, e to gostando bastante …
ainda mais agora com o calisto, baixa o eclipse, roda o update manager, clica no webtools e espera o download
prontinho para fazer aplicações J2EE
mas realmente o suporte para J2EE do netbeans ainda ta um pouco melhor
só que não tem pra ele plugin para spring, não tem o Copy FQN, e nem suporte para AspectJ (até achei um plugin mas era pra uma versão muito velha do aspectJ), agora com o NB usando ANT da pra mudar isto na mão é só alterar o build.xml eu sei
[quote=urubatan][quote=chun]
enquanto para o Eclipse vc tem que ir atraz de um infinidade de plugins , e nem sempre são estaveis/funcionais…
[/quote]
…
ainda mais agora com o calisto, baixa o eclipse, roda o update manager, clica no webtools e espera o download
[/quote]
Muita gente aqui diz que o editor de codigo do Eclipse é superior ao do NetBeans.
Sou iniciante em programação Java, ja usei as duas IDEs e não vi tanta vantagen no eclipse poderian ne dizer oque o editor de codigo fonte do eclipse tem que o NetBeans não tem.
[quote=adrianoms]Muita gente aqui diz que o editor de codigo do Eclipse é superior ao do NetBeans.
Sou iniciante em programação Java, ja usei as duas IDEs e não vi tanta vantagen no eclipse poderian ne dizer oque o editor de codigo fonte do eclipse tem que o NetBeans não tem.[/quote]
Tu explicou tua própria opinião. O eclipse é vai ser muito superior na mão de usuários avançados. Quando tu mesmo diz que é iniciante é bem provavel que tu ache o NetBeans melhor.