Netbeans - Não foi possível iniciar o midlet

3 respostas
D

Olá,

Fiz um webservice utilizando o netbeans, depois fiz um programa J2ME também pelo netbeans que acessa esse webservice.

No emulador funcionou ok, mas quando eu inicio esse programa (o funcionamento do programa é o seguinte, abre-se uma tela com um botão, clicando-se nesse botão o webservice é acessado) então, quando inicia o programa dá o seguinte erro

“Não foi possível iniciar o midlet java.lang.noClassDefFound”

Meu celular é um LG MG185, tem MIDP2.0 e CDLC 1.1

gostaria de saber o que pode ser essse erro! sugestões de como descobrir o que gera esse erro e que ‘classe está faltando’, se é que está faltando. E caso seja alguma classe faltando, como eu faço para colocá-la no celular.

OBS: netbeans 5.5 e só joguei os arquivos .jad e .jar

Qualquer ajuda é bem vinda
Obrigado.

3 Respostas

A

Boa Noite,

Acredito que o seu problema esteja relacionado com a versão do MIDP. O que acontece é que na última versão do WTK, vem com o MIDP 2.1. Eu utilizo o Eclipse… e tive que remover a dll do midp2.1 e adicionar a do 2.0. O meu programa também rodava no emulador mas não no cel.

Tinha mais uma coisa que pode ser este erro. mas fugiu da minha cabeça… se lembrar posto aqui… flw

D

Olá, creio que não seja isso, no netbeans dá pra escolher entre MIDP 1.0 , 2.0 e 2.1 e CDLC 1.0 e 1.1, já fiz o programa com todas as opções possíveis.

OBS: eu fiz programinhas normais, sem acesso a webservice, no estilo hello world e funcionou sem problemas, é quase certo que falta alguma classe (import) que é usado para o acesso ao webservice, mas o problema é saber qual é e também como contornar o problema.

Abraços.

andrespiBR:
Boa Noite,

Acredito que o seu problema esteja relacionado com a versão do MIDP. O que acontece é que na última versão do WTK, vem com o MIDP 2.1. Eu utilizo o Eclipse… e tive que remover a dll do midp2.1 e adicionar a do 2.0. O meu programa também rodava no emulador mas não no cel.

Tinha mais uma coisa que pode ser este erro. mas fugiu da minha cabeça… se lembrar posto aqui… flw

D

Alguém tem alguma dica?

Eu estou numa situação que eu nem sei o que procurar pra resolver esse problema, aliás, nem sei o que procurar para primeiramente ver se o problema tem solução!

Abraços

Criado 31 de outubro de 2007
Ultima resposta 2 de nov. de 2007
Respostas 3
Participantes 2