Nokia vai comprar a Trolltech (criadora do QT, base do KDE)

Mais uma aquisição: Nokia irá comprar Trolltech para acelerar sua estratégia de software multi plataforma.

http://trolltech.com/company/newsroom/announcements/press.2008-01-28.4605718236

Mesmo que indiretamente, pode afetar a comunidade Java, uma vez que a Nokia pode passar a dar mais suporte ao QT do que à plataforma Java ME (na minha opinião)

considerando o lixão que é o javame hoje, isto não seria um problema …

O problema do Java ME (CLDC/MIDP) é que só serve pra joguinhos, por causa da compatibilidade com todos os dispositivos, eles são obrigados a nivelar por baixo, e não se tem como tirar proveito de recursos de UI de dispositivos mais avançados.
ai alguem vai lembrar de CDC/Personal Profile, que quase ninguem implementa, as VMs não são integradas com os dispositivos onde rodam por que são implementadas por uma terceira empresa (fora nos Nokia Series 80), da mais problema do que vantagem …

OK, aindatem a vantagem de rodar em qualquer dispositivo, mas o trabalho é tanto para isto ser possível que fica quase inviável, fora no caso dos jogos, pois nestes é possível ganhar com vendas em massa …

Ou seja, eu acho que seria bom os fabricantes darem uma dura no Java ME para ver se o negócio melhora :smiley:

J2ME eh um lixo mesmo…

e qual seria a “melhor” plataforma java pra cel/palm ?? SuperWabba ainda funfa?

jopss

Há alguns dados interessantes com relação a esta aquisição:

• É possível programar em Java usando QT

E com relação ao licenciamento, ou mudança no mesmo, aqui vêm algo ainda mais interessante: KDE Free QT Foundation

Cito:
“To fulfil the purpose of the Foundation, an agreement between Trolltech and the Foundation was made. This gives the Foundation the right to release Qt under a BSD-style license in case Trolltech doesn’t continue the development of the Qt Free Edition for any reason including, but not limited to, a buy-out of Trolltech, a merger or bankruptcy.”

Fonte:
http://www.kde.org/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php

O que me faz pensar: se ISTO ocorresse, teríamos um ganho tremendo não acham?

Não concordo que o Java ME seja um lixo. Não é tão ruim assim.

Pode se dizer que com ele não é possível tirar o máximo proveito dos dispositivos, mas existem aplicações bem interessantes.

O programa do Gmail pra celular é em Java ME. Se não fosse o Java ia ser como?

O programa oficial para acessar o Youtube é em Java ME.

Existem aplicações interessantíssimas feitas em Java como o WidSets feito pela própria Nokia.

Sem falar no Opera Mini. Que de longe é o programa mais util para o celular e é em Java ME.

Acho que falta um pouco de criatividade para quem programa em Java ME. Mas eu concordo que ele poderia ser melhor.

E quais são as outras opções para desenvolvimento para celular?
Python? C++?

todas estas aplicações não puderam utilizar o lcdui (unico set de widgets para Java ME), tiveram que implementar tudo usando canvas, ou seja da na mesma que fazer tudo do zero …

[quote=dlt]E quais são as outras opções para desenvolvimento para celular?
Python? C++?[/quote]
para rodar em qualquer celular o mesmo programa, o Java ME é a única opção, este é o único motivo para utilizar o Java ME ainda …
quando tu consegue uma plataforma alvo, por exemplo, preciso que rode em symbian, ai usa Python ou C++, mas se tu quiser que rode em qualquer celular, acho que Java ME é a única opção.

[quote=urubatan]todas estas aplicações não puderam utilizar o lcdui (unico set de widgets para Java ME), tiveram que implementar tudo usando canvas, ou seja da na mesma que fazer tudo do zero …
[/quote]

Eu fiz algumas aplicações usando o lcdui, e funcionou bem, na maioria dos aparelhos, mas em alguns modelos da Nokia e Motorola, houve problemas na scroll, outros não abrem a aplicação, e outros com alguns bugs mais malucos ainda…

Não sei se o problema é do J2ME e se é das marcas que não implementam bem, por exemplo nos Sony Ericsson, funcionou sempre bem, em todos modelos que testei, e todos os utilizadores ninguem com Sony Ericsson reclamou, e tenho um com 5.000 downloads, e as reclamações é sempre de Nokias e Motorolas.

Acho q é limitado, que se quiser fazer forms mais avançados realmente não dá, é voltado mais para coisas básicas, mas chega para a maioria das situações.

Será mesmo culpa do J2ME?

urubatan,

Tambem não concordo com o termo lixão, com certeza o Java ME possui limitações que poderiam ser melhor aproveitadas mas não vejo tanta vantagem por exemplo se formos olhar para o lado na famosa M$ que possui sua plataforma .Net Mobile.

Talvez tenhamos limitações e problemas de implementação dos próprio fabricantes, alguem consegue comparar o software de um Sony Ericsson com um Motorola ? imagino que não.

E com certeza a portabilidade pode não ser 100% mas já vi belos softwares desenvolvidos para campanhas de mobile mkt rodando muito bem em diversos aparelhos, imagine se não existise Java ME! Chegar para o cliente e falar hoje temos 15 marcas no mercado e preciso desenvolver 10 aplicação em linguagens diferentes para podermos lançar sua campanha com essa aplicação tão legal que criamo para você, acho que 50% da força que começa do Mobile Mkt estaria arruinado.

[]s

Vamos supor que a KDE Foundation atue e libere o Qt com licença BSD: o Qt + binds para Java seria uma alternativa extremamente viável para o desenvolvimento de aplicações desktop usando Java, pois do dia para a noite, simplesmente tornaria o SWT descartável.

Jà pararam para pensar nisto?

É realmente javame é lixao: http://br.mobile.yahoo.com/go

A linguagem tem lá suas pobrezas de ui sim, mas basta ser um cara legal, espertim pra brincar com canvas :slight_smile:

[quote=urubatan]considerando o lixão que é o javame hoje, isto não seria um problema …

O problema do Java ME (CLDC/MIDP) é que só serve pra joguinhos, por causa da compatibilidade com todos os dispositivos, eles são obrigados a nivelar por baixo, e não se tem como tirar proveito de recursos de UI de dispositivos mais avançados.
ai alguem vai lembrar de CDC/Personal Profile, que quase ninguem implementa, as VMs não são integradas com os dispositivos onde rodam por que são implementadas por uma terceira empresa (fora nos Nokia Series 80), da mais problema do que vantagem …

OK, aindatem a vantagem de rodar em qualquer dispositivo, mas o trabalho é tanto para isto ser possível que fica quase inviável, fora no caso dos jogos, pois nestes é possível ganhar com vendas em massa …

Ou seja, eu acho que seria bom os fabricantes darem uma dura no Java ME para ver se o negócio melhora :D[/quote]

Só acha JavaME lixão quem não sabe usar e não conhece frameworks adequados para cada coisa!