Nicho desenvolvimento java

Bom dia!
Estou fazendo a carreira junior java do alura, pois pretendo desenvolver uma aplicação para celular, porém, não quero parar por aí, pretendo usar essa tecnologia para desenvolver sites com sistemas na minha região. Percebi que existe mercado.

Agora, uma dúvida. A linguagem java é conveniente para desenvolvimento de sistemas pequenos? Não entrei na parte de java para web mas fico pensando na questão do cliente precisar ter o jvm instalado, ativar etc. Não seria um inconveniente em relação ao php?

Qual é o maior ramos para desenvolvimento java hoje?

Sei que são muitas perguntas, mas pesquisei alguns tópicos e não encontrei nada tão específico.

Para WEB o lado do cliente não executa java, e sim HTML, CSS e afins, quanto a isso você não precisa se preocupar se o cliente possui ou não a JVM instalada em sua máquina.

Ah bcana! Obrigado pela contribuição JOnathan! Deve ser igual no php que é executado no servidor e é apenas apresentado pro cliente os resultados do processamento.

Cara, eu particularmente não acho legal a ideia de usar Java pra criar sistemas de pequeno porte.Para sistemas de pequeno porte aconselho linguagens como php, perl, python,ruby. . .
É a principal linguagem de desenvolvimento para mobile e uma das mais usadas para desenvolvimento Web

eu diria que depende. pra muito sistema de pequeno porte a gente pode dizer que um “Ruby on Rails” esta bom pois vc tem uma velocidade de desenvolvimento absurda e a performance é aceitavel sem mudar muitos defaults.

agora se a maioria do time domina Java, não tem motivo pra fazer em outra lingua a menos que queira experimentar ou mudar cultura (ex introduzir TDD).

se o sistema nasce pequeno e pode crescer ai cabe a reflexão. ainda acho que determinados frameworks como Django e Rails ainda oferecem produtividade maior com curva de aprendizado menor.

2 curtidas

Só usar Linux, que já vem com a JVM instalada.

Sim mano. Duas coisas legais que você complementou meu pensamento.
1 - Se a equipe dominar java, mete o java pra cima
2 - Se o sistema tem futuro em crescer, mete java pra cima

:smiley:

Obrigado pelas contribuições até agora colocadas aqui.
Minha preocupação maior era quanto a transparência do sistema web em java para meu usuário, o que foi esclarecido.
E pelo que percebi pelas respostas, o java parece ser bem mais verboso, com uma curva de aprendizagem maior etc…
Porém, como já cai de cara no java, acho que vou experimentar… Estou fazendo a carreira java junior, terminando, pretendo iniciar a carreira web junior.

aplicações web falam HTTP. de que transparencia vc esta falando?

Eu achava que o cliente teria que se preocupar em ter jvm instalada, ativada etc… essa era a minha preocupação com java web.

Lembro que a ideia no início era que clientes viriam com a jvm instalado de fábrica, não precisaria instalar nada, e o programador escreveria o programa uma vez e poderia rodar o mesmo código em pcs, TVs, geladeiras, etc.
Essa idéia da JVM como plataforma cliente não é mais popular hoje, e no servidor seu programa não precisa rodar em hardwares diferente, então “write once in Java, run anywhere” perdeu espaço para “write in any language, run on JVM”.

2 curtidas