NetBeans (Linhas azuis)

Olá a todos,
o NetBeans, escreve códigos para nós para facilitar o desenvolvimento, por exemplo, quando estamos trabalhando em swing e arrastamos componentes para a tela, ele escreve todo o código de posicionamento, tamanho etc por trás.
Porém, esse código fica marcado de “azul”.
O que acontece é o seguinte, em alguns casos, eu deleto um botão e ele não remove o código. Daí eu tenho que ir no wordpad e remover na mão.

Daí me surgem 3 perguntas:

1. Como que eu faço para remover esse código dentro do NetBeans?
  2. Como que eu faço para escrever os meus códigos azuis?
  3. Como que eu faço para remover métodos que não estejam sendo utilizados, mas que estão em azul?

Pessoal, quem souber, vai matar um dos maiores enigmas do NetBeans, eheheh
obrigado

Olá amigo

Observe no canto direito inferior se tem uma bolinha vermelha se tiver o netbeans está com
problema para remover o codigo… Normalmente ele remove o código normalmente quando vc remove o botão

Para escreve va na paleta de propriedade e va em Code la tem as opçoes para vc escrever o
codigo na parte azul…

Na paleta propriedade tem outra opção eventes selecione ela
dai vai aparecer todos os eventos selecione o que vc inclui vai aparecer outra janela pedindo
se vc quer excluir ou incluir itens

qualquer duvida post que vamos tentar resolver
:wink:

nao tem enigma nenhum…

eu só axo q qdo criaram o Netbeans pensaram da seguinte forma: “codigo foi gerado pela palheta visual? entao pra retira-lo so pela palheta visual tb” rsrs…

eu sei q da pra vc mexer em todo codigo azul ae pela palheta… da uma olhada em uma aba “Code Generation”, q tem ae, e vai setando codigo em “Pos init Code”, “Pre init Code”, sei la nao lembro minha primeira IDE foi netbeans mas hoje em producao so uso Eclipse o.O

mas sei q da pra alterar todo esse codigo ai sim… via Visual Editor…

Hum, legal,
todas as dicas de vocs foram válidas.
Mas olha só, imagina se eu escrevesse um código como o mostrado abaixo:

/**
 * Serve como apenas um teste
 */
public int teste(int e, int u)    {
    int k =0;
    return e+u+k;
}    

e quizesse deixá-lo em “azul”, ou seja, impossibilitar de alguém alterá-lo, como deveria proceder?

Obrigado pessoal, acho q estas dúvidas vão ser úteis tb para outras pessoas que trabalham no NetBeans

Olá pessoal,

alguém tem alguma ideia sobre a dúvida acima?

Obrigado pela atenção

Olá pessoal,

imagina se eu escrevesse um código como o mostrado abaixo:

/**

• Serve como apenas um teste
    */
    public int teste(int e, int u) {
    int k =0;
    return e+u+k;
    }

e quizesse deixá-lo em “azul”, ou seja, impossibilitar de alguém alterá-lo, como deveria proceder? (igual o netbeans faz com o código que ele gera)

Obrigado pela atenção e desculpem insistir neste tópico novamente

Tive problemas qdo removi aquele código pelo wordpad!! Não era mais possível editar aquele form visuamente![color=darkblue] [/color]

Sei que o post já está morto, mas outras pessoas irão pesquisar, então vai a resposta:

é como o amigo lá em cima falou, o que é gráfico é grafico, e o que é codio é codigo, para deletar algo gerado no edito, você precisa utilizar o editor:

1 - Para remover eventos gerados pelo editor:
a) Clica com o botão direito no item que deseja remover o trecho de código.(se for um componente que não tem visualização, como o buttonGroup por exemplo você precisa clicar com o botão direito sobre ele no navegador de componentes do editor(canto inferior esquerdo)
b) vai na última opção propriedades
c) na parte de cima tem a aba “eventos” clica nela e veja qual(ais) os eventos que deseja modificar
d)clica na reticências ao lado e se abrirá a janela para adicionar, remover ou renomear o evento.

2 - Para editar o codigo de criação
a) Clica com o botão direito no item que deseja remover o trecho de código.(se for um componente que não tem visualização, como o buttonGroup por exemplo você precisa clicar com o botão direito sobre ele no navegador de componentes do editor(canto inferior esquerdo)
b) vai na penultima opção “personalizr código”.
c)então aparecerá um combobox ao lado de cada trecho da ciração e configuração das propriedade etc…
d)você seleciona no combo a opção personalizada e edita no textArea ao lado.