NetBeans vc IntelliJ

NetBeans:

IntelliJ:

Por que o código do form deles são tão diferentes?

E parece que o NetBeans facilita na hora de mexer no form.

O NetBeans tem um suporte muito legal para edição de interface gráfica em Swing. Funciona muito bem depois que você pega o jeito. Tinha para JavaFX tbm, mas foi descontinuado. Agora o Scene Builder é mantido por outro grupo. No IntelliJ nunca tive vontade nem de testar. No Eclipse é sofrido demais tbm. Swing não é uma tecnologia mantida atualizada. Está congelada há vários anos. O foco do Java não é app desktop, apesar de ser possível e viável desenvolver. Aprender a usar o Swing direito não é uma tarefa muito fácil, pois tem muita coisa que vc precisa entender o que está fazendo. Não é um RAD como o Delphi/Lazarus que vc arrasta tudo, liga com um monte de componentes e tem uma aplicação conversando com o banco de dados. O buraco é mais embaixo.

1 curtida

Mas se não é Java não tinha que ter um padrão no códigos do dois programas?

Se Java não é pra criar app desktop ele serve pra que?

Serve pra fazer praticamente o que vc quiser, o ecossistema é gigantesco e tem muita coisa implementada no JDK. O grande x da questão é o foco. O foco de Java é para servidor. Backend de todos os tipos e sabores que existem.

Mas por exemplo se criou um CRUD e haverá Backend. Para usa-lo terei que exportar pra um app executável, né?

Você está misturando as coisas… Existem diversos tipos de arquiteturas que você pode empregar para criar aplicações. Vai dar uma pesquisada primeiro o que significa cada coisa pra vc entender melhor. Para aprender a programar você não precisa conhecer esse jargão ainda, o ideal é aprender o básico primeiro e tirar toda essa mistureba que está na sua cabeça.

Faz meu curso, é “de grátis” :smiley:

1 curtida

Esses tipos de plicações seriam o que?

Vou fazer o curso. :grin:

Isso é o poder do Java. Uma coisa é Gui outra é o Java em si. Da mesma forma que não é justo comparar Java com Delphi e sim Java com Object Pascal, o mais correto seria o antigo JBuilder/Inprise vs Delphi, NetBeans é uma Gui/IDE bem como a IntelliJ é outra, se voce pretende programar em Desktop com Java, esqueça Swing, vá direto para JavaFX, é mais poderoso e moderno e acredite foi feito para Desktop/Mobile e tudo que é grafico, e se comparar Ele com aquela SDK Adroid Java, JavaFX deixa ele descadeirado assim como se comparar com Swing, uma programação muito mais limpa e elegante, e em breve teremos “OpenJDK Mobile” com JavaFX para Android e IOS, mas mesmo esses em fase de desenvolvimento se pode usar o JavaFX para mobile, e usando o mesmo codigo fonte, que rodará em 100% no desktop quanto nos celulares, raspberry e isso é muito bom. Sim Java fica ótimo em Desktop, principalmente em programação distribuida com metodos remotos, “não tenho porque reclamar”. As Guis que existem em Java em sua maioria não são tão focadas em RAD para Desktop para sistemas comercias, no entanto voce pode criar plugins nas Guis/IDEs existentes como NetBeans por exemplo que chegam bem perto dos especializados, mas isso é outro assunto.