Netbeans / JSF2.0 - Perspectivas

Olá galera, mais uma vez eu falando de jsf =D.

E esse é maior um pouco, vou fazer uma comparação em relação a outras tecnologias. E uma polêmica tb ;D

atualmente tenho programado um pouco em Java, mas sempre procurei me especializar mais.

Porém os socios de minha empresa optaram pela produtividade no desenvolvimento e passamos a utilizar o Flex, por possuir um editor visual robusto. Isso no caso de Sistemas é lógico, não web sites…

Para isso usamos o php pra fazer a integração e acesso aos dados (métodos save, remove, update…)

Eu fico triste por isso, mas concordo plenamente com a produtividade das ferramentas da ADOBE e Microsoft.

Temos algumas ferramentas e frameworks bons para programação web com java… vemos ai o netbeans, jsf2.0, jpa, e richfaces ou primefaces (combinação perfeita)

Tudo isso do java é praticamente IGUAL ao que usamos no Flex, vejamos:
[list]temos os componentes visuais (mx) do Flex que poderíamos comparar ao richfaces e primefaces[/list]
[list]temos o frameworks de comunicação com o flex e php, e usar mvc (Swiz e Zend) que poderiamos comparar ao jsf e o próprio java[/list]
[list]e por fim temos a camada de persistência do php que seria o lumine (meio fraco em relação ao jpa) e no java temos o jpa[/list]

O Java poderia ser muito mais produtivo se as ferramentas proporcionassem mais recursos… por exemplo, não temos um editor visual (temos para versões antigas do netbeas e do jsf1.2 visual jsf).

Vejo muita gente dizendo… “qui nada, é fácil programar na mão, é só reutilizar” - concordo plenamente, porem quando falamos do ambiente organizacional temos equipes de desenvolvimento e a reutilização se torna mais dificil e a produtividade cada vez mais exigida… as pessoas que falam isso são aquelas que apenas estão estudando para aprender e não para desenvolver comercialmente trabalhando com uma equipe grande (eu falava dessa mesma forma).

Não tenho dificuldades em desenvolver NA MÃO usado Java, mas nem todo mundo é igual.

A grande vantagem dessas ferramentas ADOBE e Microssoft é no que se diz respeito à produtividade em relação a isso. Então, gostaria de saber de vocês quanto a perspectiva do netbeans (por ser o mais usado) em relação ao suporte a essa produtividade (mais especificamente editor visual para jsf).

[quote=remixlara]
A grande vantagem dessas ferramentas ADOBE e Microssoft é no que se diz respeito à produtividade em relação a isso. [/quote]

Concordo plenamente, e vejo vários projetos grandes organizacionais que procuram maior produtividade. Em um evento na Unicamp, vi vários alunos preferirem ao C# para desenvolvimento de aplicativos diversos do que ao Java, devido a produtividade, eles preferem sacrificar performance do que a produtividade. O que sinto falta no Java, não só no desenvolvimento web, é esta produtividade e facilidade para desenvolvimento. Será que isto está ligado ao tipo de licença, por exemplo a ADOBE e Microsoft cobram por praticamente tudo e no que elas veem de interessante… sei que no Java isso acontece mas não tanto quanto nas ferramentas/frameworks da Microsoft.
é esta minha humilde opinião de universitário ao tema…

Cara você está querendo comparar criação de interface Desktop com desenvolvimento de página Web. Páginas Web são bem mais trabalhosas, porque envolvem layout, sintonia de cores, analise de questão de tempo de carregamento, de arquivos a carregar, css, java script, compatibilidade entre browsers e etc.
Flex parece mais com Desktop, detalhes importantes para páginas web, podem ser até ignorados com RIA.

Mas para responder sua questão existe o VisualWebPack do netbeans.
JSF 2 veio com muitas facilidades e não aho dificil. O NetBeans quando vc criar um template facelet oferece um layout pronto. Acho que tem que se preocupar com layout, desenho da página e outras perfumarias é o webdesign.

Seria mais interessante comparar Flex, SilverLight e Javafx

Velho, eu n sei se vc conhece, mas tem o visual jsf. Tanto o primefaces quanto o richfaces são considerados RIA e poderiam ser adicionados a esse visual jsf
o problema é que o visual jsf é apenas para versão 6.5 do netbeans e para jsf 1.2
ai que tá… e realmente pra website eh complicado… mas eu estava me referindo a sistemas mesmo…
eu particulamente não tenho dificuldades com jsf n. a questão é que tem gente que se limita a aprender coisas novas e procuram a produtividade como desculpa para isso.
eh isso ai… tomara que o netbeans implemente algo assim… seria ótimo…

Estou em uma equipe desenvolvendo projeto com JSF 2 + Primefaces + Spring + Hibernate. Estamos ainda utilizando o Eclipse Helios que nem sequer tem um editor de código descente para isso, e não temos problemas de produtividade. Acho que o Java é tão produtivo quanto .Net sim. Não para aplicações desktop, mas para WEB o que se tem para Java é muito mais do que se tem para o .Net (Flex não conheço a ponto de fazer tal afirmação). Acho que se conhecerem melhor não terão problemas, e irão achar mais produtivo também.

Não concordo que o Netbeans é o mais utilizado, porém prefiro ele.
Concordo sim que ele é mais produtivo!

O que acontece com o software-livre é que demora para se ter os release compatíveis com as tecnologias atuais.
Por ex: o JSF2.0, poucos conjuntos de componentes tem suporte a ele, se não me engano dos mais conhecidos o PrimeFaces e o OpenFaces.
O eclipse ainda nem dá um suporte completo ao JSF2.0

Por isso que não temos uma produtividade maior, por falta de compatibilidade.
O NetBeans está se tornando uma IDE bem madura, com várias ferramentas que auxiliam no desenvolvimento, a exemplo a que converte teu banco em classes do Hibernate. (Tem o Hibernate Tools pra o Eclipse também, vem junto agora com o JBoss Tool).

Acho que é questão de tempo das IDEs para java serem tão produtivas quando o Visual Studio.

Achei muito interessante este tópico e resolvi opinar, eu concordo com o remixlara, sou programador java e atualmente faço tudo na unha, porem todos que eu vejo falar que o java é produtivo são desenvolvedores como eu, eu queria ver os desenvolvedores vestir o bonezinho do dono da empresa que tem uma folha de pagamento de R$ 20.000,00 de 8 desenvolvedores pleno em java que leva 1,5 ano para desenvolver um sisteminha sem vergonha de leilão com java + flex.

E todos dizem a produtividade é grande igual C# e outras linguagens que exploram os editores visuais, eu só aceito uma pessoa opinar que é igual se ela já desenvolveu profissionalmente em C#, Flex e outras linguagens, caso contrario não da para considerar porque é uma opinião pessoal sem embasamento nenhum, apenas porque não gosta de outra linguagem de programação.

Eu tenho especialização em analise e projeto orientado a objeto, mas antes disso programo orientado a salário, quem pode decidir que linguagem é melhor ou pior é o gerente de projeto que vai decidir o que ele vai priorizar; (custo, desempenho, segurança, documentação, tempo); ele não vai decidir o projeto porque existe uma guerra na empresa porque meia dúzia de desenvolvedores preferem java ou .net.

Não sei se já se atentaram, mas as linguagens de programação estão cada vez subindo de nível e isso é tendência, ou acha que se não tivesse subido de nível nos estaríamos desenvolvendo em java hoje, nos estariamos ainda no cobol, cliper, C, assembler. Estas linguagens ainda existem apenas subiram de nivel, estamos em um nivel acima e querendo ou não muita coisa o java já faz por nós, nem tudo é na unha.

Vamos fazer uma analise só de ferramentas RAD que estão no mercado que subiram o nível (Genexus, Maker, Unipaas, ScriptCase) são ferramentas que geram códigos e que sua política é se concentrar no negocio e não na escrita de código, isso é tendência e não tem nada que vai parar isso, e não fiquem achando que é o fim do mundo e que nunca você vai trabalhar com isso, pois se você começar a reparar nas tecnologias que você esta usando algumas delas já tem estas características mas com uma evidência menor, ou você acha que o Hibernate, Spring, os frameworks são o que?

São apenas nomes bonitos que agilizam sua vida, mas que não deixa evidente que são geradores de código, a partir do momento que existiu as ferramentas RAD como o visual basic e delphi as ferramentas de geração de código tornam vida e estão crescendo cada vez mais.

Bem, por fim, porque não criar um editor visual para o primefaces para agilizar o desenvolvimento dos layouts web e entregar nossos projetos mais rápidos e o dinheiro entra mais rápido e por conseqüência iniciamos mais projetos e ninguém e a software house cresce que é uma beleza e os funcionários mudam para cargos melhores porque a empresa esta crescendo e todo mundo ganha.

Ou vocês não gostam de dinheiro.