Nomes, são só nomes ou a sociedade tecnologica é dividida?

A um certo tempo que somos tachados pelos contratantes de grande ou pequenas instituições como:

• Analista de Administração da Informação
  • Analista de Banco de Dados
  • Analista de Web
  • Analista de Teste
  • Analista de Redes

mas, por exemplo temos também dentre essas:

• Web Developer
  • Web Front End
  • Web Designer
  • Web Full (que engloba as três anteriores, e ainda tem se bobear redes no meio)

e na maioria dos casos de contrações o contratante quer um Web Full, onde o mesmo “tenta” englobar todo as anteriores que em quase 99% ele não é bom em tudo e a sociedade tem muito desemprego pela unificação desses conhecimento.

O comportamento esperado de qualquer pessoa desempregada é pegar a primeira coisa que ele acha, e um constatação, temos que pagar o leitinho das crianças.

Pergunto:

• As empresas são despreparadas em contratar Pessoas que tem a habilidade com Tecnologia e/ou por causa do mercado de trabalho não querem contratar mais pessoas para dividir responsabilidades no seu setor de inteligência tecnológica?

• Porque somos tão mau remunerados, falta vigência de Leis mais efetivas e talvez até um órgão regulamentador na nossa área, especifico pra nossa área, igual acontece com médicos e engenheiros (assunto muito polêmica tem pessoas que acham que não deveria ter um órgão regulamentador, por isso restringiria a formatação de computadores, por exemplo)

As empresas contratam quem elas querem, quando querem, oferecendo o salário que querem. Esse é o princípio básico de funcionamento de uma empresa. Obviamente, existem exceções, como no caso de profissões com pisos salariais e etc.

Por que as ermpresas, em sua imensa maioria, ainda tem o pensamento de que TI e SI são custos, não investimentos.
Sobre leis, eu acredito que quanto menos o estado interferir, melhor.
Sobre órgão regulador: qual tua formação? Tem diploma? Esse é o primeiro passo para um órgão regulador. Afinal, ninguém passa na OAB sem ter cursado direito, não que não possa saber, só não poderá adbogar.
Não vejo a regulamentação como restrição para formatar computadores, vejo como mais um órgão querendo cobrar mensalidade/anuidade em prol de retornos nulos, como acontece com os sindicatos.
Porém, penso que deveria haver uma migração para os profissionais que hoje já atuam na área, mesmo sem formação ou formação distitna. Seria injusto ter que demitir um profissional desenvolvedor com 20 anos de experiência só por ter se formado em química e não TI.

Ah, ia me esquecendo do final.
Pois bem, analista X, Y-end, full-Z… São apenas variações sobre o mesmo tema. É o profissional que acaba apontando na direção que quer seguir e isso não está diretamente relacionado ao que a pessoa estudou ou vivenciou em parte de sua vida profissional.
Por exemplo, conheço uma pedagoga, pós graduada, que é excelente em análise de processos. Conheço um físico graduado que é excelente em arquitetura java.
Ou seja, no final das contas, o nome é uma referência padrão para identificar possíveis atribuições. Pode variar de empresa para empresa (já atuei como consultor, registrado na carteira, mesmo sendo dev…).
E, na prática, o nome da posição não interfere no fato de alguém saber e fazer mais ou menos do que deve.

1 curtida

Aqui se entrou em contradição, porque na área de TI também tem piso!

O estado já interfere: exemplo: sabia que não podemos mexer em cabos de informação, isso é um direito reservados as engenheiros.

Vejam pessoas, já somos imputados em muito.

Exato. Assim como não podemos operar, receitar medicamentos e etc. Existe a questão do exercicio ilegal de profissões e isso deve ser mantido (pensa um filósofo atendendo pacientes).
O que ocorre é que certas leis são fundamentais para a boa manutenção social.

Veja no ponto que eu quero chegar? isso não é um falso moralismo em nossa área? porque as pessoas da nossa área também não tem que ter um diploma, um curso técnico (ou cursos) que seja?

Eu acho que a liberdade na nossa área é libertinagem imensa.

Eu sei que a empresa contrata quem ela quer, tudo bem, mas, o debate é invadir um panorama que falta na nossa área que é Valorização.

Óbvio que sim.
Eu sou formado, analista de sistemas. Acho uma imensa falta de respeito com quem foi lá, estudou, ralou e conseguiu se formar.

1 curtida

Somos formados em bacharel em Sistemas de Informação e parecemos um bando de bobo no mundo corporativo …

Onde podemos melhorar?
O que poderiamos fazer?