No Brasil existe pós-graduação de tecnólogo na área de informática?

Um professor universitário me disse que aqui a parte da ?academia? que o mercado valoriza no Brasil é tratada como tecnicos e tecnologos.

Eu não quero fazer curso que não é valorizado pelo mercado brasileiro.

No Brasil existe pós-graduação de tecnólogo na área de informática?

Já está na faculdade ou qual curso pretende cursar?

Claro que existe pós-graduação.

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&rlz=1C1KTSY_enBR576BR576&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=pós%20graduação%20ti

O ensino superior tecnológico é superior, como qualquer outro. Você pode fazer especializações latu (pós) e strictu sensu (mestrado e doutorado) normalmente. Eu mesmo sou formado como Tecnólogo em Redes, tenho uma pós (em jogos) e um mestrado (em rec. de padrões e visão computacional) e hoje curso do doutorado (na parte de imagens médicas).

Só vai ser mais difícil estudar para a prova do POSCOMP, se for o caso, pois muitas das matérias do curso de ciência da computação você pode não ter visto.

Agora, se você quer saber se existe uma pós chamada “tecnólogo”, aí não. O curso de tecnologo é superior. Mas o que seu professor falou é besteira. Um curso de ciência, análise de sistemas ou engenharia de software é tão ou até mais valorizado que cursos técnicos e tecnologicos.

Concordo,com os amigos acima.
Você vai sofrer no POSCOMP para entrar em um mestrado e doutorado mais é normal todo mundo sofre mesmo.
Apesar de eu cursar Ciências da computação quando terminar vou ter que estudar as matérias novamente para o POSCOMP.
Para as empresas em geral tanto faz Graduação,Tecnólogo.
Eles querem alguém que possa resolver os problemas ou como o Vini citou uma vez "Os Bombeiros para apagar o fogo ".

[quote=assembler]Um professor universitário me disse que aqui a parte da ?academia? que o mercado valoriza no Brasil é tratada como tecnicos e tecnologos.

Eu não quero fazer curso que não é valorizado pelo mercado brasileiro.

No Brasil existe pós-graduação de tecnólogo na área de informática?[/quote]

O Brasil tem carência de mão de obra qualificada em praticamente todas as áreas.
Não sei qual o contexto da fala do professor, se ele estava se referindo em termos de volume (quantidade), ele estava falando da necessidade do mercado.

Senhor ViniGodoy, eu quero saber se existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamada de tecnólogo?

Senhor ViniGodoy, eu quero saber se existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamada de tecnólogo?
[/quote]

Como eu falei, não. Tecnólogo é o nome do título que se dá a um curso superior de graduação focada em mercado de trabalho, sem enfoque científico. Normalmente são cursos de 3 e, em alguns casos, 2 anos de duração.

Não existe.

Ainda tem os Técnicos de 1 ano =)

Mas nesse caso não é curso de nível superior. Curso técnico já não pode fazer nem especialização, nem mestrado ou doutorado.

Verdade rs.

assembler, qual curso está fazendo ou pretende cursar?

O seu professor é (mais) um desinformado

Mestrado profissional é uma alternativa.

[quote=ViniGodoy]O ensino superior tecnológico é superior, como qualquer outro. Você pode fazer especializações latu (pós) e strictu sensu (mestrado e doutorado) normalmente. Eu mesmo sou formado como Tecnólogo em Redes, tenho uma pós (em jogos) e um mestrado (em rec. de padrões e visão computacional) e hoje curso do doutorado (na parte de imagens médicas).
[/quote]
Desculpe a pergunta, mas por que fazer pós mestrado e doutorado em tres areas diferentes? Não quis fazer tudo na sua área preferida?

[quote=marcosalex][quote=ViniGodoy]O ensino superior tecnológico é superior, como qualquer outro. Você pode fazer especializações latu (pós) e strictu sensu (mestrado e doutorado) normalmente. Eu mesmo sou formado como Tecnólogo em Redes, tenho uma pós (em jogos) e um mestrado (em rec. de padrões e visão computacional) e hoje curso do doutorado (na parte de imagens médicas).
[/quote]
Desculpe a pergunta, mas por que fazer pós mestrado e doutorado em tres areas diferentes? Não quis fazer tudo na sua área preferida? [/quote]

Todas as coisas estão interligadas. O que acontece é que, quanto mais você se especializa, mais específico fica o curso. Sua graduação é abrangente. Uma especialização, provavelmente irá pegar um segmento menor do que você se graduou, e te dar uma visão ampla daquele segmento. Um mestrado, provavelmente vai pegar uma das suas disciplinas de interesse e especializar. E um doutorado, vai pegar uma das técnicas da sua disciplina, e você vai tentar expandi-la até que gere algo novo.

Veja meu exemplo:

  • Eu comecei fazendo um curso bem abrangente, que é o tecnólogo. Por mais que tenha enfase em redes, ele ainda foi um curso de graduação, e ainda vi muita coisa sobre informática geral.

  • Fui para uma pós em games (que é um segmento específico da área de informática), gostei muito de tudo, mas especialmente de computação gráfica e IA. Ainda é um tanto abrangente, pois vi um pouco de tudo o que se pode fazer na área de games (game design, ia, computação gráfica, engines, jogos para mobile, etc).

  • Peguei um mestrado que mistura essas duas áreas, que é justamente a de visão computacional. Meu trabalho foi usar o Kinect para identificar gestos do Libras. Você mistura com isso processamento de imagens (para segmentação) e aprendizagem de máquina (para o reconhecimento). Como eu gostei mais de CG, meu trabalho foi mais relacionado a CG do que IA em si.

  • Terminando o mestrado, surgiu a oportunidade de trabalhar com processamento de imagens médicas, que também é ligada a visão computacional. Porém, os dados passam a ser em 3D e agora é necessário também desenhar e reconstruir imagens. Meu trabalho é mais ligado a reconstrução de imagens, que é um dos itens de toda a área de computação gráfica.

Essa imagem aqui, não poderia estar mais certa:

Eu sei como funciona as especializações, mestrado e doutorado. Apenas não consegui visualizar o nexo entre elas na sua área de formação, mas agora foi explicado.

Senhor ViniGodoy, eu quero saber se existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamada de tecnólogo?
[/quote]

Como eu falei, não. Tecnólogo é o nome do título que se dá a um curso superior de graduação focada em mercado de trabalho, sem enfoque científico. Normalmente são cursos de 3 e, em alguns casos, 2 anos de duração.[/quote]

Senhor Vinigodoy, o senhor disse que não existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamada de tecnólogo, mas existe especialização, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que é curso de tecnólogo mesmo que não seja chamado de tecnólogo?

Imaginei, mas não custava explicar para os demais membros da discussão. :wink: