Node.js

comecei a ler sobre node.js e, em todo canto, vejo gente falar que este framework é ‘javascript server side’. até o momento, não achei nada que saísse dessa ‘tese’.

assim, pergunto se alguém aqui já desenhou/desenvolveu alguma solução que usa este framework. gostaria de saber como esta ‘pecinha’ se encaixa na arquitetura de um sistema web.

Eu ja usei nodejs para algumas coisas por aqui. Ele eh especialmente elegante quando seu sistema web eh baseado em JSON. Trabalhei com integracao com mysql e rabbitmq tambem e funcionou bem.

Fora isso nao posso dizer muito porque “arquitetura de um sistema web” no meu entendimento pode variar bastante.

sem contar que ainda não ficou claro pra mim se ter javascript no servidor torna desnecessário linguagem/framework/servidor para backend… estou tentando encaixar as peças…

:arrow: quem desenvolve em node.js precisa ter ‘servidor de aplicação’ ou algo do tipo?

:arrow: como fica o acesso à banco de dados?

[quote=pcassiano]sem contar que ainda não ficou claro pra mim se ter javascript no servidor torna desnecessário linguagem/framework/servidor para backend…
[/quote]
Bem, javascript eh uma linguagem, e frameworks ja existem (express sendo um dos mais popular no momento)

Nao. Basta um script com algumas linhas pra iniciar um servidor web, e ate agora desconheco qualquer tipo de “container” pra nodejs.

[quote=pcassiano]
:arrow: como fica o acesso à banco de dados?[/quote]
Ja tem biblioteca para acesso. Funciona como em qualquer outra linguagem.

apesar de o codinome do node ser [color=red]performance[/color], como seria configurar um load balance? ou algumas instâncias de vps, para lidar com ainda mais conexões simultâneas?

Voce pode tratar nodejs como um webserver qualquer. Load balancers em geral soh se interessam em protocolo (HTTP, nesse caso), nao a tecnologia que a implementa. A mesma coisa vale pra VPS: nodejs nao impoe nenhuma restricao de infraestrutura onde ele vai rodar. Basta escolher algo que atenda as necessidades da sua aplicacao.

O Node.JS está tão em alta não pelo fato de ele usar javascript como linguagem de implementação, mas sim por ele ser altamente escalavel e responder muitas requisições simultâneas com alta performance.

Diferente do Java, ele utiliza uma Thread só, mas esta Thread nunca é bloqueada, não existe sleep, delay ou método bloqueante, enquanto tem uma operação que lê um arquivo ou o banco a aplicação vai respondendo outras requisições.

Exemplo:
No Java o driver do Mysql RETORNA o resultado da busca

No Node, o driver, quando terminar a operação, invoca uma função que você definiu, passando o resultado como parâmetro

O node ainda não está em uma versão boa pra usar em produção posi é muito imaturo, mas ele já possui mecânismos de clusterização, coisa que muitos servidores de aplicação Java não tem

É uma plataforma que promete muito! Eu estou desenvolvendo uma aplicação com Node, e além da alta performance, a produtividade de desenvolver com javascript faz a diferença.

Galera, boa noite!
Ressuscitando o tópico, tenho uma dúvida.

Eu tenho um ERP em Java. Quero fazer um bate-papo com Node.js, já fiz alguns testes separados e tal.
Montei o client e o server do chat, usando websockets. Como eu faria pra integrar com o Erp agora?

Desde já agradeço!

Oi bglbruno, acho que essa dúvida está mais relacionada à sua implementação do ERP do que ao Node.js

Acredito que basta importar o javascript do client nas suas páginas do ERP e manter tanto o servidor do ERP quanto o Node, já que é impossível uni-los.

Tem razão gilbueno, encontrei a solução, foi a mesma que vc falou.
Basta deixar os dois servidores rodando, normal, e incorporar o código do client nas páginas!

Valeu!