NetBeans 6.0 Beta 1

Pois eh… concordo com o Grinvon… na parte de nao ser lider prq nao eh Free…

Porem… acho que está mais que falido a ideia de vender IDE’s , nao importa quanto “melhor” elas possam ser…

E falando a verdade… hj o NetBeans e o Eclipse estão ótimos… o IDEA não é por exemplo 2 vezes melhor… ou 10 vezes melhor… entao… fica dificil justificar o investimento… fora a atualização disso tudo… plugins… etc…etc…

Nao consigo ver uma empresa investindo em IDE java com tanta coisa de qualidade no mercado :

http://www.go-java.com/blog/2007/09/19/1190214737933.html

Na verdade para a boa competição de mercado é bom que a IDEA continue sendo paga mesmo, senão vai ficar difícil a vida das outras IDEs.

Também não intendi mais nada, o binding com JSF e Swing funcionava rendondo no M10, agora no beta parou. wtf! :frowning:

Um coisa que ainda não arrumaram foi o “sessionbeans from entitybeans”.

Eu sou um Eclipse Guy a muito tempo, mas percebi que o suporte a JPA do NetBeans é muito melhor do que o do Eclipse.

Consegui até importar um projeto que eu estava fazendo com Eclipse par ao NetbEans sem muitos problemas.

Porém, agora eu cheguei num ponto meio chatinho, que pelo que vi foi motivo pra muita gente abandonar o NetBean 6

Eu tenho o Tomcat 6.0 instalado na máquina. Me parece que ele já vem com o Tomcat 6.0, é isso mesmo?

De qualquer forma se eu quiser usar o meu próprio tomcat, como faço? Porque ele reclama da falta do catalina.bat,
um script de inicialização. Alguém sabe como resolver isso?

Vou experimentar o NetBeans por uma ou 2 semanas, depois volto ao eclipse pra ver comqual eu vou continuar.

Ueh… ele vem com tomcat 6 mas pode registrar VARIOS tomcats… nao entendi…

vai em “Add new Server” e seleciona “Tomcat 6” ae ele pede seu diretorio… mas nada…

mas já aviso… o NetBeans 6 tah cheio de bugs chatos… se for usar… baixe sem o “build noturno”

[quote=chun]Pois eh… concordo com o Grinvon… na parte de nao ser lider prq nao eh Free…

Porem… acho que está mais que falido a ideia de vender IDE’s , nao importa quanto “melhor” elas possam ser…

E falando a verdade… hj o NetBeans e o Eclipse estão ótimos… o IDEA não é por exemplo 2 vezes melhor… ou 10 vezes melhor… entao… fica dificil justificar o investimento… fora a atualização disso tudo… plugins… etc…etc…

Nao consigo ver uma empresa investindo em IDE java com tanta coisa de qualidade no mercado :

http://www.go-java.com/blog/2007/09/19/1190214737933.html[/quote]

Eu concordo com você, com o Eclipse e o NetBeans nesse nível, não vejo porque usar o IntelliJIDEA (mesmo eu tendo a licensa para projetos OpenSource)

Na minha versão, a versão 6.0 não tem suporte à JPA, não tem suporte à Tomcat 6.0 e não tem suporte a quase nada. Tentei usar por um tempo e minha produtividade foi realmente baixa, visto que para achar os recursos eu tinha que garimpar no meio dos menus e tal.

Coisa que não acontece com o NetBeans, ou pelo menos acontece com uma frequencia menor. (E eu não conheço o NetBeans tb)

Me parece que para a versão 7M1 que saiu esses dias, o IntelliJIDEA promete muitas melhoras. Como suporte a JPA e tudo mais.

Só me pergunto se vale a pena. Pagar pra ver.

[quote=chun]Ueh… ele vem com tomcat 6 mas pode registrar VARIOS tomcats… nao entendi…

vai em “Add new Server” e seleciona “Tomcat 6” ae ele pede seu diretorio… mas nada…

mas já aviso… o NetBeans 6 tah cheio de bugs chatos… se for usar… baixe sem o “build noturno”
[/quote]

Pois é… teoricamente era pra ser isso. O que acontece é que a instalação do Tomcat 6 a partir do instalador que baixamos no site da apache não vem com os scripts necessários pro netbeans rodar.

Ou seja, a forma com que o netbeans inicia o Tomcat é fora do padrão. Ao inves de chamar pelo bootstrap.jar, ele chama um script chamado catalina.bat.

Olhando a estrutura do Tomcat que vem embutido na instalação do NetBeans, podemos perceber a presença desses scripts.
Então para quem puder, basta remover o tomcat antigo e passar a usar o tomcat do NetBeans, sem quase nenhuma alteração.

Mas quem não puder trocar a instalação do Tomcat, terá que tentar copiar os scripts pra ver se funciona.

Mas isso é um ponto a menos pro NetBeans, pois no Eclipse, basta indicar o CATALINA_HOME que já funciona.

dá uma olhada nessa url pra ver…

http://marcinfo.blogspot.com/2007/09/netbeans-60-beta-1-and-custom-tomcat.html

Eu estou sendo um pouco mais persistente do que ele… :wink: (Vamos ver o quanto eu aguento sem o eclipse antes da crise de abstinência)

Talvez quando vc for o dono da empresa, e tempo for dinheiro, produtividade for dinheiro, vc entenda porque tantas empresas “sérias” optaram por adotar o InteliJ como IDE padrão, mesmo se tem boas opções “grátis”.

Aqui não passo mais do qeu doi ou três dias sem ouvir alguém querendo matar a mãe dos desenvolvedores do Eclipse, e olha que a equipe é grande, e tem pessoas de todos os níveis, não são newbies que reclamam não, o Netbeans falta plugin pra um monte de coisa, muitas vezes não da pra adotar em todos projetos, num ambiente assim, é fácil se optar por soluções “pagas”.

Mas eu realmente acredito que o Netbeans está caminhando a passos largos pra sair da mediocridade que era até as versões anteriores a 5.5 .

Luiz… plugin para o que que falta ? (assim… comum no dia dia do desenvolvedor )

Talvez quando vc for o dono da empresa, e tempo for dinheiro, produtividade for dinheiro, vc entenda porque tantas empresas “sérias” optaram por adotar o InteliJ como IDE padrão, mesmo se tem boas opções “grátis”.

Aqui não passo mais do qeu doi ou três dias sem ouvir alguém querendo matar a mãe dos desenvolvedores do Eclipse, e olha que a equipe é grande, e tem pessoas de todos os níveis, não são newbies que reclamam não, o Netbeans falta plugin pra um monte de coisa, muitas vezes não da pra adotar em todos projetos, num ambiente assim, é fácil se optar por soluções “pagas”.

Mas eu realmente acredito que o Netbeans está caminhando a passos largos pra sair da mediocridade que era até as versões anteriores a 5.5 .
[/quote]

Luiz, Já sou dono de uma empresa e na minha empresa preciso de muita produtividade para poder faturar o que faturo.
Não entendi a parte em que você fala que eu vou entender porque tantas empresas “sérias” optaram por usar IDEA.

Você por acaso quis dizer que as empresas que não usam IDEA não são sérias?

Bom, pra falar a verdadeem todo meu tempo como profissional, desenvolvedor e empresário, nunca vi uma empresa que use IDEA.
Pelo contrário, 70% das empresas das quais tenho informações sobre as IDEs usam Eclipse, uns 20% usam JDeveloper ou JBuilder e uns 10% usam NetBeans.

Agora falando em desenvolvedores, bom você pode tirar por base a enquete acima ou mesmo procurar por mais enquetes na internet.

De qualquer forma não me tome por alguém que você conhece e não me tome pelo número de mensagens que postei no GUJ. Pelo menos não até me conhecer realmente.

Ontem mesmo eu comecei alguns testes em termos de IDEs e posso facil mente te dizer que alguns atalhos de teclado a mais não fazem do IDEA uma IDE melhor. Quando eu conseguir a licensa da versão 7.0 aí se estiver interessado te falo minha opinião.

[quote=feliperod]Não entendi a parte em que você fala que eu vou entender porque tantas empresas “sérias” optaram por usar IDEA.
Você por acaso quis dizer que as empresas que não usam IDEA não são sérias?[/quote]
Quis dizer que muitas vezes empresas (ruins ou má gerenciadas) compram ferramentas para solucionar problemas de processo, e que em outras vezes se tem uma imagem de que empresas que pagam por “serviços/ferramentas” que se tem gratuitamente por ai não tem um corpo de profissionais muito qualificado e tal, apenas isso.

[quote=feliperod]Bom, pra falar a verdadeem todo meu tempo como profissional, desenvolvedor e empresário, nunca vi uma empresa que use IDEA.
Pelo contrário, 70% das empresas das quais tenho informações sobre as IDEs usam Eclipse, uns 20% usam JDeveloper ou JBuilder e uns 10% usam NetBeans.[/quote]

[quote]More than 3000 companies, including more than 100 of the top Fortune 500 firms,
spanning over 70 countries, now put their trust in JetBrains. They represent such
diverse industries as finance & banking, automotive, biotechnology, enterprise
system software development, IT infrastructure manufactures, mobile handset
makers, fossil fuel & petroleum energy, and much more.

Fortune 100
American Express
Bank Of America
Cisco Systems
Citigroup
FORD
FREDDIE MAC/MERRIFIELD WHSE
Hewlett-Packard Company
GE Medical Systems
LockHeed Martin
Merrill Lynch
Northrop Grumman
Verizon
Walt Disney World
Wells Fargo Bank

Fortune 500
Agilent Technologies, Inc.
Allegheny Energy Supply
Conseco
DTE Energy
EMC
Fannie Mae
First Data Corporation
Humana
Morgan Stanley Capital
International S.A.
NIKE Inc.
Oracle
Raytheon Company
Sun Microsystems
Tribune Interactive
Xerox Corporation

…depoimentos de:
Alex Rojkov, JDBCPersistence
Ted Husted, Apache Struts
Bertrand Delacretaz, Apache Cocoon, FOP
Jason Carreira, OpenSymphony
Arjen Poutsma, XFire
Dirk-Willem van Gulik, President, Board of Directors, Apache Software Foundation
Eran Chinthaka, Apache Axis 2
Steve Loughran, Apache Ant, SmartFrog
Martin Marinschek, Apache Myfaces

…entre outros.
[/quote]

Não tenho nada contra nenhuma IDE, e nem fico fazendo apologia a nenhuma, só acho errado ficarem sempre colocando o IntelliJ como sendo o lado negro da força por ser um produto pago.

Felipe não sei pq vc ficou estressado, não lhe falei nada diretamente pra vc amigo, acho que vou erro de comunicação rs
Pode ficar tranquilo, não faço julgamento de ninguém aqui, muito menos pelos itens citados.

Vou ficar no aguardo, mas use por pelo menos 1 mês, não se consegue resultados bons com 5, 10 dias, eu mesmo sofri ai por um bocado de semanas pra perder todos os vícios do Eclispe e começar a render mesmo.

abraço!

Voce tá certo Luiz Acho que foi uma falha na comunicação mesmo.

Essa lista aí é basicamente formada por emrpesas do exterior, o que pode demonstrar como é pouco difundida a IDEA no Brazil. Talvez até mesmo por questão do custo.
O conceito de “pago” no Brasil é muito diferente do conceito do exterior.
Porém, independente do custo, pois como falei uso o IDEA esporadicamente em alguns projetos pessoais, mas como eu disse, na versão 6.0 eu senti MUITA falta de alguns recursos comuns em IDEs como NetBeans e Eclipse.

Mas sem dúvida, se formos comparar o IDEA com o NetBeans 5.0, eu prefiro o IDEA sem dúvida.

E como eu sou um cara muito eclético em relação à IDEs acho melhor deixarmos essa discussão de qual é melhor para uma outra Thread…

Abração Luiz e desculpa se soei estressado anteriormente.

Eu já estou usando o Netbeans 6 para projetos Ruby on Rails…

Agora queria começar a testa-lo com projetos em Java…

Tenho uma máquina boa, devo usar o pacote com todos os add-ons? ou baixar separado um para trabalhar com Ruby e outro para Java? O que seria mais produtivo?

Eu to com um outro problema no NetBeans.

A situação que ocorre é a seguinte:

Eu tenho uma classe e nessa classe em gero uma Exception mais ou menos dessa forma

thorws new RuntimeException(“String antiga na exception”);

Mas aí eu mudei a String para um nova String…

thorws new RuntimeException(“String Nova na exception”);

Mas aí eu faço um Clean e depois um Build, mas o resultado continua sendo a String antiga.

Eu olho o código fonte pelo Notepad e tá com a String nova, eu abro o .class com um Decompiler e tá com a String antiga.

É Bug mesmo ou tem algo que posso fazer pra resolver isso?

Pq se for Bug, é um Bug extremamente sério e pode complicar a vida do NetBeans até que seja resolvido.

Veja se nao existe dois arquivos com o MESMO NOME porem em pacotes destintos…

ex: jose.java em br/com/jose
e jose.java em br/com/maria

e os dois com a string “package” apontando para br.com.jose

ps: NetBeans 6 beta esta MUITO bugado… tah praticamente impossivel trabalhar com ele… hehehe vamos ter q esperar mais um pouco e comecar a baixar os builds noturnos…

Eu tenho uma classe só com esse nome.
Deve ser um bug mesmo.

O interessante foi que ontem essa alteração havia funcionado.

Putz… mas justo agora que eu migrei meu projeto pra lá. Terei que migrar de volta pro Eclipse então.

Vou tentar mais algumas alteraçãoes aqui.

Acho que vou escolher o compilador do Eclipse (Tem essa opção no netbeans) hahahaha

O Netbeans esta com problemas que a versão 5.5 não apresentava, principalmente no editor pra jsp e no faces-config.xml

Tipo: no jsp
<h:commandButton action="#{ClasseMapeada.todos}" não chama mais o mapeamento

sim… beta tem disso.

bem feliperod eu tava com esse mesmo pró. Só que depois q eu setei o diretorio do tomcat e fui em Tools|Servers e depois na aba Startup e selecionei
Use Custom Catalina Script e refenrenciei o executavel do tomcat “tomcat5” .