Estou começando a estudar a API NIO, sem nenhuma necessidade especifica, apenas para ganhar conhecimento…e para conferir sua melhor performance em relação a java.io.
Porém no primeiro exemplo básico que fiz, fiquei decepcionado achei que a performance seria muito melhor que a mesma implementação com java.io.
O primeiro teste que fiz foi uma simples leitura (que quase todo sistema faz) de um arquivo texto de 500MB e a diferença de performance de uma implementação (NIO) e outra (java.io), não foi tão grande.
Pq?
Minha implementação esta com problemas?
O ganho de performance seria apenas para processos mais complexos, como leitura/escrita, acesso randomico, sockets thread-safe, etc ?
Em termos de performance, o FileChannel não é tão superior aos Streams. Acho que ele foi inserido principalmente para facilitar o trabalho com os sockets, além de dar mais uniformidade ao código.
Se seu objetivo é testar a performance, eu evitaria também usar um charsetDecoder e métodos como indexOf() no seu “microbenchmark”.
Claro, usando o FileChannel você ainda tem as vantagens dos Buffers, como poder escolher qual tipo de byte order (Little ou Big endian) você quer usar, o que pode ser útil em comunicações com aplicações não-java. Tem também os MemoryMappedFiles, que podem ser úteis para acessos não bloqueantes aos arquivos. Finalmente, tem ainda os métodos transferTo e transferFrom, que são meios bastante otimizados de copiar dados entre canais. Nesse caso, existe ganho de performance, mesmo no FileChannel.
No caso do Socket, você pode usar Selectors para, com menos threads, aumentar o throughput e a performance de sua aplicação. Foi o ponto do java.nio onde fiquei realmente impressionado, e onde as vantagens não mais perceptíveis.
Mas para ler ou gravar arquivos-texto normalmente não compensa; é melhor, nesse caso, usar um BufferedReader e modificar o tamanho do buffer, que é passado via parâmetro (por exemplo, em vez de usar os 8KB normais, usar um pouco mais).